Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

O IMPÉRIO MCDONALD E A MCDONALIZAÇÃO DA SOCIEDADE ALIMENTAÇÃO CULTURA E PODER
Análise Crítica:
Os McDonald, dois irmãos empreendedores e persistentes focados no seu negócio, visão de mercado e mudança de atitude, tudo começa com um pensamento e com uma ideia. A história gira em torno de como um empreendimento familiar situado no interior dos EUA se tornou na maior rede de franquias de lanchonetes do mundo. De San Bernardino na Califórnia para o planeta. “O empreendedor não é somente um fundador de novas empresas ou o construtor de novos negócios. Ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de ideias. Mais ainda: ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam”. “O termo empreendedor – do francês entrepreneur – significa aquele que assume riscos e começa alho novo”. “O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente”.
A persistência em construir algo grande e que levasse alegria as pessoas, fez com que Ray Kroc tivesse todo a dedicação e esforço para trazer alguma novidade naquela época. Preparação de lanches de forma rápida e de preço acessível em que todos pudessem apreciar e ter um lazer com amigos ou família. 
Um esquema estabelecido que pode se espalhar tão rapidamente entre as pessoas, fez com que redes/franquias pudessem ser abertas por conta da fama que levou, isso nos remete a pensar, sobre os sacrifícios e planejamento obtidos para chegar a tal nível de expansão. 
A comida sempre teve um papel central nas sociedades ao longo da História. Na Idade Média servia como parâmetro social, pois identificava qual camada uma pessoa pertencia pelo alimento que consumia. Era também um elemento político, pois era nos banquetes que selavam aliança e acordos importantes. Tinha seu aspecto religioso, pois o corpo e o sangue de Cristo estavam representados simbolicamente no pão e no vinho. Além disso desempenhava funções biológicas e médicas, pois havia uma estreita relação entre aquilo que se comia com a vitalidade ou doença. E também desempenhava as funções estéticas, que não eram menos importantes, pois comer era um convite aos sentidos, onde explorava a visão, o tato, o olfato e o paladar.
A questão de tonar alimentos e produtos de alta qualidade mais acessível as pessoas, tornou-se cada vez mais comum em várias partes do mundo, por isso que nos últimos anos, aumentou o interesse do que comíamos. Muitos programas de televisão, livros e revistas começaram a fazer sucesso com dicas, receitas e pratos novos através de um formato bastante interativo entre os telespectadores e suas cozinhas.
Assim como em tempos antigos pessoas tinham que fazer seus esforços para obter seu alimento ou até mesmo para construir o seu império, não torna diferente hoje em dia. Vemos situações e histórias de todo tipo em que podemos tirar de exemplo a ser aplicado e exercido quando queremos alcançar tal objetivo. 
Iremos na vida enfrentar nossos altos e baixos quando queremos construir nossos impérios, o processo é longo, é trabalhoso, é fatigante, mas temos que focar no objetivo, pois hoje se tornou um pouco mais deferentes do que nas épocas passadas pela questão de não ser tão acessíveis muitas coisas.
Assim como a divisão de classes sempre existiu, ainda hoje existe e não é de agora pessoas tentam reverter a situação. Os que são inteligentes procuram de forma em que atendam a necessidade do momento, pois é muito melhor atingir a maioria do que favorecer aqueles que nem se quer colabora por algo fantástico ou até mesmo produtivo no geral. Cozinhar passou a ser um elemento popular e voltou a ser estimado por conta das conexões criadas entre as pessoas ao prepararem e compartilharem o alimento ao redor da mesa.

Mais conteúdos dessa disciplina