Buscar

prova objetiva infatojuvenil

Prévia do material em texto

Prova de Literatura Infantojuvenil - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Sabemos que Monteiro Lobato mudou completamente a história da Literatura infanto-juvenis nos anos 70, a literatura infantil toma novo impulso e se apresenta com novas formas e propostas e novos caminhos. Diante disso qual era o verdadeiro objetivo da Literatura Infantojuvenil antes de Monteiro Lobato?
A - A Literatura Infantil antes de Lobato transmitia aos pequenos leitores a transmissão de valores sociais e educacionais.
B - A Literatura tinha como objetivo de proporcionar aos pequenos leitores a arte de criar e recriar, por meio da imaginação.
C - Antes de Lobato o objetivo das obras voltadas para o universo infantil era meramente instrucional, especialmente transmitindo valores ligados à religião.
D - Antes de Monteiro Lobato A literatura Infantil os livros eram didáticos e educativo em que não transmitia os valores sociais necessário no desenvolvimento humano. Resposta correta
E - O verdadeiro objetivo era transmitir o conhecimento por meio das atividades pedagogicas propostas nos livros didáticos.
Questão 2 de 10
Com relação à biblioteca na escola, certamente, o desenvolvimento do trabalho vai ocorrer conforme as condições da própria escola. Havendo uma biblioteca, a leitura poderá ser diversificada: cada criança escolhe, com a ajuda do professor, o livro que passará a ler em sala. Em alguns casos, a escola mantém alguns títulos em número suficiente para atender à turma inteira. Assim, todas as crianças leriam, ao mesmo tempo, o mesmo livro. Contudo, tanto a leitura padrão quanto a diversificada são interessantes e positivas. De acordo com Rose Sordi (1991), é correto dizer que:
I. Se a escola não possui uma biblioteca com as condições necessárias para o atendimento aos alunos, cabe ao diretor apenas tomar as devidas providências;
 II. Quando a escola não oferecer condições para o estudo, como uma boa biblioteca, o professor deve solicitar à direção que tome providências no sentido de conseguir verbas ou o próprio material;
III. Se a biblioteca não oferecer a estrutura adequada, dispondo de obras literárias suficientes aos usuários, estes devem recorrer à compra de livros, tendo em vista que a escola não tem recursos para adquiri-los;
IV. Aos docentes cabe apenas comunicar à direção da instituição sobre a defasagem de obras na biblioteca, tendo em vista que o tema é de responsabilidade do setor administrativo;
V. O docente deve entrar em contato com algumas editoras, pedindo-lhes que enviem catálogos com lançamentos.
Estão corretas apenas:
A - I, II e III.B - I, IV e V.
C - II e V. Resposta correta
D - Todas são falsas.
E - Todas são verdadeiras.
Questão 3 de 10
Almeida (2011) no primeiro capítulo de seu livro coloca que a partir dos anos 70 do século XX, escritores da literatura infanto-juvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas por meio de personagens que não podem ser rotuladas como bons ou maus. Esses personagens, então, passam a “estar” bons ou maus diante das diferentes situações. A respeito desse tipo de literatura pode-se dizer que:
A -
Não busca retratar a relativização dos conceitos de bem e mal em toda sua ambiguidade humana.
B - Busca definir personagens do bem e do mal.
C - Busca retratar a relativização dos conceitos de bem e mal em toda sua ambiguidade humana. Resposta correta
D - Define diferentes caráteres a personagens já estereotipados como bons ou maus.
E - Procura ensinar uma lição sobre o bem e o mau ao leitor.
Questão 4 de 10
Hoje, a dimensão da literatura infanto juvenil é ampla e importante para desenvolvimento emocional, social e cognitivo incontestável nas crianças por essa razão qual alternativa abaixo é correta:
I. Quanto mais cedo ela tiver contato com a literatura, de forma oral ou impressa, maior será sua probabilidade de se tornar um adulto leitor.
II. Segundo Fany Abramovich (1993) quanto ao desenvolvimento emocional, quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais patente sentimentos que têm em relação ao mundo.
III. A criança consegue desenvolver o seu cognitivo através da literatura infanto-juvenil por retratar o que acontece no seu dia-dia por isso ela consegue assimilar o que acontece ao seu redor.
Diante destes fatos acima e correto a afirmar que:
A - Apenas a alternativa I e II estão corretas.
B - Apenas a alternativa II e III estão corretas.
C - Apenas a alternativa II está correta.
D - Apenas III está correta.
E - Todas alternativas estão corretas. Resposta correta
Questão 5 de 10
Para a Profª. Drª. Veridiana Almeida, “trabalhar o imaginário e a fantasia, mediante uma abordagem de questões cotidianas, individuais universais, inerentes ao ser humano, faz da literatura infantil um investimento consciente e democrático na relação texto literário/realidade do cidadão em desenvolvimento” (ALMEIDA, V. Literatura Infantojuvenil. Curitiba: FAEL, 2011.) Assinale a alternativa que vai de encontro às ideias da Professora a respeito das funções da literatura infantil:
A - “A literatura infantil e infanto-juvenil é, por essência, a porta de entrada ao mundo da leitura e da literatura, cuja compreensão consideramos a substância mais apurada do processo de leitura. O acesso a elas garante ao futuro leitor uma experiência que conduz ao processo crítico de leitura em níveis profundos”. (FLECK,G. F. O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor. Revista Língua e Literatura. V. 10, n. 14 (2008)).
