Buscar

QUESTIONÁRIO 3 - EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO 3 - EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
1 “O acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais” – Tal afirmação configura-se em um dos princípios doutrinários do SUS conhecido como:
Alternativa: E - Universalidade
Comentário: Universalidade é o princípio doutrinário que garante a toda a população o acesso a todos os serviços independentemente de condição social, gênero e outras condições.
2 A 30ª Assembleia Mundial de Saúde, realizada pela OMS (1977), lançou o movimento Saúde para Todos no Ano 2000, o resultado desta conferência ficou conhecido como:
Alternativa: B - Declaração de Alma-Ata.
Comentário: A declaração de Alma-Ata foi um marco nas conferências internacionais em saúde, sendo base para todas as demais conferências que seguiriam posteriormente.
3 A base operacional da atual Unidade de Saúde da Família (USF) tem inúmeros princípios, com exceção de:
Alternativa: D - Centralização das ações.
Comentário: A unidade de Saúde da Família prevê ao contrário, ações descentralizadas, atendendo a à população em seu ambiente e proporcionando maior integração com a comunidade.
4 Após a Proclamação da República, estabeleceuse uma nova forma de organização jurídico-política, típica do estado capitalista, do qual pode se afirmar com exceção de:
Alternativa: A - As questões de saúde foram priorizadas.
Comentário: As questões de saúde não foram prioridade, pois essa nova organização do aparelho estatal assegurou apenas as condições formais da representação burguesa clássica, especialmente a adoção do voto direto promovida pelo sufrágio universal.
5 Avalie as assertivas, marque ( V ) para as verdadeiras e ( F ) para as falsas e indique a resposta Correta.
( ) A Carta de Ottawa foi um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde.
( ) No que diz respeito à atenção primária em saúde, não há dúvida da importância da Declaração de AlmaAta, foi a primeira que considerou o seguinte fato: se os países de fato investissem nesse eixo de atenção em saúde, muitos dos problemas e demandas de saúde da população poderiam ser minimizados.
( ) O Brasil teve um papel importante na conferência de Ottawa, representando os países em desenvolvimento da América do Sul e servindo como referência para as ações a serem desenvolvidas na região.
( ) Um dos pontos mais relevantes da Carta de Ottawa é a promoção da saúde, que é definida como uma maneira de proporcionar às populações as formas e meios necessários para que seja efetivado o processo de melhora de sua saúde.
Alternativa: B - V, V, F, V.
Comentário: O Brasil não participou da Conferência de Ottawa, a representação do continente americano ficou por conta dos EUA. A participação mais efetiva se deu dos países do continente Europeu.
6 Dentre os objetivos e atribuições do SUS destaca-se o que segue abaixo, com exceção de:
Alternativa: C -  
Elaborar e executar as ações direcionadas ao meio ambiente.
Comentário: O SUS e seus atores devem participar das ações voltadas ao meio ambiente, por se compreender que a saúde envolve indubitavelmente o ambiente que cerca o indivíduo, no entanto o planejamento e elaboração das ações deve ficar a cargo das agências de regulação ambiental ligadas sobretudo aos ministérios e secretarias do meio ambiente.
7 Faz parte de um amplo pacto de melhorias no atendimento aos usuários do SUS. Com a convocação de profissionais para atuar na Atenção Básica de municípios com maior vulnerabilidade social e doenças, o Governo Federal garante mais saúde para o brasileiro. A descrição refere-se a um programa de saúde do Brasil conhecido como:
Alternativa: A - Mais Médicos.
Comentário: A descrição refere-se ao Programa Mais Médicos, que visa encaminhar para áreas de maior vulnerabilidade profissionais médicos e outros profissionais a fim de dar suporte a comunidades mais carentes, mudando o cenário local.
8 No que diz respeito ao Sistema de Saúde no Brasil colônia, avalie as assertivas, marque ( V ) para as verdadeiras e ( F ) para as falsas e indique a resposta Correta.
( ) Em nosso processo de colonização não havia qualquer modelo de saúde, e isso não foi sequer
cogitado pelo governo de Portugal.
( ) A atenção à saúde limitavase aos próprios recursos da terra (plantas, ervas) e àqueles que, por conhecimentos empíricos (curandeiros), desenvolviam as suas habilidades na arte de curar.
( ) A vinda da família real ao Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária
mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro.
( ) Verificase que o interesse primordial estava limitado ao estabelecimento de um controle sanitário mínimo da capital do Império, tendência que se alongou por quase um século.
Alternativa: C -  V, V, V, V.
Comentário: Todas as afirmações são corretas e correspondem ao que era praticado e ao contexto político da época da colonização e vinda da família imperial ao Brasil.
10 O regime autoritário do golpe militar de 1964 trouxe como consequência imediata para as políticas de saúde no Brasil um total esvaziamento da participação da sociedade nos rumos da Previdência.
De outro lado, também provocou uma centralização crescente da autoridade decisória, marcada pela criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), resultado da fusão dos vários IAPs, em 1966 (OLIVEIRA; TEIXEIRA, 1985). A fase do Milagre Brasileiro ocorreu entre os anos de:
Alternativa: C -  1968-1974.
Comentário: As políticas de saúde do primeiro período da Ditadura, que compreendeu a fase do “milagre brasileiro” – entre 1968 e 1974, foram caracterizadas por uma síntese, produto de reorganizações setoriais do sanitarismo campanhista do início do século e do modelo de atenção médica previdenciária do período populista (LUZ, 1991).

Mais conteúdos dessa disciplina