Buscar

Apresentação Biotecnologia: Bioprospecção e biodiversidade

Prévia do material em texto

USO DA BIODIVERSIDADE
-BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA
-BIOPROSPECÇÃO
Engenharia ambiental e sanitária
UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
ALUNOS:
Aparecido José Raimundo 37102
Danilo Hardem 38468
Hugo Ribeiro 38471
PROFª:
JOELLITON DOMINGOS DE OLIVEIRA
Biodiversidade
O conceito de biodiversidade inclui todos os produtos da evolução orgânica, ou seja, toda a vida biológica no planeta, em seus diferentes níveis – de gens até espécies e ecossistemas completos –, bem como sua capacidade de reprodução. Corresponde à "variabilidade viva", ao próprio grau de complexidade da vida, abrangendo a diversidade entre e no âmbito das espécies e de seus hábitats. 
Biodiversidade
A diversidade da vida é elemento essencial para o equilíbrio ambiental planetário, capacitando os ecossistemas a reagirem melhor às alterações sobre o meio ambiente causadas por fatores naturais e sociais, considerando que, sob a perspectiva ecológica, quanto maior a simplificação de um ecossistema, maior a sua fragilidade
Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos microscópicos e de microrganismos.
Biodiversidade
A biodiversidade oferece também condições para que a própria humanidade adapte-se às mudanças operadas em seus meios físico e social e disponha de recursos que atendam a suas novas demandas e necessidades.
A biodiversidade investe-se de um duplo significado: enquanto elemento essencial de suporte à vida e enquanto reserva de valor futuro. 
Emergência recente da problemática da perda de biodiversidade
Crescentes segmentos da sociedade em geral, a respeito da urgência e da importância de se tomarem medidas de maior alcance visando a resguardar a existência das diferentes formas de vida na Terra;
Nesse contexto, a motivação determinante para o recente alarde em torno da questão da biodiversidade vem sendo a possibilidade, através do avanço da fronteira científico-tecnológica, de manipulação da vida ao nível genético, potencializando largamente seus usos e aplicações e ampliando o interesse de importantes segmentos econômicos e industriais na biodiversidade como capital natural de realização futura.
Biodiversidade
Dessa perspectiva, é principalmente como matéria-prima das biotecnologias avançadas que a biodiversidade assume hoje um caráter estratégico, valorizando-se nem tanto a vida em si, mas a informação genética nela contida.
BIOTECNOLOGIA 
 De modo geral a biotecnologia é uma área da ciência voltada à utilização de sistemas e organismos vivos na criação e melhoria de técnicas e produtos.
Empresas de biotecnologia são aquelas cuja atividade comercial principal é a aplicação tecnológica que utiliza organismos vivos, sistemas ou processos biológicos, nas pesquisas de desenvolvimento, na manufatura ou na provisão de serviços especializados. 
Podem ser divididas em várias categorias: saúde humana, saúde animal, agricultura, meio ambiente, bioenergia entre outros.
BIOTECNOLOGIA
No caso das biotecnologias, a diversidade biológica e genética é matéria-prima básica para os avanços que se observam nessa área, sendo transformada de mero recurso natural em recurso informacional.
Os avanços científicos nesses campos motivam grandes esperanças de que possam contribuir para prevenir ou combater doenças e disfunções até então causadoras de grandes males à humanidade e para multiplicar a oferta de alimentos de modo geral, do mesmo modo que prometem elevados ganhos econômicos com os novos produtos daí gerados.
Bioprospecção 
O termo bioprospecção é definido como "o método ou forma de localizar, avaliar e explorar sistemática e legalmente a diversidade de vida existente em determinado local". Essa prática vem sendo amplamente debatida nos últimos tempos por ser uma nova forma de investimento das grandes empresas farmacêuticas e bioquímicas que vêem a biodiversidade existente nos países tropicais, subtende-se justamente a maioria dos países em desenvolvimento, uma grande fonte de lucro.
A prática de bioprospecção pode ser dividida em:
Prospecção química: uma das mais popularizadas e tem como objetivo a busca de informação química, presente nos compostos produzidos pelos seres vivos como meio de comunicação, defesa e intercâmbio de informações. As informações contidas nessas substâncias podem conter estruturas de especial interesse para a indústria farmacêutica na descoberta de novos medicamentos. Para ter uma noção de sua importânciaapenas recentemente foi produzido um antibiótico totalmente sintético. Todos os demais eram baseados em algum composto produzido naturalmente por algum organismo. Como exemplo de uso de substâncias provenientes de seres vivos de importância na área médica é a penicilina, produzida pelo fungo do gênero Penicillium. Outro exemplo é o uso da enzima taq polimerase, produzida por uma bactéria - a Thermus aquaticus - que vive em águas à temperatura de 75oC, na técnica denominada PCR (polymerase chain reaction).
A prática de bioprospecção pode ser dividida em:
Prospecção genética: a prática do melhoramento de cultivos tem feito uso constante da bioprospecção, levando à descoberta de tecnologias de fitomelhoramento através da transferência de genes de resistências e outras características de interesse para o aumento da produtividade. A prospecção genética permite também o melhoramento animal. Além disso, a introdução de genes de uma espécie em outra leva à produção de substâncias de interesse em um nível de maior facilidade de manipulação. Como exemplo, o gene para insulina humana, introduzido em bactérias que passaram a produzir esse hormônio; incorporação de genes de resistência à insetos e/ou locais com características extremas (alta salinidade) em vegetais de consumo humano.
A prática de bioprospecção pode ser dividida em:
Prospecção ecológica: a observação das relações entre os seres e dos seres com o meio pode levar a informações de extrema importância para a bioprospecção. O descobrimento de vários antibióticos, à partir da observação das interações entre microrganismos, principalmente fungos e bactérias; a própria taq polimerase, com a observação da existência de organismos capazes de viver em águas com temperaturas elevadas capazes de desnaturar proteínas e inviabilizar a sobrevivência de seres vivos, entre outros.
Google

Continue navegando