B - “A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente os meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e manipulação de suas emoções. Literatura Infantil e escola, inventada a primeira e reformada a segunda, são convocadas a cumprir essa missão.” (ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. Ed. Revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Global. 2003, p.15). Resposta correta
C - “Apreendendo o mundo a partir de suas sensações e de sua imaginação criadora, e não a partir de conceitos e relações lógicas, o sentido do mundo encontra-se, para a criança, cifrado no sensível. É através da sensibilidade, e não do pensamento abstrato, que ela tem acesso ao verdadeiro, com o que se repete, de certa forma, em sua existência particular, um momento da evolução da humanidade, quando cabia à arte e à mitologia esclarecer o homem sobre a verdade.” (HEGEL, G. W. F. Estética. Lisboa: Guimarães Editores, 1993).
D - “Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.” (BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007).
E - “O modo mais comum de apresentar os seus objetivos se faz tratando-se de suas finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair.” (CUNHA, M. A. A.. Como Ensinar Literatura Infantil. São Paulo: Editora Bernardo Álvares, 1968).
Questão 6 de 10
No capítulo 2 de seu livro Almeida (2011) diz que: “Como o homem sempre teve e tem necessidade de acreditar em forças mágicas para poder explicar o que acontece à sua volta ou no mundo, a literatura contempla essa busca com”:
A -
Os contos de fadas.
B - As fábulas.
C - Os contos de fadas, as fábulas. Resposta correta
D - Os poemas e contos de fadas.
E - Os poemas e fábulas.
Questão 7 de 10
No que se refere à biblioteca, como espaço escolar dinamizador da leitura, é correto dizer que:
A - Função do bibliotecário é atuar auxiliando os usuários apenas no que se refere ao empréstimo de livros.
B - Nas instituições escolares, a prática da leitura é plenamente efetiva, ou seja, as bibliotecas funcionam como deveriam funcionar. Nesse sentido, a leitura é percebida como expressão da arte.
C - Nas questões referentes ao funcionamento das bibliotecas não há problemas,tendo em vista que os bibliotecários recebem formação contínua para exercer plenamente sua função de auxiliar e, assim, orientar os usuários.
D - O aperfeiçoamento constante e permanente do bibliotecário escolar é indispensável para a busca do leitor, aproximação essa que pode ser feita de várias maneiras, por meio trabalho em conjunto com professores e escola. Resposta correta
E - Uma escola sem biblioteca não interfere diretamente na formação do sujeito crítico e atuante, tendo em vista que existem outros meios de acesso a leitura.
Questão 8 de 10
Levando em consideração a faixa etária, a Literatura Infantil destina-se a crianças entre 1 e 12 anos de idade. Diante desse fato o enredo precisa ser de fácil entendimento, com linguagem e características peculiares, interessante e estimulante para as crianças. Sabendo disso é importante saber que a literatura infatil dever proporcionar conteúdos:
A - Bem objetiva e simples sem muitas palavras, para assim poder atrair uma grande quantidade de leitores.
B - Com linguagem pode ser sofisticada, bem trabalhada, por se tratar de um público bem especial, e alcançar a verdadeira simplicidade, a criança também merece o melhor texto possível e atraente também. Resposta correta
C - Conter linguagem e atividades didáticas mostrando a identidade de cada um de uma forma gostosa de aprender a ler.
D - Que estimulem a fantasia e a imaginação, que são a chave para a aprendizagem e a criatividade das crianças.
E - Recheadas de dimimutivos e com vocábularios simplório, linguagem familiar para propor uma boa interpretação o público infantil.
Questão 9 de 10
Com base nas definições das manifestações literárias apresentadas no livro da disciplina, leia a definição abaixo e assinale a alternativa correta: Essa manifestação literária é uma narrativa geralmente breve que se encerra em uma moral, ou seja, tem por objetivo transmitir um ensinamento. Os protagonistas das histórias são animais personificados e algumas associações com características humanas feitas nessa narrativa se mantiveram fixas em várias histórias, como, por exemplo: leão/poder; raposa/esperteza e astúcia; lobo/dominação do mais forte; cordeiro/ingenuidade. A definição dada acima é a de:
A - Apólogo.
B - Conto de fada.
C - Conto maravilhoso.
D - Fábula. Resposta correta
E - Lenda.
Questão 10 de 10
A lenda (do latim legenda, legere (ler)) é uma forma narrativa antiga, geralmente breve, baseada nos conhecimentos e ensinamentos tradicionais de um povo, sem necessariamente partir de um fundo verídico, superando o histórico e o verdadeiro. Na maioria das vezes, é de origem anônima, transmitida e conservada pela tradição oral. Assim sendo, no folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são:
A -
Romeu e Julieta, Branca de Neve, Aladim, o mágico, dentre outros.
B - A lebre e a tartaruga, a Cigarra e a Formiga, o Leão e o Rato, entre outros.
C - Curupira, Saci-pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros. Resposta correta
D - João e o pé de feijão, Branca de Neve, Rapunzel, Boitatá, entre outros.
E - Rapunzel, João e Maria, João e o pé de feijão, a Raposa e as uvas, entre outros.

Continue navegando