Buscar

Teste conhecimento historia

Prévia do material em texto

Teste conhecimento historia 
	
	1.
		 O domínio da escrita representou muito para a sistematização da memória, facilitando a preservação das realizações do passado e, consequentemente, contribuindo para a difusão dos significados dos feitos humanos, como ocorreu na Grécia. Assinale a alternativa que cotenha o nome de dois importantes pensadores, considerados os pioneiros, que contribuíram para a escrita grega e que deixaram um importante legado cultural para a civilização ocidental: 
	
	Errado
	
	Heródoto e Platão
	
	
	Heródoto e Aristóteles
	Errado
	
	Heródoto e Tucídedes
	
	
	Tucídedes e Platão
	
	
	Tucídedes e Sócrates
	
Explicação:
Heródoto e Tucídedes elaboraram suas narrativas em um contexto em que os contos épicos e míticos estavam fortemente presentes no cotidiano, fazendo parte da educação e da formação moral dos cidadãos gregos e costumavam ser tratados como verdadeiros. Essas narrativas se distinguiam do texto histórico na medida em que não procuravam datar os eventos narrados nem mesmo se preocupavam com a comprovação de seu relato. Além disso, tradicionalmente, grande parte das narrativas épica e mítica era passada de geração para geração por meio do relato oral. Heródoto e Tucídedes, por sua vez, buscaram estabelecer uma cronologia mais definida para os seus relatos.
	
	 
	
	
	2.
	
		 A educação ateniense propiciou o surgimento e o desenvolvimento da Filosofia, que pode ser dividida em três fases: Período Pré-socrático, Período Socrático, Período Helenístico. A partir das fases mencionadas, assinale a alternativa que apresente a sequencia correta dos momentos históricos de cada fase do desenvolvimento da Filosofia. - A reflexão residia sobre o homem. Este foi o momento em os filósofos clássicos estudados se destacaram. - Buscava-se explicar as questões da natureza e a origem do mundo. - A Filosofia ficou marcada pela visão cristã e por soluções individuais em detrimento do coletivo.   
	
	
	
	Período Socrático,Período Helenístico, Período Pré-socrático.
	
	
	Período Pré-socrático, Período Helenístico, Período Socrático.
	
	
	Período Pré-socrático, Período Socrático, Período Helenístico.
	Certo
	
	Período Socrático, Período Pré-socrático, Período Helenístico
	
	
	Período Helenístico, Período Socrático, Período Pré-socrático.
	
Explicação:
Período Socrático, Período Pré-socrático, Período Helenístico. Essa é a sequencia correta dos acontecimentos de cada fase conforme aparecem no enunciado
	
	 
	
	
	3.
	
		 Leia as opções abaixo. Selecione apenas as que forem corretas: I - O Renascimento foi um terreno fértil para que se discutisse a condição humana. II - As mudanças no modo de vida da população, a substituição progressiva do sistema feudal pela centralização política, a recuperação e dinamização do comércio trouxeram novos questionamentos ao indivíduo moderno. III - Os questionamentos do homem moderno passavam pela questão da natureza humana de fato e, sendo ela estabelecida, qual seria o papel do Estado no seu controle.   A única opção correta é: 
	
	Errado
	
	Todas as opções estão corretas
	
	
	Somente a opção I está correta
	
	
	Somente a opção III está correta
	Errado
	
	Somente as opções II e III estão corretas
	
	
	Somente a opção II está correta
	
Explicação:
Todas as opções apresentam afirmações corretas sobre o Renascimento.
	
	 
	
	
	4.
	
		 A respeito da influência da Igreja Católica na educação medieval, analise as afirmações a seguir: I - A Igreja, por meio de seus membros, transmitiu uma mistura das culturas antigas (greco-romana) cristianizadas. Sua pregação era levada às praças, para o cotidiano dos reis, para todos que ouviam a Igreja, fazendo com que a Educação fosse difundida por meios não formais. II - No entanto, sua estrutura de manutenção era formal, organizada em centros de formação desses clérigos. 
	
	Errado
	
	A afirmação II está correta e complementa a afirmação I.
    
	Errado
	
	A afirmação I está errada e a II está correta.
    
	
	
	A afirmação II está correta, mas não se relaciona com a afirmação I.
    
 
	
	
	A afirmação II está errada e a I está correta.
    
	
	
	A afirmação I está correta mas não se relaciona com a afirmação II.
	
Explicação:
As duas afirmações estão corretas e se relacionam entre si
	
	 
	
	
	5.
	
		 A década de 1920 ficou conhecida, no campo educacional, como a década das reformas educacionais. Naquele momento, ocorreram intensos debates envolvendo diferentes propostas para pensar a Educação e a organização do sistema escolar. Uma dessas propostas trazia consigo os ideais da chamada Escola Nova. São propostas do escolanovismo: I -O professor é visto como o único sujeito ativo no processo de aprendizagem. 
II-  Cabia  ao professor a transmissão do conhecimento, sem a necessidade de valorizar os interesses dos alunos.
III-  A defesa de uma escola pública, laica, universal e gratuita.
IV- Defesa de uma Educação para todos e não apenas para a elite.
  
