Buscar

Estudo de caso Futbol/Futsal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FMU/FIAM/FAAM
Maria Juliana Santos Silva
RA 3214667 Turma 14205B
 Prof. Ms. Roberto Constantino Carneiro
 São Paulo, Abril 2021
Estudo de caso
O Futebol Feminino no Brasil: Do seu início à prática Pedagógica. De Suraya Cristina Darido.
Considerando o assunto, deverão desenvolver/responder o que segue:
a.a) Apresente pelo menos 3 aspectos (temas) que você considera mais importantes neste artigo e explique cada um deles. (Favor escrever de forma organizada: exemplo: Tema 1-........+ explicação; Tema 2-.......+ explicação e assim sucessivamente)
b.b) Conclusão/Considerações Finais:
Este item deve ser escrito com suas próprias palavras.
1.Descreva se você concorda ou não com as opiniões apresentadas. Se sim, porque sim? Se não, porque não?
2. Qual é a sua experiência com esse esporte?
Tema 1: Dificuldades enfrentadas pelas mulheres. O caminho para o
campo de futebol.
Em 1991, durante dois meses Souza Jr, implantou um programa de futebol feminino em uma escola, apesar de algumas garotas já terem praticado o esporte foi uma época que não tinha muita aceitação. Aos poucos fomos vendo a dificuldade e o preconceito em relação as mulheres praticarem o futebol, em algumas partidas o numero de pessoas observando intimidavam as meninas a pratica do esporte. Infelizmente o caminho foi ardo até as mulheres serem reconhecidas no esporte, e mesmo assim no seculo 21 ainda não são. Teve um alta divulgação no esporte quanto tivemos a copa e a Marta jogadora da seleção deu uma entrevista falando sobre a questão do valor da jogadora em relação a salario e patrocínio das jogadoras. O futebol masculino ainda tem o maior publico e o máximo de dinheiro investido, sabe-se que o salario é bem maior que o feminino. Além que o mercado em relação a produtos não tem uma demanda de procura alta, por isso alguma empresas deixam de investir no feminino, mesmo não tendo a procura desejada teve uma grande demanda de investimento em jogadoras para propaganda publicitaria, salários e patrocínio. Hoje a Federação Paulista da Futebol, tem os mesmo campeonatos em ambos os sexos, mas ainda assim não tema mesma divulgação que o masculino tem, os jogos passam na TV bandeirantes ou via web, porem já vemos muitas marca aproveitando a oportunidade e apoiando o esporte.
2 Tema: Futebol feminino
O futebol feminino citado por Faria Jr, 1995, argumentou que o futebol é um desporto violento e pode ser prejudicial ao organismo não habituado com esses grandes esforços, relatando que provoca congestões e traumatismos pélvicos de ação nefasta para o órgãos femininos, o mesmo informa que o desenvolvimento desproporcional dos membros inferiores, por exemplo, pernas grossas arqueadas e joelhos deformados. Mesmo com todos esses preconceitos e informações irrelevantes a pratica do esporte não parou, informações sugerem que as primeiras partidas de futebol foram jogadas na praia do Leblon em 1975, mas os jogos eram sempre tarde da noite em função das jogadoras serem empregadas domésticas. O futebol feminino esteve relacionado a peladas de rua e jogos beneficientes, porem no fim da década de 70 o futebol feminino teve o seu inicio marcado por jogos organizados por diferentes boates (lgbt) A primeira liga de futebol feminino foi fundada em 1981 no estado do Rio de Janeiro, era o tima Radar que colecionou títulos nacionais e internacionais, as vitorias do Radar estimulou o nascimento de novos times, em 1987, a CBF já havia cadastrado 2 mil clubes e 40 mil jogadoras.
O Rio de Janeiro organizou o Campeonato Estadual e a primeira seleção nacional conquistou o terceiro lugar no inédito Mundial da China. O ano de 1988 marcou também o inicio da decadência do time Radar e, com ele, do futebol feminino. Somente em 1991, os dirigente voltaram a procurar jogadoras para formar uma nova seleção, nessa época o regulamento já era o mesmo do masculino, com a entrada do esporte nos Jogos Olímpicos, o Brasil correu atrás do prejuízo e alcançou o quarto lugar na Olimpíada de Atlanta. A partir da década de 80, a televisão começou a exibir os jogos femininos, mas somente em 1995 começou a ter investimentos e assim obter lucros, certamente por interesses econômicos e não na tentativa de romper com os valores sexistas e discriminadores.
