Buscar

PROVA DISCURSIVA CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Conflitos e Negociação - Avaliação Discursiva - Tentativa 1 de 1
ATENÇÃO!
Para responder a avaliação discursiva, seu texto deverá estar fundamentando de acordo com o que foi estudado na disciplina e estruturado de forma que apresente uma introdução, argumentos e justificativa.
É comum usarmos ideias de outros autores para a argumentação da resposta (chamamos isso de citação), mas você só pode fazer isso em 20% do texto total e deve apresentar de onde copiou o trecho. Assim, você deve escrever a referência com o nome do autor e livro, link da internet ou outro material (seja por mídia escrita, áudio ou vídeo) que tenha usado.
Não são permitidas cópias do material didático nem de outras mídias que não atendam essas regras, sob pena de anulação integral da resposta.
Leia atentamente ao que está sendo pedido na questão e siga as instruções para elaborar e entregar uma boa resposta!
Bons estudos!
Questão:
Vendo o meu carro usado no particular ou dou de entrada na loja? Essa é uma decisão que muitos motoristas tem que tomar quando decidem trocar o veículo, o dilema, quase que sempre é; Qual é a melhor forma para negociar o carro atual, concessionária, vendedor particular ou por conta própria? A dúvida é bastante pertinente, afinal, qualquer vantagem financeira pode ser significativa. Claro que um dos principais objetivos é o dinheiro que será obtido, e fazer um bom negócio é o primeiro passo para isso. No entanto, outros fatores que envolvem a venda do carro usado, como a segurança e a parte burocrática, precisam ser levados em conta. 
Disponível em: https://www.minutoseguros.com.br/blog/venda-de-carro-usado-entrada-na-concessionaria-ou-vender-particular/ acesso em 20/02/2020 (adaptado).
Agora, veja só esta história:
“O Sr. Waldemar, motorista aposentado acaba de decidir realizar o seu sonho que é possuir um carro automático e por tanto decidiu ir até uma concessionaria da marca de seu carro atual para fazer um orçamento. Ficou pasmo quando o vendedor depreciou seu seminovo em 23% a menos do que o preço médio de mercado. Depois de muita conversa e alguns cafés, um desconto no carro novo e algumas promessas como, emplacamento e IPVA do ano corrente (Novembro de 2019) foram concedidos para que o Sr. Waldemar comprasse o tão sonhado carro automático. O carro usado do Sr. Waldemar foi dado como entrada de 50% e o restante dividido em 24X. Dias depois na assinatura do contrato, o vendedor comunicou ao Sr. Waldemar que infelizmente o gerente dele não autorizou conceder lhe o emplacamento, que se caso fosse exigido seria descontado do vendedor e então o motorista aposentado para não prejudicar o vendedor e realizar seu sonho abriu mão do emplacamento, marcando a entrega do novo carro para no máximo três dias após assinatura do contrato. Após 7 dias o carro novo não havia sido entregue ainda, o motivo seria que o banco da mesma marca do carro comprado não teria repassado o valor referente as 24 parcelas para a concessionaria... O Sr. Waldemar encontra-se sem seu carro antigo e sem seu tão sonhado carro automático até que se resolva as pendencias entre banco e concessionaria da mesma marca!”.
Veja mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/guia-de-compras/vender-antes-e-melhor-que-usar-o-carro-como-parte-de-pagamento/
De acordo com os conteúdos estudados por você em vídeo aulas e no livro, principalmente nos capítulos 2 (Aspectos essenciais da negociação), 3 (Presença da Emoção) e no capitulo 5 (Relacionamento Interpessoal), em atenção a história do senhor Waldemar, responda:
a) Quais características indicam os cuidados necessários para que esse contexto iniciado em Negociação não caminhe no sentido do Conflito?
b)   Partindo de sua visão como consumidor, quais são suas sugestões para o vendedor e a concessionaria para a melhoria da experiência do cliente na hora de negociar e vender? Indique pelo menos 3 sugestões. Fundamente e justifique sua resposta com base no conteúdo da disciplina.
 
Respostas: 
A- Deve-se adotar diversos cuidados para uma negociação não caminhar para um conflito destrutivo, um deles seria ter feito uma busca maior e mais detalhada de informações para que não ocorresse isso na negociação com o Sr. Waldemar por exemplo. 
Se prevenir de situações que deixe uma das partes com um sentimento de injustiça, pois essa é uma das situações que poderia acarretar um tratamento e/ou uma resposta hostil e irônica, por isso se deve sempre deixar bem claro todos os objetivos da negociação e buscar sempre alternativas para possíveis conflitos. 
B- 1 - Construir uma relação de mutua confiança, pois como vivencia de todos no dia-a-dia e mostrado nas aulas, ter confiança e uma boa relação com quem você está negociando facilita muito as tomadas de decisões e consequentemente todas as partes envolvidas ganham.
 2 - Enfatizar os pontos negociados e acordados, estabelecer as expectativas é extremamente importante para evitar divergências significativas como um sentimento de injustiça, ou uma frustração do cliente ao ver seu objeto de desejo tornar-se uma dor de cabeça. 
3 - Desenvolver alternativa de escape, sempre ter alternativas para problemas, pois inevitavelmente aparecem, estar preparado para diversas situações irá capacitar os vendedores de solucionar o mais rápido possível e assim ganhar mais ainda a confiança do cliente nessa negociação e em negociações futuras.

Mais conteúdos dessa disciplina