Buscar

PROVA GERAL DE ECONOMIA

Prévia do material em texto

Prova de Economia - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Estudamos em nosso livro da disciplina sobre o Pleno emprego que significa o grau máximo de utilização dos recursos produtivos, materiais e humanos de uma economia. O Pleno Emprego é conhecido como o mais alto nível no uso de forças produtivas da economia, principalmente no uso de trabalho, enquanto se encontra em expansão. Este cenário é considerado na macroeconomia quando toda a mão-de-obra, qualificada ou não, pode ser empregada devido ao grande impulso que deixa a economia em equilíbrio.
Em uma economia dinâmica e que sofre constante mudança é muito difícil que ocorra a eliminação total do desemprego. 
Sobre as razões para que o desemprego não seja totalmente eliminado, analise as afirmações a seguir.  
I. Há atividades, como a agricultura, que não ocupam continuamente a mesma força de trabalho.
II. Indicadores não confiáveis dos órgãos que fazem as pesquisas.
III. Muitas pessoas podem optar por viverem desempregadas.
IV. É necessário certo tempo para que as pessoas troquem de emprego.
Assinale a alternativa correta:
A - As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
B - Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
C - Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. (RESPOSTA)
D - Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
E - Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Questão 2 de 10
Em nossos estudos aprendemos que se obtém uma indicação de aumento de produção de determinada empresa quando os insumos (bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço) são aumentados proporcionalmente. Chamamos isto de “rendimentos de escala” e se apresentam como podem ser crescentes, constantes e decrescentes. Abaixo, relacione o “tipo de rendimento” na coluna da esquerda com suas respectivas características, indicadas na coluna da direita.
I. Rendimentos crescentes de escala ou economias de escala
II. Rendimentos constantes de escala
III. Rendimentos decrescentes de escala
A. Verificam quando a variação do produto e idêntica a variação da quantidade de fatores.
B. Significam que a variação do produto e menor do que a variação dos fatores de produção utilizados.
C. Ocorrem quando a variação na quantidade do produto e proporcionalmente maior do que a variação na quantidade utilizada de fatores.
Assinale a única alternativa que faz todas as associações corretas:
A - I–A, II-B, III-C.
B - I–A, II-C, III-B.
C - I–B, II-C, III-A.
D - I–C, II-A, III-B. (RESPOSTA)
E - I–C, II-B, III-A.
Questão 3 de 10
O Governo tem a função de produzir bens e serviços públicos para atender às necessidades sociais através dos mecanismos de que dispõe, tais como a tributação e os gastos públicos, de modo que contribua para uma melhor qualidade de vida da sociedade.  Com o desenvolvimento da sociedade, a tendência é um aumento no consumo dos bens e serviços para satisfazer as necessidades tanto coletivas quanto individuais. Estes bens e serviços podem ser produzidos apenas pelo setor privado, apenas pelo setor público e ainda existem os bens que são oferecidos à sociedade tanto pelo setor privado quanto pelo setor público. Destacam-se, então, nesta análise, os bens públicos e os bens semipúblicos. 
Sobre os bens semipúblicos, analise as afirmações a seguir: 
I. São excludentes, mas podem ser ofertados pelo mercado ou pelo governo.
II. Possuem parte das características dos bens públicos e são definidos pelo mérito da sua oferta.
III. Possuem como característica crucial a sua capacidade de gerar externalidades negativas relevantes.
IV. Benefícios advindos de seu consumo não se internalizam integralmente pela pessoa que o consome, tendo uma capacidade de repercussão por toda a sociedade.
V. São chamados de meritórios pelo fato de serem disponibilizados às pessoas que adquirem mérito para tal, sendo um exemplo a Universidade Pública, onde somente aqueles que possuem o mérito de passar no vestibular é que terão o mérito de cursar gratuitamente o ensino superior.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B - Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras. 
C - As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
D - Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras. (RESPOSTA)
E - Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. 
