Buscar

Dinâmicas de Grupo: Como se Destacar

Prévia do material em texto

Dinâmicas
de Grupo 
Prof.: Adm. João Silva 
admjoaosilvanatal@gmail.com
Não é a elaboração do currículo. 
Também não é a entrevista. 
Uma das fases mais desafiantes ao procurar por estágio ou emprego é a DINÂMICA DE GRUPO! 
O motivo? A maioria dos candidatos responde em coro: o receio do desconhecido. Como não dá para saber quais atividades serão desenvolvidas, nem treinar qualquer resposta — como acontece na entrevista — a apreensão fica a mil. 
O momento causa tanta ansiedade que muitos revelam ficar dias sem dormir. Apesar do desconforto, não há como fugir. Se você quer a vaga, precisa enfrentar isso. Mas calma! Pegando boas dicas, é possível passar pela fase com mais plenitude. 
Qual é o objetivo das dinâmicas de grupo?
As dinâmicas de grupo são técnicas para conhecer o candidato. A partir das atitudes dele durante o processo, dá para prever como reagirá no dia a dia do emprego. Ou seja, é uma forma de descobrir se ele tem as habilidades comportamentais requeridas e o perfil para o cargo. 
O recrutador, então, cria um ambiente propício para as pessoas mostrarem parte da própria personalidade. E como as atividades são feitas em grupo, a tendência é a pessoa revelar sua essência, sem máscaras. 
Os comportamentos observados costumam variar, pois seguem as exigências de cada cargo. Contudo, na maioria das vezes, o orientador observa:
capacidade de iniciativa;
criatividade;
nível de liderança;
habilidade social;
determinação.
Paradigmas 
Primeiramente, para se destacar nas dinâmica de grupo, é preciso largar mão de superstições como:
“Quem se apresenta primeiro tem mais chances de passar”
“Quem senta nos cantos chama mais atenção”
De que forma você pode se destacar em dinâmicas de grupo?
Coopere nas atividades
O tempo médio de uma dinâmica de grupo é de 2 ou 3 horas. Nesse intervalo, o recrutador avaliará todos os pontos que achar importantes para a execução das tarefas na empresa. Assim, nada de ficar quieto, apenas na sua. É interagindo e cooperando nas atividades que você terá chance de mostrar seu potencial.
O primeiro ponto é entender bem o que está sendo proposto. Depois, coloque em prática a boa comunicação. Evite gritar ou falar baixo demais. Também, procure ficar no meio termo com relação ao nível de formalidade, evitando, assim, as gírias e os palavrões. Caso seja solicitada alguma atividade de movimento, como caminhar ou pular, procure não fazer cara feia, ainda que dê preguiça.
Conheça seus pontos fracos e fortes
Uma pessoa com bom autoconhecimento costuma ter alta inteligência emocional. Ela se conhece a ponto de conseguir prever todas as suas reações diante de uma atitude alheia. Pessoas treinadas a se observarem também têm mais facilidade em fazer leitura comportamental dos outros.
Assim, antes de passar por uma dinâmica de grupo, reserve um tempo para pensar sobre si. Separe suas principais qualidades e seus defeitos, tentando entender em quais momentos eles são predominantes. Isso garantirá a você mais domínio sobre a situação.
Saiba esperar a sua vez de falar
Durante a interação com os outros candidatos, preste atenção no modo como vocês se comunicam. Muitas vezes, a afobação faz com que a gente comece a falar sem parar ou interrompa o outro enquanto ele tenta se expressar. Esse tipo de atitude não é vista com bons olhos pelo avaliador.
Saber escutar e esperar sua vez de falar demonstra, mais uma vez, inteligência emocional. É um sinal de empatia com o colega, ao considerar que ele também tem necessidades particulares. Além disso, é uma forma de controlar a expressão de emoções negativas, como a ansiedade exagerada ou a raiva. E pode apostar: se um recrutador quiser investigar essa competência a fundo, promoverá formas de fazer com que essas sensações se exaltem nas pessoas.
