Buscar

Suponha que você é um

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Suponha que você é um analista de mercado e foi convidado para atuar no setor de exportação desta empresa. Seu gerente solicitou que você investigasse linhas de crédito para exportar aço para Singapura, orientando que buscasse a modalidade de financiamento que mais bem se adequaria à empresa.
Nas linhas de financiamento temos dois meios de exportação: a fase pré-embarque, responsável pelos recursos que auxiliam os exportadores e a fase de pós-embarque que é a comercialização. Diante disso, tem-se varias modalidades de financiamento, dentre as quais destaca-se:
ACC (ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CÂMBIO) – esta modalidade ocorre na fase de produção, ou seja, pré-embarque. Transcorre diretamente com um banco habilitado a lhe dar com o câmbio, quando o exportado requisita um adiantamento no valor do contrato de câmbio. 
ACC (ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATO DE CAMBIO INDIRETO) – é onde exportador pode financiar externamente a produção com contratação em dólar ou em real, que concede o prazo máximo de 360 dias antes das mercadorias serem embarcada para a exportação.
ACE (ADIANTAMENTO SOBRE CANAIS ENTREGUES) – esta modalidade é caracterizada pelo fato de ser semelhante a ACC. Porem, a tempo de contratação se entende até 390 dias.
PROEX (PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ÀS EXPORTAÇÕES) – nessa modalidade, a gestão responsável pelo programa está mister do Banco do Brasil, em que o Governo Federal utiliza como ferramenta para o suporte das exportações brasileiras na fase de comercialização (pós-embarque. Embora, os custos se assemelhem aos do mercado internacional, essa modalidade tem dois métodos de credito: financiamento e equalização. 
PROGER exportação - é o tipo de financiamento de primeira linha que age em conjunto com o Banco do Brasil e a Caia Econômica Federal, na qual, são exportações referentes a produção nacional. Engloba despesas tais como pacotes de viagem em feiras e em eventos comerciais dentro e fora do país, despesas com viagens aéreas, hospedagem, transporte e entre outros.
BNDES (BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO SOCIAL) – é considerado como uma das linhas de créditos que mais funciona, pois promove uma dinamização nas exportações. Além disso, considera-se como um agente de suma importância do contexto governamental, pois possibilita de forma econômica impulsionar as exportações. Assim, as linhas são: pré-embarque, pré-embarque ágil, pré-embarque especial, pré-embarque empresa âncora e pós-embarque.
Contudo, a que mais seria adequada para empresa, é a do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

Continue navegando