Buscar

Educação e Direitos Humanos

Prévia do material em texto

A Educação e a Declaração dos Direitos Humanos
Resenha temática da Declaração Universal dos Direitos Humanos - com enfoque no preâmbulo e no Artigo 26 - e do artigo Direito à educação e educação para os direitos humanos.
	Nesta resenha temática, destacaremos pontos em comum entre os textos mencionados, tais como, a influência dos Direitos Humanos nos processos de construção da sociedade, a universalidade da Declaração dos Direitos Humanos, bem como a educação como um direito fundamental assegurado por esta. Estes temas são de grande relevância na compreensão da estruturação do mundo como o temos atualmente e no estabelecimento de como o queremos no futuro.
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos – escrita, em sua maior parte, por John Peters Humphrey – foi promulgada pela ONU em 1948, num contexto de final da Segunda Guerra Mundial. Tal declaração faz questão de destacar que os direitos humanos estão inseridos nos mais distintos contextos da sociedade – civil, político, econômico, social, cultural, ambiental – e possuem caráter tanto pessoal quanto coletivo. 
	O artigo intitulado como Direito à educação e educação para os direitos humanos, cujo autor é Richard Pierre Claude, aborda a temática do direito à educação e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Fazendo um apanhado histórico sobre o quão é importante o direito à educação na construção de uma sociedade, parte da reconstrução do mundo pós segunda guerra mundial, destacando a importância dos primeiros trabalhos da Comissão dos Direitos Humanos da ONU e o estabelecimento da educação como fator preponderante nessa reconstrução.
Influência dos Direitos Humanos nos processos de construção da sociedade
	No processo de construção de uma sociedade, se faz necessário a definição de valores e normas que rejam a construção, evolução e sustentação da mesma. É nesse contexto que a ideia dos Direitos Humanos se torna indispensável. Tal ideia foi realmente desenvolvida na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, na qual o intuito principal era preservar e garantir a dignidade dos ser humano.
A universalidade da Declaração Universal dos Direitos Humanos
	No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, temos em destaque a universalidade da mesma, conforme trecho extraído abaixo:
[…] proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efetivos [...]. (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 1948)
	A universalidade dos direitos humanos é um ponto importante a se enfatizar. Uma vez que a elaboração desta declaração ocorreu num mundo pós segunda guerra mundial, uma época em que o desrespeito pelos direitos do ser humano e a noção completamente distorcida de cidadania imperavam, saber que a identidade de cada povo estava assegurada dava uma seguridade principalmente para aqueles que foram mais afetados com a restrição de seus direitos.
	A garantia ao usufruto das liberdades de palavra, de crença, de viver sem temor e da necessidade reflete diretamente nos contextos - civil, político, econômico, social, cultural - da sociedade. A fragilidade pela qual esses direitos – liberdades – básicos passaram levou a uma violação praticamente total dos direitos humanos. Dessa forma, foi fundamental a produção desse documento como uma reafirmação do Princípio da Dignidade Humana.
A educação como um direito fundamental
	A educação é considerada um direito fundamental em todos os países que aderiram à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em relação a esse ponto, pode-se destacar no 26° artigo desta declaração:
[…] 1. Toda a pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. [...]
2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz. […] (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 1948)
Por instrução subtende-se educação.
	O status de direito humano se deve ao fato da educação ser a mais eficiente ferramenta para o crescimento pessoal. Três relações são destacadas entre educação e direitos humanos. São elas:
	Educação como Direito Humano;
	Educação para os Direitos Humanos;
	Educação em Direitos Humanos.
	Apesar de serem utilizados como sinônimos em diversos contextos, possuem distinções precisas.
	A Educação como Direito Humano precisa ser garantida a qualquer grupo social, considerando questões como acessibilidade e qualidade.
	A Educação para os Direitos Humanos fundamenta-se principalmente no agir, na conciliação de discurso com ação, principalmente ao que se refere aos processos educativos.
	A Educação em Direitos Humanos não se trata de uma educação voltada exclusivamente para valores. Ela também deve englobar caráter político, econômico. Temas como meio ambiente, classificações étnicas e de gênero, educação no trânsito, fazem parte desta classificação entre educação e direitos humanos. Dado a abrangência desta área, algumas vezes, há dificuldades relacionadas com a articulação de medidas e a especificação do tema.
	Mesmo a educação sendo considerada um direito fundamental, observa-se que não é garantido na prática. Dessa forma, não basta apenas “tornar” a educação um direito fundamental. Ela tem que ser garantida com qualidade.
CLAUDE, Richard Pierre. Direito à educação e educação para os direitos humanos. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 36-63, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1806-64452005000100003>. Acesso em 18 mar. 2021. 
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 18 mar. 2021.

Continue navegando

Outros materiais