Tenha atenção com a sua roupa
Nunca é demais lembrar: você será julgado pela sua roupa. E em um ambiente no qual você precisa manter o profissionalismo, isso se torna ainda mais sério. Além disso, lembre-se de que algumas atividades envolvem sentar no chão ou realizar certos movimentos com o corpo que determinado traje impediria.
Para evitar constrangimentos, priorize roupas confortáveis e que mantenham a neutralidade nas cores. Mulheres, evitem saias e blusas curtas ou decotadas, por exemplo. Homens também precisam evitar calças coladas.
Tenha iniciativa
Preste atenção no comando da dinâmica e realize as tarefas solicitadas. Confie na sua capacidade e tenha iniciativa quando necessário. Uma atitude muito passiva, de esperar sempre o outro começar, pode passar a impressão de insegurança. 
A prontidão, por sua vez, denota uma postura de ousadia, o que pode ser bem-visto pelo avaliador. É uma forma de demonstrar que você entendeu as instruções e não precisa sempre da permissão de um terceiro para ir em frente.
Conheça bem a empresa
Se você quer não apenas se sair bem no processo seletivo, mas, sobretudo, ter sucesso profissional, sempre conheça sua futura empresa. Entre no site, entenda os valores seguidos por ela, leia os conteúdos compartilhados, veja a postura nas redes sociais. Caso tenha conhecidos já trabalhando no local, não deixe solicitar informações sobre, por exemplo, as reuniões e as políticas de reconhecimento.
Ter essas informações de antemão dará a você subsídios para entender o modo de atuação da organização, compreender o que espera dos colaboradores e saber como funciona a cultura organizacional. 
Use a criatividade
Algumas tarefas permitem que usemos a criatividade, Ela é tida, inclusive, como uma das habilidades do profissional do futuro, por ser uma competência bem singular, difícil de ser substituída por máquinas. Assim, quando possível, tente algo longe daquilo considerado “mais do mesmo”.
Seja você
É importante entender esses pontos colocados aqui para saber o que esperam de você. No entanto, não adianta forçar algo que não tenha a ver com sua personalidade. 
Primeiro, entenda que você será observado por alguém experiente em reparar no comportamento dos candidatos a ponto de perceber quando alguém finge ser algo que não é. Caso isso seja descoberto, pode repercutir negativamente na sua imagem.
Outra razão é pelo fato de que se você realmente não tiver o perfil para exercer a função, em algum momento isso virá à tona, o que comprometerá seu desempenho e plano de carreira. 
Por fim, entenda que é normal esse momento causar certa ansiedade. Afinal, é algo que você deseja muito. No entanto, com todas essas dicas para se dar bem na dinâmica de grupo, ficará mais fácil ter êxito nessa etapa, não acha?
Ter autoconhecimento significa ter clareza de quem é você como pessoa e como profissional.
Quanto mais você utilizar os seus talentos na dinâmica de grupo, melhor. Assim, você deixa de querer participar de forma “multivalente” para deixar a sua marca. Afinal, não existe uma pessoa boa em tudo!
Para concluir essas valiosas dicas, lembre-se que o planejamento é fundamental.
Por isso, pesquise o endereço da empresa e veja qual o tempo de deslocamento, previsão do tempo para o dia e se há necessidade de hospedagem.
Também não se esqueça do material que a empresa porventura possa ter requerido, como a apresentação pessoal ou estudo de um projeto envolvendo alguma temática.
Se não houver nenhuma orientação prévia, programe-se para uma apresentação oral, sem uso de recursos materiais ou audiovisuais.
O tempo estipulado para apresentar-se é de, geralmente, 2 ou 3 minutos.
Um excelente candidato pode colocar muita coisa a perder sendo desorganizado, chegando cansado ou atrasado.

Continue navegando