Buscar

redação uninassau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSEQUÊNCIAS DAS FAKE NEWS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
No atual cenário da sociedade vivemos um fenômeno global de grandes proporções e dados alarmantes, as Fake News. Esse termo trata-se literalmente da divulgação de notícias falsas por meio das redes sociais que, com a popularização da internet, podem causar impactos negativos na sociedade.
Com um grande número de usuários, os aplicativos de mensagens instantâneas são os principais responsáveis pela distribuição de conteúdos falsos. Com a democratização da internet, os meios de comunicação e as redes sociais passaram a fazer parte integrante da vida de grande parte da população. Por isso, as fake news encontraram um terreno fértil para se disseminar em nosso país. Portanto, a velocidade e a frequência com que as informações falsas estão sendo cada vez mais impulsionadas sem a devida averiguação são assustadoras.
Nesse sentido, esse tipo de compartilhamento de forma inocente não costuma partir de pessoas mal intencionadas. Contudo, pode acabar se tornando uma parte efetiva do problema, pela falta de exercício do pensamento crítico ou pelo descuido em checar as fontes da informação.
Por outro lado, existem aqueles que são a fonte geradora das notícias falsas, portanto, promovem o compartilhamento com segundas intenções. Esse tipo de prática, além de ser considerada um crime, pode causar sérios danos a quem compartilha e até mesmo para o alvo de informações infundadas.Tendo em vista todos os impactos causados por isso, é fundamental que exista um combate a esse tipo de conteúdo para que não ocorram problemas mais sérios no futuro. 
O problema, portanto, é estrutural e já dura há centenas de anos. Dessa forma, as consequências das fake news têm níveis alarmantes e influencia os mais diversos campos, sejam eles sociais, econômicos, políticos, pessoais, psicológicos e demais áreas de nossas vidas.
Portanto, de modo a reduzir a incidência de notícias falsas, cabe ao Governo, por meio do Poder Legislativo, aprovar a lei que tramita na Câmara dos Deputados, que criminaliza a divulgação de notícias falsas, de modo que a sociedade seja privada de conviver com essas informações prejudiciais ao desenvolvimento social. Além disso, cabe ao setor midiático promover propagandas de cunho educativo, auxiliando a população no reconhecimento dessas farsas, de modo a reduzir o compartilhamento dessas no âmbito social

Continue navegando