Buscar

Direitos Humanos

Prévia do material em texto

Direitos Humanos
 O Brasil teve uma evolução ao que se refere ao preconceito por homofobia, entretanto ainda temos um caminho bem longo e ser percorrido. A Lei para os crimes de discriminação foi criada em 1989, isso pode ser considerada uma grande vitória por não ter nenhuma legislação que punia os crimes de preconceito por raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
 Mesmo diante de algumas melhorias o Brasil é líder na estatísticas de morte por homofobia e transfobia, isso sem contar os casos que não foram registrados como crime de discriminação.
Outro vitória da comunidade LGBTI+ que ocorreu em Maio de 1990, é a aprovação da Assembleia Geral da Organização Mundial da saúde que oficializou a retirada do homossexualismo da Classificação Internacional de Doenças.
 No mês de Junho de 2018 temos um fato que entrou pra história da comunidade LGBT+, em 2022 entrará em vigor que a transexualidade deixa de ser considerada um transtorno e sim uma condição. Também podemos citar o casamento homoafetivo que foi aprovado em maio de 2013.
Mesmo com todas essas conquistas, ainda temos no mundo diversos países que ainda possuem leis que consideram crimes as relações homossexuais e a minoria possuem algum tipo de Lei para a proteção da discriminação por orientação sexual. 
 Com esse pensamento de muitos países e consequentemente muitos da população concordam, temos um alto índice de violência por ativistas que disseminam o ódio.
 Os Direitos Humanos possuem um papel de muita importância, protegendo a comunidade LGBT+, brigando por Leis que protejam e melhore as condições de violência. 
 Perante a Lei somos todos iguais, porém se não tivemos leis mais rígidas e específicas que protejam qualquer tipo de discriminação não iremos conseguir combate os crimes com efetividade, e continuaremos a ter casos que ficam impune e continuaremos sendo um dos países com mais morte por homofobia e transfobia no mundo.
Referência:
“ Direitos humanos e diversidade sexual e de gênero no Brasil, Disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/direitos-humanos/direitos-humanos-e-diversidade-sexual-e-de-genero-no-brasil-avancos-e. Acesso em: 17 de ago. 2020”

Continue navegando