Buscar

AOL 6ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - metodologia da pesquisa - Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPORTANCIA DA PRÁTICA CIENTIFICA 
Clarice Da Silva Correa
04060567
Farmácia
O período de graduação, além de conhecimentos específicos sobre o curso vigente, agrega inúmeras informações e conhecimentos que são levados para todo o percurso educacional após este período, no que concerne a pós-graduação. Sendo assim, muitos alunos de cursos iniciais vêm sem uma base cientifica ou noção de metodologias que serão aplicadas, como as regras da ABNT, na maioria dos casos o primeiro contato com as regras se dá na graduação, isso gera estranhamento do aluno para com um novo sistema de ensino a ser aplicado. No período de transição entre escola e universidade, não se elucida que a normatização é um importante instrumento para o desenvolvimento do fluxo informacional, viabilizando uma melhor compreensão entre as partes que a produzem e a que avalia (FREITAS, 2012)
O parágrafo objetiva indicar ao leitor, de maneira analítica, as diferentes partes da composição de um determinado trabalho. No que concerne a estrutura de um parágrafo, existem variantes em sua organização, pois, os parágrafos iniciais de um texto são introdutórios, mais adiante as ideias são mais voltadas ao núcleo do conteúdo, ao que se quer expor de fato, e consequentemente vem a conclusão das ideias ao final de um trabalho. Essas três variantes ficam dispostas não apenas durante o trabalho, e sim dentro do parágrafo. Sendo assim, sua estrutura está disposta em três partes básicas, a ideia geradora da discussão, as ideias secundárias que discutem as ideias iniciais geradoras da discussão e a conclusão que reafirma a ideia inicial ou contrapõe-se a partir de evidencias coletadas durante a pesquisa. Os parágrafos geralmente são dispostos em um tamanho ao qual a ideia da conclusão não se encaixa, isso porque muito por conta da estética, os alunos são orientados a produzirem parágrafos curtos (ABREU et al., 2015)
O choque de diferenças entre as produções de trabalhos escolares e na graduação causam angustia ao aluno, principalmente no que concerne a formatação nas normas da ABNT, e para que isso seja minimizado, deve-se desenvolver suas competências na leitura, interpretação e escrita, bem como habilidades de autoria, sendo este ultimo relacionado ao plágio, que é muito cobrado a não ser cometido, vide que caracteriza-se como uma prática criminosa se não dado o crédito necessário ao produtor original da ideia. Deve-se buscar aprimoramento com cursos extra curriculares, vide que durante a vida acadêmica pode-se encontrar diversos meios de se adquirir este conhecimento. 
Referências:
ABREU, C.B.; et al. O estudo do parágrafo para a construção do texto argumentativo Revista Línguas & Ensino, v.1, p.141-153, 2015.
FREITAS, T.C.S. A percepção dos discentes sobre as dificuldades na produção do trabalho acadêmico. IX AMPEDSUL, seminário de pesquisa da educação da região sul. 2012.

Outros materiais