Buscar

Epidemiologia e Saúde Pública QUESTIONÁRIO UNIDADE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
QUESTIONÁRIO UNIDADE II
1. Entende-se por comportamento endêmico de uma doença: 
R: E. Quando sua ocorrência apresenta-se na comunidade de forma regular.
2. A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Sobre esse tema, assinale a afirmativa incorreta:
R: B. A contaminação das mãos dos profissionais de saúde somente ocorre durante o contato direto com o paciente.
3. A ocorrência habitual de uma doença ou a presença permanente de um agente infeccioso em determinada área geográfica denomina-se:
R: C. Endemia.
4. A pesquisa de qualidade é fundamental para os profissionais da saúde, porque fornece um alicerce forte para a avaliação crítica da atividade prática em relação aos achados de pesquisa e para a promoção de avanços embasados em evidências.
Em relação aos tipos de estudos metodológicos da pesquisa em saúde e enfermagem, assinale a opção incorreta:
R: E. No estudo randomizado, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo todos os participantes submetidos à determinada intervenção.
5. Considerando a medicina preventiva, em relação à história natural e à prevenção de doenças, quais das medidas abaixo correspondem à prevenção terciária? 
R: D. Reabilitação e terapia ocupacional.
6. Considerando a medicina preventiva, em relação à história natural e à prevenção de doenças, quais das medidas abaixo correspondem à prevenção secundária?
R: D. Diagnóstico e tratamento precoce dos casos e exames em massa da população.
7. O Centro de Controle de Doenças de Atlanta, em 1986, definiu como “a contínua e sistemática coleta, análise e interpretação de dados essenciais de saúde para planejar, implementar e avaliar práticas de Saúde Pública, intimamente integrada com a periodicidade de disseminação desses dados para os que necessitam conhecê-los”. Essa definição explica:
R: B. A Vigilância Epidemiológica.
8. O Sistema de Vigilância Epidemiológica é responsável pelos eventos adversos. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) em relação aos eventos adversos.
( ) Evento adverso é toda situação clínica ocorrida em tempo variável após a utilização de produtos imunobiológicos, respeitando-se um diagnóstico diferencial adequado, o afastamento da situação coincidente e a plausibilidade biológica do evento.
( ) As vacinas podem apresentar eventos adversos pós-vacinais que se caracterizam como locais ou sistêmicos, leves, moderados ou graves, categorizados em relação à vacina e aos vacinados.
( ) A convulsão pode ser um evento adverso da vacina tríplice DPT. Nesse caso, recomenda-se que o esquema vacinal não seja completado e que o paciente receba o tratamento indicado.
( ) A notificação dos eventos adversos pós-vacinais inicia-se na unidade de saúde que deverá identificar, investigar e notificar a coordenação de imunização e/ou serviço de vigilância do município.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta de cima para baixo. 
R: A. V – V – F – V
9. O registro, em uma coletividade ou região, de casos de uma mesma doença em número que ultrapassa a incidência normal esperada, denomina-se:
R: C. Epidemia.
10. Qual dos estudos abaixo é o mais indicado para identificar os fatores de risco de uma doença?
R: E. Estudos de coorte.

Continue navegando