Buscar

O PEDAGOGO DOCENTE E O ENSINO DE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O PEDAGOGO DOCENTE E O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
João Francisco Lopes de LIMA1
O autor ressalta juntamente com outros autores citados que o ensino da arte nas escolas deve manter a finalidade de educação escolar, pois a arte possui o objetivo de ponderar o papel do indivíduo enquanto cidadão e transmissor de conhecimentos, contribuindo com o processo de socialização do aluno na sociedade em que vive. O ensino de Arte abrange diferentes linguagens: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, conforme determina o artigo segundo da Lei Federal 13.278/16, que legisla sobre o tema (BRASIL, 2016). Como sabemos, essa é uma atividade complexa e costuma gerar dificuldades práticas mesmo para os pedagogos docentes mais experientes. 
Nesse contexto, este estudo pretende sistematizar uma contribuição teórico-prática para o ensino de Arte, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como foco a atuação do pedagogo docente nesses níveis de ensino.
O curso de Pedagogia abrange dois campos de atuação profissional. “Forma o pedagogo docente”, habilitando-o para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e, também, o “pedagogo especialista”, para as funções de planejamento e de gestão educacional, nos espaços escolares ou não (LIBÂNEO, 2001).
Os cursos de licenciatura, diz Gatti, concentram-se “[...] nos fundamentos educacionais, [em] proposições genéricas que passam ao largo de oferecer uma formação mais sólida.” Costumeiramente, diz a autora, mobilizam de maneira dissociada “a formação na área específica” e a formação “dos conhecimentos pedagógicos”, além de darem pouca atenção efetiva “às práticas profissionais docentes” (GATTI, 2014, p. 39).
A prática da arte pode ser introduzida de forma consciente desde muito cedo nas escolas de Educação Infantil e escolas de ensino fundamental nas series iniciais em diante. Suas várias modalidades podem auxiliar professores a ensinar com mais ludicidade e abrir a cabeça de crianças e adolescentes para um novo universo. Para tanto, é necessário que profissionais de ensino, bem como psicólogos, assistentes sociais e demais interessados saibam conceitos e técnicas de como aplicar a arte na educação com eficiência.
A Pedagogia precisa ser entendida no campo da teoria pedagógica e não apenas como teoria da educação. Isso é necessário, diz Saviani, pois a pedagogia, enquanto teoria pedagógica, “[...] se estrutura a partir e em função da prática educativa [...]” (SAVIANI, 2008, p. 12),
Na fase da educação infantil as atividades artísticas contribuem com ricas oportunidades para seu desenvolvimento, uma vez que põem ao seu alcance diversos tipos de materiais para manipulação, além da arte espontânea que surge em brincadeiras ou a partir de uma proposta mais direcionada.
O lúdico, o teatro, a dança, a pintura, o desenho, a criatividade, o conto de fadas, fazem parte de um momento em que as crianças se expressam, comunicam e transformam a vida na relação com a arte, ou seja, somos potencialmente criadores, possuímos linguagens, fazemos cultura.
As diversas modalidades de arte contribuem para a formação do indivíduo. Elas melhoram, por exemplo, a cognição, fortalece laços e renova a autoestima, fatos que elevam essa prática a outro nível de desenvolvimento da criança: como o de instrumento benéfico para a saúde. Assim, enxerga-se que a presença da arte é importante para que as pessoas conheçam sua origem, história e também façam valer sua subjetividade. Isto é, aproveitem o poder que ela tem sobre seus sentimentos, sensações e expressões.
É essencial que a exposição da arte na educação seja feita de modo completo. Os professores podem inserir teatro, cinema, música, dança, fotografia, entre outras variações para agregar ao conhecimento. Vale saber que esse ensino pode ser realizado, inclusive, de forma multidisciplinar (reunindo inúmeras modalidades em uma mesma atividade).
A criança da educação infantil explora bastante os sentidos, pois se encontra na fase do concreto, fazendo com que suas experiências sejam enriquecidas. Como neste período, suas habilidades são estimuladas, facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois são desenvolvidas a percepção e a imaginação, o que facilita a compreensão das diferentes áreas do conhecimento.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) esclarecem que essa proposta curricular deve garantir experiências que explorem o conhecimento de si próprio e do mundo, ao qual estão inseridos, por meio de experiências corporais, sensoriais e expressivas, respeitando o ritmo de cada criança, permitindo brincadeiras que oportunizem o aprofundamento nas diferentes linguagens, sendo elas, verbal, artística, musical e dramática. Dessa maneira, cabe às instituições de Educação Infantil elaborar propostas que integrem essas vivências.
Neste contexto, ensinar arte em conjunto com os modos de aprendizagem do aluno, significa não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias.
Artes visuais, dança, teatro e música devem ser abordados no ensino dessa disciplina, que se baseia na reflexão, na apreciação e na produção. Foi-se o tempo em que a aula de Arte só tinha ênfase nas artes plásticas e se resumia a desenhos e pinturas.
Conforme, os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música. ... "Assim como na prática artística há um pensar fazendo e um fazer pensando, quando ensinamos, a ação mobiliza para a reflexão e a reflexão transforma a ação”. Então podemos trabalhar as formas de expressão utilizando a arte em sala de aula.
Também podemos destaca cinco tipos de linguagens nas artes visuais que são utilizadas com as crianças no cotidiano escolar que são elas: desenho, pintura, modelagem, recorte/colagem e mídia (informática).
Referencias:
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEB, 2010.
BRASIL. Lei nº 13.278, de 02 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, 2016.
BRASIL. Lei nº 13.278, de 02 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, 2016.
GATTI, B. A. A formação de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, jan/fev, 2014.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Editora da UFPR.
SAVIANI, D. Pedagogias contra hegemônicas no Brasil. Ideação, Foz do Iguaçu, v. 10, n.2, p. 11-28, 2008.
 