	
	Certo
	
	III e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	 II, III e IV
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
Explicação:
Os escolanovistas enxergavam os alunos como sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Ao professor, cabia valorizar esses sujeitos em todas suas potencialidades, despertando curiosidade e interesses. Outra bandeira muito importante levantada pelos defensores da Escola Nova era a defesa de uma escola pública, laica, universal e gratuita. Acreditava-se que apenas dessa forma seria possível viver em uma sociedade mais justa e igualitária: Educação para todos e não apenas para a elite.
	
	 
	
	
	6.
	
		 Acerca da Reforma Pombalina, podemos afirmar que: I -  O marquês de Pombal procurou industrializar Portugal, decretando altos impostos sobre os produtos importados II - Pombal rreformou a instrução pública e fundou várias academia III - Expulsou os jesuítas de Portugal e de seus domínios. Assinale a única opção correta: 
	
	
	
	I e II  estão corretas.
	
	
	I e III estão corretas.
	Errado
	
	Apenas a III está correta.
	
	
	II e III estão corretas.
	Errado
	
	I, II e III estão corretas.
	
Explicação:
Pombal procurou industrializar Portugal, decretando altos impostos sobre os produtos importados. Fundou a Companhia dos Vinhos do Douro, que monopolizou a comercialização dos vinhos em Portugal, prejudicando a nobreza que produzia vinhos em suas quintas. Incentivou a produção agrícola e a construção naval. Reformou a instrução pública e fundou várias academias. Confiou a reorganização do Exército português ao conde de Schaumburg-Lippe, militar alemão. Acabou com a distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos. Entretanto, o exemplo mais conhecido de suas ações reformadoras é a expulsão dos jesuítas de Portugal e de seus domínios.
	
	 
	
	
	7.
	
		 A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS tem como objetivo traçar o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações. Para isso esta Declaração possui alguns fundamentos, que são: I - o ensino e da educação são ferramentas capazes de promover o respeito aos direitos estabelecidos na Declaração. II - os direitos e as liberdades precisam ser adotados pelos governos nacionais como forma de medidas progressivas para assegurar o  reconhecimento e a observância universal  dos direitos humanos. III - ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.  Assinale a única opção correta: 
	
	
	
	I e III estão corretas
	Certo
	
	I, II e III estão corretas
	
	
	I e II estão corretas
	
	
	Apenas a I está correta.
	
	
	II e III estão corretas
	
Explicação:
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, afirma que todos os seres humanos nascem livres e  iguais em dignidade e direitos.  Todo ser humano tem capacidade paragozar os direitos e as liberdades estabelecidos na  Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição e que não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.
	
	 
	
	
	8.
	
		 No Brasil a influência do Positivismo de Comte pode ser percebido no(a): I - início da República e na década de 70, com a escola tecnicista. II -  elaboração da constituição de 1891. III - elaboração do texto constitucional de 1996. A única opção correta é: 
	
	Errado
	
	I e II estão corretas
	
	
	II e II estão corretas
	
	
	I, II e III  estão corretas
	Errado
	
	Apenas a I está correta
	
	
	I e III estão corretas
	
Explicação:
No Brasil esta influência aparece no início da República e na década de 70, com a escola tecnicista. Foi muito divulgado por intermédio do Apostolado Positivista que se incorporou ao movimento pela proclamação da república e da elaboração da constituição de 1891. O movimento republicano apoiou-se em idéias positivistas para formular sua ideologia da ordem e do progresso, graças particularmente à atuação de Benjamim Constant (1836-1891).
	
	 
	
	
	9.
	
		 Com relação à Lei 5692/71 e às concepções pedagógicas, julgue os próximos itens.
I - Os pressupostos da antiga Lei n.º 5.692/1971 foram formulados com base na concepção liberal tecnicista.
II - A lei nº5692/71 modificou a estrutura de ensino do país, na qual o curso primário e o antigo
ginásio se tornaram um só curso de 1º grau. 
II - Foi uma lei promulgada no contexto da ditadura
civil-militar e que trouxe permanências e mudanças nas concepções de educação que vinham se desenhando no período.  Assinale a única alternativa correta:
  
	
	Errado
	
	I, II e III estão corretas
	
	
	I e III estão corretas
	Errado
	
	Apenas a I está correta
	
	
	I e II estão corretas
	
	
	II e III estão corretas
	
Explicação:
A lei nº5692/71 modificou a estrutura de ensino do país, na qual o curso primário e o antigo
ginásio se tornaram um só curso de 1º grau. Foi uma lei promulgada no contexto da ditadura
civil-militar e que trouxe permanências e mudanças nas concepções de educação que vinham
se desenhando no período. 
	
	 
	
	
	10.
	
		 Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: DETRAN-RO Prova: IDECAN - 2014 - DETRAN-RO - Pedagogo
Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em "escola pública universal e gratuita", marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação. ( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação. ( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais. ( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação. ( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas. A sequência está correta em: 
	
	
	
	F, V, V, F, V.
	Errado
	
	V, V, F, V, F.
	
	
	V, V, V, F, F.
	Errado
	
	V, F, F, V, V.
	
	
	F, V, V, V, F.
	
Explicação:
A escola pública feita por Anísio Teixeira tinha como objetivo a democracia e a consciência da emancipação política de modo a se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação. Anísio também entendia ser a  escola primária  o fundamento, a base da educação de toda a nação.

Continue navegando