Questão 4 de 10
John Maynard Keynes foi um economista que publicou sua obra durante um período de grande instabilidade, quando as teorias existentes já não conseguiam mais explicar e trazer algum tipo de solução que fosse satisfatória. Com sua teoria, Keynes deu início à chamada revolução keynesiana, uma vez que seu livro causou grande impacto. Sobre a Escola Keynesiana assinale a alternativa correta:
A - A Escola Keynesiana surge em meados do século XIX para contrapor aquilo que foi implantado pela escola Marxista, que desvendou o funcionamento geral do sistema e a economia política passou a ver o capitalismo apenas como um modo de produção historicamente determinado, sujeito a um processo de superação.
B - John Maynard Keynes foi seu principal expoente e em sua obra “O Capital”, desenvolveu o conceito de mais-valia, que representa a diferença entre o valor das mercadorias e o valor pago à força do trabalho.
C - Nesse período foi desenvolvido o pensamento que afirmava que a questão das trocas de mercadorias depende da produção, ressaltando que a oferta criaria sua própria procura. Nesse caso, o aumento da produção resultaria em aumento dos salários e lucros que seriam gastos na compra da produção.
D - O principal livro publicado durante esse período foi o “Ensaio Sobre a População”, publicado por John Maynard Keynes, que mostrava que os problemas da sociedade estavam relacionados ao excesso populacional. Em termos matemáticos, Keynes afirmava que a população crescia em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, o que ocasionaria a falta de alimentos a todos.
E - Surge em resposta a crise de 1929 e a consequente Quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1930, mostrando que toda a lei desenvolvida por Jean Baptiste Say não funcionou, pois a suposição de que toda a renda seria gasta no consumo não era verdadeira. Que havia os vazamentos da renda, como poupança e impostos. (RESPOSTA)
Questão 5 de 10
O mercado de fatores de produção está diretamente relacionado com o mercado de bens e serviços. Isso ocorre, pois a demanda do mercado de fatores de produção depende diretamente da demanda do mercado de bens e produtos. Por consequência, caso ocorra qualquer queda na demanda de um determinado produto, o mercado de fatores de produção também sofrerá uma queda, pois não terá como produzir a quantidade regular, considerando a situação do outro mercado. Pode ser constituído por quatro estruturas distintas: a concorrência perfeita, o monopsônio, o oligopsônio e o monopólio bilateral. Sobre o mercado de fatores de produção, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O modelo conhecido como monopsônio, caracteriza-se por ser o modelo onde só existe um vendedor, não tendo o produto um substituto próximo, tendo, portanto, a empresa o poder de determinar o preço.
II. Um exemplo de monopólio bilateral pode se dar no mercado de vacinas, onde somente uma empresa tem a capacidade de produzir uma determinada vacina e somente o governo tem a capacidade de comprar essa determinada vacina.
III. O oligopsônio caracteriza-se pela presença de poucas empresas vendedoras de produtos e serviços. Nesse mercado, as empresas se reúnem para determinar o preço.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas nas afirmativas I e II.
B - Apenas nas afirmativas II e III.
C - Somente na afirmativa I.
D - Somente na afirmativa II. (RESPOSTA)
E - Somente na afirmativa III.
Questão 6 de 10
A oferta de mercado pode ser entendida como tudo aquilo que os produtores buscam oferecer aos consumidores, em determinado período de tempo. Tem relação estreita com o preço do produto e a quantidade no mercado. Em relação à oferta de mercado, analise as afirmativase em seguida assinale a resposta correta:
I. A relação entre a quantidade ofertada e o preço do bem é inversamente proporcional. Portanto, se o preço do bem aumentar, a tendência é a oferta diminuir e caso o preço diminua, a tendência é a oferta aumentar.
II. A oferta de mercado pode ser conceituada como “as várias quantidades que os produtos desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo” e tem como variáveis que influenciam a oferta: o preço do bem, o custo dos fatores de produção e a tecnologia.
III. Tanto a relação entre a quantidade ofertada e o custo dos fatores de produção, quanto a relação entre a quantidade ofertada e a tecnologia são diretamente proporcionais, ou seja, a medida em que um fator aumentar, o outro também aumentaria.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas nas afirmativas I e II.
B - Apenas nas afirmativas II e III.
C - Somente na afirmativa I.
D - Somente na afirmativa II. (RESPOSTA)
E - Somente na afirmativa III.
