Buscar

Discurso de Colação de Grau 2018 Açailandia (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSO DE FORMATURA UEMASUL 2018
Boa noite, senhores e senhoras. Um boa noite especial aos formandos e formandas dos cursos de Administração, Letras e Gestão Ambiental, autoridades aqui presentes, familiares, amigos, e professoras e professores. Saúdo a mesa em nome da Pró-reitora Regina Célia Costa Lima, e do diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras, professor Chistiano Roberto Lima de Aguiar.
Nesta ocasião ímpar e com uma imensa alegria quero agradecer a Deus, por mais uma grande conquista que se configura como mais uma, das que ainda estão por vir. Sinto-me honrado pelo privilégio de nesse dia tão importante, representar todos os célebres formandos presentes.
Hoje, com muito orgulho de nossa parte, bem como dos nossos familiares, que nesta noite emanam o doce aroma da felicidade, felicidade essa que foi conquistada com muita perseverança, dedicação e renúncia. Sim! Renúncia, pois em vários momentos conflitantes escolhemos abrir mão de algum lazer para nos aplicarmos ao nosso crescimento intelectual.
No início da nossa jornada no ambiente acadêmico percebemos que estávamos diante de um novo desafio que exigia de nós uma elevação na maneira de pensar, nos instigou a questionar, e questionando por termos sede do saber, começamos a construir um novo perfil de ser humano. Um ser agora dotado de uma capacidade de suportar pressão e mesmo diante de opiniões contrárias, saber de forma racional defender suas ideias sem abrir mão da coerência e da lógica.
No ponto de partida com título de acadêmicos imperava em alguns de nós o medo por não conseguirmos atingir as expectativas da família, dos amigos e até mesmo nossa, nesse espaço que estávamos inseridos, mas, pouco a pouco desfizemos os vícios do ensino médio, destruímos o medo das possíveis frustrações, construímos convicções e formamos as nossas próprias ideologias.
E, com as forças renovadas pelos elos da amizade e do companheirismo que foram se estabelecendo progressivamente até tornar-se sólida, mesmo que intangível, pela perseverança, pelo espirito de vencedor, constrangendo-nos a continuar a lutarmos a fim de alcançarmos o supremo prêmio, a “conquista da vitória”.
Para se obter essa vitória foi necessário planejamento com estabelecimento de metas, dispondo firmemente de organização para então se localizar dentro do estágio de crescimento, dirigindo de modo objetivo nossos passos para delinear corretamente o destino esboçado visando o sucesso; controlando a situação presente, recursos essenciais e tendo potencial para tomar decisões corretas e no tempo aceitável, tudo isso com coerência e respeitando o ambiente ao nosso redor.
Vencido as batalhas da graduação, tendo por superadas as ansiedades desta fase não podemos desprezar os próximos níveis que apresentar-se-ão num futuro próximo, mas, tenho a convicção que se nos espelharmos em nós mesmos tendo por modelo de superação o EU de ontem, então não haverá obstáculos que subsistirá na trajetória de nossas vidas. 
Portanto! Hoje fica notória a grandeza dos pensadores, intelectuais e verdadeiros campeões aqui presentes, homens e mulheres de méritos que levantam a taça no lugar mais alto do pódio. Ainda é importante ressaltar que a sociedade irá receber não apenas sonhadores, mas, excelentes profissionais, portadores não somente de um diploma, mas, de um valioso saber adquirido no transcorrer dos anos.
Por fim, hoje estamos aqui reunidos com um único propósito, o de nos congratularmos e juntos vivermos esse momento especial e marcante que ficará para sempre registrado em nossa memória. Parabéns a vocês que colocarão o capelo sobre as vossas cabeças e a responsabilidade sobre os ombros dos títulos que lhe serão concedidos. Sorriem, cantem, gritem, chorem de alegria, hoje é permitido, pois hoje é o nosso dia.
Fábio Oliveira Sampaio – concluinte do curso de Administração

Continue navegando