Tema 3: Educação, educação física e a cidadania
A escola deve ser um espaço privilegiado de construção dos significados éticos e necessários e constituídos de toda e qualquer ação de cidadania. A Educação Física, por sua vez, não pode se recusar a colaborar com estes objetivos e funções na escola. Atualmente, entende-se a disciplina na escola como uma área que trata da cultura corporal de movimento. Nesse sentido, o aluno devera ser instrumentalizado para usufruir dos jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em beneficio do exercício e da melhora da qualidade de vida. Assim, o papel da educação física na escola deve estar atrelado á formação do cidadão como ser humano e com vivencias em esportes. A educação pode trazer a quebra desses preconceito com o futebol feminino, é papel do professor educar os seus alunos para entender que esporte é esporte e tem que respeitar as mulheres no esporte em que estão a praticar, não só no esporte mais na sociedade como um todo.
Conclusão
O futebol feminino tem que ser sim igual ao do masculino em relação a questão financeiro
e visibilidade. A qualidade do futebol feminino só vem crescendo cada vez mais e mais, podemos ver isso porque só aqui no Brasil temos uma atleta que foi mais de 5 vezes a melhor do mundo. O futebol tem que ser incentivado mas não só o futebol como todos os esportes que envolva ter a presença feminina. Algo que não tem explicação de proibir uma pratica esportiva por um preconceito banal. O Brasil é uma potencia no futebol feminino e temos que aproveitar esse momento essa fase e tirar boas jogadoras e conquistar muitos títulos importantes.
1.Descreva se você concorda ou não com as opiniões apresentadas. Se sim,
porque sim? Se não, porque não?
Nos futuros professores temos que ensinar nossos alunos o respeito desde pequeno, aceitar que o esporte pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres. Infelizmente alguns preconceitos já vem formados de casa, é nossa obrigação mudar esse pensamento. Mulheres tem a mesma ou até mais capacidade que o homem de praticar o esporte que ambos sexo pratica, mas tem que ser algo vista, valorizado e incentivado.
Vemos hoje atletas que tem que ainda dividir a sua vida em trabalhar em um serviço formal e ainda assim vai pro clube treinar e jogar, isso acontece porque a atleta não tem o mesmo valor que um jogador homem e com o seu salário não consegue sustentar a sua família. Espero em breve ver e saber que nenhuma jogadora precisa dividir a sua vida em 2 e conseguir focar todo o seu trabalho para o esporte podendo assim obter as mesmas condições que os homens tem. O futebol tem que ser incentivado e as mulheres tem que ser incentivadas a ir treinar e jogar sem nenhum preconceito, futebol é um esporte como outro qualquer. Mulheres estão cada vez mais conquistando o espaço que é seu em todas as áreas do trabalho e esta na hora de respeitar a conquista da mulher cada vez mais no esporte e saber que é mulher é capaz de fazer e acontecer.
2. Qual é a sua experiência com esse esporte?
A minha experiência com o futebol feminino foi muito rica, e tive uma grande oportunidade. Em 2019, participei da primeira peneira paulista sub 17 futebol feminino em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol FPF realizou esse evento com mais de 400 meninas durante uma semana, foi uma peneira onde tinha todos os clubes paulistas analisando as jogadoras. O legal foi que jogadoras da Seleção Brasileira, Cris, Amanda e outras estiveram lá para dar um incentivo maior para as atletas. Além das jogadoras da atualidade tinha jogadoras que foram consideradas umas das melhores, e o mais incrível foi jogadores masculinos que estavam lá a procura de atletas e ate mesmo para incentivá-las.Foi uma semana de preparação, treinamento e eliminatórias naquelas atletas que se destacaram, e muitostimes de grandes nomes aproveitaram e montaram sua seleção ali levando as melhores. Esse evento além de ser organizado pela FPF e responsável pela seletiva foi a Aline pelegrinno ex zagueira da Seleção Brasileira.
Como era o primeiro evento desse porte, foi varias emissoras de televisão fazer a cobertura desse peneira, até mesmo canais da gringa foram fazer a cobertura do evento. Foi uma experiência muito rica em conhecimento e saber que essa seletiva para o futebol feminino deu uma virada muito grande e um conhecimento maior para as atletas.

Continue navegando