Buscar

Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de Risco e 
Impactos Ambientais - CT
Aluno (a): 
Data: 19/08/2019
Avaliação Final
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação Final (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
1. Assinale a alternativa incorreta com relação a Política Nacional de Meio Ambiente quanto a seus princípios:
a) Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
b) Planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais;
c) Recuperação de áreas degradadas;
d) Educação ambiental no ensino formal, objetivando capacitar para participação ativa na defesa do meio ambiente.
e) Controle e zoneamento das atividades potenciais ou efetivamente poluidoras.
2. Assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso para a seguinte definição.
(V) Poluição é a alteração adversa das características do meio ambiente.
3. Assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso.
(F)	 A ISO 9000, responsável pela metodologia de gestão ambiental mais famosa do mundo, ensina que é possível também a obtenção de benefícios na avaliação do impacto ambiental, definido por essa norma como: “Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produ- tos ou serviços de uma organização”.
(V)	A abordagem descrita na Lei nº 6938/81, estão especificados mais claramente os pontos a serem observados para a prevenção de impactos ambientais negativos, decorrentes de profundas alterações por meio da poluição e da degradação ambiental.
(F)	Impacto direto: são os impactos secundários e que ocasionam outras reações em cadeia. Exemplo: os impactos na economia (atividade pesqueira e turismo), social (desemprego) e ambiental (contaminação de fauna e flora) em razão da poluição do mar.
(V)	Impacto estratégico: quando o efeito surge em uma localidade regional ou área específica, com probabilidade de impactos a uma coletividade restrita e ao seu redor; exemplo: poluição atmosférica de uma indústria siderúrgica de um parque industrial, ameaçando a saúde pública e os ecossistemas locais.
4. Existem várias atividades produtivas em que a utilização da água é essencial, podendo gerar líquidos residuais orgânicos (agroindústria) ou inorgânicos (indústria química), por meio dos quais as empresas devem realizar a análise de DBO (Demanda Bioquímica do Oxigênio) ou DQO (Demanda Química do Oxigênio), a fim de estabelecer condições seguras de suas propriedades e que não venham causar mortandade de peixes, riscos à saúde e desequilíbrios ecológicos aos ecossiste- mas, além de prejuízos econômicos e sociais.
 Com relação a DBO e DQO, assinale ( V ) Verdadeiro ou ( F ) Falso:
(V) A diferença entre DBO (Demanda Bioquímica do Oxigênio) e DQO (Demanda Química do Oxigênio) é que o primeiro avalia a oxidação mediante reações químicas, enquanto o segundo analisa a oxidação da matéria orgânica e outros compostos por meio da ação de microrganismos.
5. Marque a alternativa incorreta referente a risco e perigo, conforme o material da aula estabelece:
a. O termo perigo implica a probabilidade de efeitos adversos ocorrerem em dada situação. O termo risco denota a medida desta probabilidade.
b. As duas últimas décadas foram marcadas por diversas tentativas de aumentar o rigor na condução da estimativa de riscos. Hoje, este processo é chamado de avaliação quantitativa do risco, ou, mais comumente, avaliação do risco.
c. Em 1989 a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a EPA, adotou um procedimento formal para a realização de avaliações de perigo básico (U.S. EPA, 1989). O procedimento inclui a coleta e a análise de dados, a avaliação da toxicidade e da exposição, e a caracterização do perigo.
d. A análise das informações esclarece as características do local de estudo, tais como carac- terísticas do solo ou as movimentações do ar e das águas subterrâneas. Estes dados ajudam a identificar as rotas e pontos de exposição mais importantes para a avaliação do risco.
6. Assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso.
(V)	A avaliação do efeito dose-resposta para a identificação perigo, utiliza informações qualitativas sobre a dose de um contaminante e as relaciona com a incidência de reações adversas na população exposta.
(F)	A DL50 é definida como a dose capaz de matar 25% dos animais de uma população.
(V)	A análise de dados coletados em determinado local permite identificar as principais substâncias capazes de trazer riscos à saúde humana. Esta etapa inclui a obtenção de informações gerais e es- pecíficas do local, a identificação preliminar dos riscos da exposição de seres humanos e do ecos- sistema (com base em amostragens), e o desenvolvimento de uma estratégia de coleta de amostras.
(V)	Toxicidade crônica é o efeito adverso com início rápido, duração breve e sintomas agudos, Toxicidade aguda é o efeito adverso de manifestação normalmente lenta e cujos sinais nem sempre são percebidos.
7. Avaliação de Risco requer conhecimento técnico e cientifico para qualifcar e quantificar suas probabilidades e consequencias danosas. Assinale ( V ) Verdadeiro ou ( F ) Falso corerente a risco real do risco potencial.
	
(F) atividade nuclear realizada em Chernobyl era um risco potencial e o acidente se caracterizou como um risco real.
(V) trabalhadores que exercem atividade de radiologia é um risco potencial.
(V) o risco é o produto da probabilidade do acidente acontecer, multiplicado pelas consequências previstas.
(V) as comunidades convivem expostas aos riscos e os mesmos dependem de fatores econômicos, sociais, culturais e éticos.
8. Com base nas Resoluções Conama, marque a incorreta:
a) CONAMA nº 05/88 dispõe sobre Licenciamento de Obras de Saneamento;
b) CONAMA nº 237/97 regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional do Meio Ambiente;
c) CONAMA nº 10/90 dispõe sobre o Licenciamento de Atividade Mineral da Classe I.
d) CONAMA nº 08/88 dispõe sobre Licenciamento de Atividade Mineral, uso de mercúrio metálico e do cianeto.
9. Acima de tudo, a recuperação de áreas degradadas encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, em seu art. 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
Marque alternativa correta.
a) § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;
b) § 1º - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei;
c) § 2º - Aquele que explorar recursos florestais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei;
d) § 2º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
10. Referente a Poluição do Solo, marque a alternativa incorreta.
a) Materiais como tijolos, vasilhames plásticos e pneus são exemplos de resíduos inertes, pois não se decompõem facilmente; no caso dos materiais de construção civil, é essencial a implantação de uma coleta seletiva criteriosa para o reaproveitamento de parte dos resíduos, que geralmente vêm misturados com outros tipos de rejeitos do setor (plástico, papelão, fios, canos, conduítes e detritos em geral).
b) A erosão é o desgaste do solo pelo seuuso indiscriminado e imoderado, que, em um processo sem interrupção, pode avançar para de desertificação anos depois.
c) Resíduos orgânicos são materiais de fácil decomposição (biodegradáveis) e representam riscos à saúde pública em razão da disseminação de doenças por microrganismos e vetores, da emanação de gás metano na atmosfera e da percolação de chorume no solo e nas águas subterrâneas.
d) Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas; existe também o necrochorume, que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres.
Avaliação Final: Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais - CT

Continue navegando