Buscar

PCC METODOLOGIA DA PESQUISA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
METODOLOGIA DA PESQUISA - EEL 0092
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO
ALUNA: PATRICIA PEREIRA LIMA
MATRÍCULA: 202004046144
SÃO PAULO,23 DE ABRIL DE 2021
1- De acordo com as aulas estudadas nesta disciplina, por que todo graduando de estudar metodologia? Aponte três motivos, utilizando suas próprias palavras.
Para ter conhecimento
Para conhecer a organização
Para ter habilidade na solução dos problemas
2- Diferença entre fichamento, resumo e resenha
a) fichamento se resume as ideias principais de um conteúdo separado por (aspas) ou por abas (fichas).
b) resumo quando é selecionado apenas as partes principais de um conteúdo sem expor a opinião.
c) resenha partes de um conteúdo onde pode expressar sua opinião.
3- Com base em tudo o que você estudou nesta disciplina, elabore a partir do se curso:
a) Um tema para estudar para a futura monografia ou o artigo científico
Criança e identidade étnica
Ao trabalhar com as crianças, o educador precisa ter em mente que não basta reconhecer especificidades de corpos e culturas que carregam traços dos resquícios do imaginário social e prático da escravidão.
A escola deve reafirmar o compromisso e o débito social de garantir-lhes sua infância, seu direito de brincar, de sorrir, de ter orgulho da sua memória e do seu povo".
É necessário reconhecer que a educação e as instituições escolares ainda reproduzem as tradições de nosso passado escravocrata, influenciando, inclusive, nossos conteúdos, práticas, relações, escolha de temáticas, materiais e palavras.
b) Um problema para essa monografia ou artigo científico
Preconceito racial
Uma educação antirracista não é um projeto com começo, meio e fim ou uma proposta pedagógica baseada em sequências didáticas, além de outras estratégias. Ela deve constituir o próprio objetivo do ato educativo.
começamos a questionar especialmente o espaço que os conhecimentos e os saberes culturais ocupam no cotidiano escolar, questionando quais aparatos legais buscam garantir uma educação que não negligencie crianças indígenas e suas culturas.
c)Três livros que possam dar suporte teórico ao seu tema e problema de pesquisa
Do silêncio do lar ao silêncio escolar
Zumbi dos palmares
Revista Philologus
d)Faça duas citações uma direta e uma indireta de qualquer trecho dos livros ou artigos que utilizou como referência
O professor, dentro da sala de aula, está diante de uma diversidade étnica e cultural. A partir desse desafio, ele precisa dirigir sua atenção em busca de uma mediação, efetivando a aprendizagem e combatendo o preconceito.
É necessário reconhecer que a educação e as instituições escolares ainda reproduzem as tradições de nosso passado escravocrata, influenciando, inclusive, nossos conteúdos, práticas, relações, escolha de temáticas, materiais e palavras.
Deve-se estar atento a sutilezas que moldaram a maneira com que são formados os professores. É urgente, portanto, estarmos atentos às crianças e às relações estabelecidas entre elas que, por vezes, reproduzem práticas racistas e discriminatórias.
Bibliografia
BENITES, S. Nhe’ẽ, reko porã rã: nhemboea oexakarẽ. Fundamento da pessoa guarani, nosso bem-estar futuro (educação tradicional): o olhar distorcido da escola. Monografia do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC. Santa Catarina, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_docman&view =download&alias=11074-rceb005 -12-pdf&category_slug=junho-2012- pdf&Itemid=30192.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010. Disponível em: https://ndi.ufsc.br/files/ 2012/02/Diretrizes-Curriculares -para-a-E-I.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ documents/186968/484184/Diretrizes +curriculares+nacional+para+a+educa% C3%A7%C3%A3o+das+rela%C3 %A7%C3%B5es+%C3%A9tnico -raciais+e+para +o+ensino+de+hist% C3%B3ria+e+cultura+afro-brasileira +e+africana/f66ce7ca-e0c8- 4dbd-8df3-4c2783f06386 ?version=1.2.
BRASIL. Casa Civil. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l8069.htm.
BRASIL. Casa Civil. Lei 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l9474.htm
CAVALLEIRO, E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2017.
IBGE. O Brasil Indígena. Funai. 2009. Disponível em: http://www.funai.gov.br/ arquivos/conteudo/ascom/2013/ img/12-Dez/pdf-brasil-ind.pdf.
PINTO, R. P. Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade. In: Cadernos de pesquisa. n° 86. ago. 1993. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/ index.php/cp/article/view/936/941.
BRASIL. Fundação Cultural Palmares. Personalidades negras – Zumbi dos Palmares. Brasília: Fundação Cultural Palmares, [20--].
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Educação Básica. Censo Escolar. Resultados e resumos. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: http://inep.gov.br/resultados-e-resumos
ARTE QUE ACONTECE. MASP anuncia Sandra Benites como nova curadora adjunta de arte brasileira. [S. l.]: Arte que acontece, 2019. Disponível em: https://www.artequeacontece.com.br/ masp-anuncia-sandra-benites-como-nova -curadora-adjunta-de-arte -brasileira/.

Continue navegando