O PEDAGOGO DOCENTE E O ENSINO DE
 
ARTE NA EDUCAÇÃO 
INFANTIL E NOS
 
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
 
João Francisco Lopes de LIMA1
 
O autor ressalta 
juntamente
 
com outros autores citados que 
o 
ensino da arte nas escolas 
deve manter a finalidade de educação 
escolar, pois a arte possui o objetivo de ponderar o papel 
do indivíduo enquanto cidadão e transmissor de conhecimentos, contribuindo com o processo de 
socialização do aluno na sociedade em que vive.
 
O ensino de Arte abrange diferentes 
linguagens: Artes Visuais
, Música
,
 
Teatro
 
e
 
Dança
, conforme determina o artigo segundo da Lei 
Federal 13.278/16, que legisla sobre o
 
tema (BRASIL, 2016). Como sabemos, essa é 
uma 
atividade complexa e costuma gerar
 
dificuldades práticas mesmo para os pedagogos docentes 
mais experientes. 
 
Nesse contexto,
 
este estudo pretende sistematizar uma contribuição teórico
-
prática para o ensino de Arte, na
 
Educação Infantil e nos anos inicia
is do Ensino 
Fundamental, tendo como foco a atuaçãodo pedagogo docente nesses níveis de ensino.
 
O
 
curso
 
de
 
Pedagogia
 
abrange
 
dois campos de
 
atuação
 
profissional. 
“Forma 
o
 
pe
dagogo
 
docente”, habilitando
-
o
 
para
 
atuar
 
na
 
Educação
 
Infantil e
 
nos
 
anos
 
iniciais
 
do
 
Ensino Fundamental, e, também, o “pedagogo especialista”, para as funções 
de
 
planejamento
 
e
 
de
 
gestão
 
educacional,
 
nos
 
espaços
 
escolares
 
ou
 
não
 
(LIBÂNE
O
,
 
2001).
 
Os cu
rsos de licenciatura, 
diz Gatti, concentram
-
se “[...] nos fundamentos 
educacion
ais, [em] proposições genéricas 
que passam ao largo de oferecer uma 
formação mais 
sólida.” Cos
tumeiramente, diz a 
autora, mobilizam de maneira 
dissociada “a formação na área esp
ecífica” e a formação “dos 
conhecimentos 
pedagógicos”, além de darem pou
ca atenção efetiva “às práticas 
profissionais docentes” 
(GATTI, 2014, p. 39).
 
A
 
prática 
da 
arte
 
pode ser introduzida de forma conscie
nte desde muito cedo nas 
escolas de 
Educação
 
Infantil
 
e escolas
 
de ensino fundament
al nas series iniciais em 
diante
. Suas várias modalidades podem 
auxiliar professores a ensinar com mais 
ludicidade e abrir a cabeça de crianças e adolescentes para um novo universo. Para 
tanto, é necessário que profissionais de ensino, bem como psicólogos, assistentes sociais 
e demais interessados saibam conceitos e té
cnicas de como aplicar a arte na educação 
com eficiência.
 
 
O PEDAGOGO DOCENTE E O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO 
INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
 
João Francisco Lopes de LIMA1 
O autor ressalta juntamente com outros autores citados que o ensino da arte nas escolas 
deve manter a finalidade de educação escolar, pois a arte possui o objetivo de ponderar o papel 
do indivíduo enquanto cidadão e transmissor de conhecimentos, contribuindo com o processo de 
socialização do aluno na sociedade em que vive. O ensino de Arte abrange diferentes 
linguagens: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, conforme determina o artigo segundo da Lei 
Federal 13.278/16, que legisla sobre o tema (BRASIL, 2016). Como sabemos, essa é uma 
atividade complexa e costuma gerar dificuldades práticas mesmo para os pedagogos docentes 
mais experientes. 
Nesse contexto, este estudo pretende sistematizar uma contribuição teórico-
prática para o ensino de Arte, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino 
Fundamental, tendo como foco a atuação do pedagogo docente nesses níveis de ensino. 
O curso de Pedagogia abrange dois campos de atuação profissional. “Forma o 
pedagogo docente”, habilitando-o para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do 
Ensino Fundamental, e, também, o “pedagogo especialista”, para as funções de 
planejamento e de gestão educacional, nos espaços escolares ou não (LIBÂNEO, 2001). 
Os cursos de licenciatura, diz Gatti, concentram-se “[...] nos fundamentos 
educacionais, [em] proposições genéricas que passam ao largo de oferecer uma 
formação mais sólida.” Costumeiramente, diz a autora, mobilizam de maneira 
dissociada “a formação na área específica” e a formação “dos conhecimentos 
pedagógicos”, além de darem pouca atenção efetiva “às práticas profissionais docentes” 
(GATTI, 2014, p. 39). 
A prática da arte pode ser introduzida de forma consciente desde muito cedo nas 
escolas de Educação Infantil e escolas de ensino fundamental nas series iniciais em 
diante. Suas várias modalidades podem auxiliar professores a ensinar com mais 
ludicidade e abrir a cabeça de crianças e adolescentes para um novo universo. Para 
tanto, é necessário que profissionais de ensino, bem como psicólogos, assistentes sociais 
e demais interessados saibam conceitos e técnicas de como aplicar a arte na educação 
com eficiência.

Outros materiais