Questão 7 de 10
Quando estudamos sobre sistema econômico, conhecemos diversos conceitos, elementos bem como sua classificação. Há diversos elementos básicos que envolvem todo este sistema. Abaixo, leia e analise as alternativas e sem seguida assinale a alternativa correta que indique quais são “elementos que compõe um sistema econômico”:
A - Complexo de unidades produtivas e conjunto de instituições econômicas, sociais, políticas, jurídicas e sem fins lucrativos.
B - Estoque de recursos produtivos, complexo de unidades industriais e conjunto de instituições econômicas e jurídicas.
C - Estoque de recursos produtivos, complexo de unidades produtivas e conjunto de instituições econômicas, sociais, políticas e jurídicas. (RESPOSTA)
D - Estoque de recursos produtivos, complexo de unidades produtivas e conjunto de instituições políticas, jurídicas e sustentáveis.
E - Estoque de recursos produtivos, conjunto de empresas jurídicas e de pessoas físicas.
Questão 8 de 10
De acordo com seus estudos sobre "Produção, custos e maximização do Lucro", a produção consiste no processo de transformação dos fatores de produção em bens ou serviços. A produção se dá com a combinação dos recursos naturais, mão de obra, equipamentos e processos de produção em quantidades adequadas na fabricação dos produtos finais.
Com base nesse referencial teórico, analise as afirmativas que se seguem.
I. O que diferencia a produção de curto e longo prazo é a quantidade de fatores de produção fixos. Enquanto no curto prazo todos os fatores de produção são variáveis, a produção em longo prazo é aquela em que ao menos um dos fatores de produção é fixo.
II. No que diz respeito à eficiência nos métodos de produção, em uma visão tecnológica, é mais eficiente aquele método com menos insumos, ao passo que, em uma visão econômica, é mais eficiente aquele método que tem menos custo.
III. A produtividade média do fator pode ser definida como o resultado da divisão do produto total pela quantidade utilizada do fato.
Assinale a alternativa correta:
A - I e II, apenas.
B - II e III, apenas. (RESPOSTA)
C - I, apenas.
D - II, apenas.
E - III, apenas.
Questão 9 de 10
O modelo substitutivo da importação somente ocorre quando o volume e a composição das importações representam uma reserva de mercado suficiente para justificar a implantação de uma série de indústrias substitutivas, além do fato de o sistema já possuir um grau de diversificação da sua capacidade, capaz de dar uma resposta adequada ao impulso externo. Sobre o processo de substituição da importação, analise as sentenças abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I. De acordo com a orientação Keynesiana de intervenção do Estado no domínio econômico, o Estado deveria ter quatro funções: Adequação do arcabouço institucional à indústria, geração de infraestrutura básica, fornecimento dos insumos básicos e captação e distribuição da poupança.
II. Com a Segunda Guerra Mundial fica evidenciado a tendência do mercado em descentralizar, enfatizando ainda mais o processo de globalização.
III. O processo brasileiro de industrialização ocorreu de maneira monopolista, uma vez que, principalmente durante o Governo Vargas, o Estado passou a intervir diretamente sobre esse processo.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas as afirmativas I e III. (RESPOSTA)
B - Somente na afirmativa I.
C - Somente na afirmativa II.
D - Somente na afirmativa III.
E - Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 10 de 10
A existência de um monopólio significa que há apenas um produtor/vendedor de um determinado produto no mercado, não há produto substituto próximo e barreiras à entrada de novas empresas bloqueiam o surgimento de concorrentes.
A curva de demanda da firma monopolista é a própria curva de demanda do mercado, pois a firma é única no mercado.
image.png 53.97 KB
Julgue as asserções abaixo com base no assunto apresentado acima:
Empresas monopolistas são capazes de obter lucros relativamente maiores do que empresas que atuam em outras estruturas de mercado e conseguem manter seu maior lucro por mais tempo.
Porque
Empresas monopolistas possuem poder de mercado e são capazes de determinar o preço de equilíbrio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
B - A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
C - As asserções I e II são falsas.
D - As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II justifica a primeira. (RESPOSTA)
E - As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II não justifica a primeira.

Continue navegando