Buscar

Prova Online 2Ciencias Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Dado o contexto do Brasil colonial a ordem social vigente foi solapada e desintegrada pela própria força de sua expansão. Além disso, novas concepções de mundo foram impelidas, e a necessidade de interpretar a sociedade brasileira se propagou entre os intelectuais do país (FERNANDES, 1958).
Fonte: FERNANDES, F. A etnologia e a Sociologia no Brasil. São Paulo: Editora Anhambi, 1958.
Dito isso, assinale a alternativa que representa a ordem social vigente no contexto citado.
Escolha uma opção:
a. feudal
b. medieval
c. liberal
d. socialista
e. senhorial 
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Florestan Fernandes foi um importante nome da Sociologia crítica no Brasil. Podemos dizer que Florestan Fernandes é considerado um ícone no processo de consolidação e legitimação das ciências sociais. Os estudos do sociólogo fizeram com que a Sociologia brasileira conquistasse novos horizontes teóricos.
 
Diante disso, assinale a alternativa que define, da melhor maneira, a importância de Florestan Fernandes para a Sociologia brasileira.
Escolha uma opção:
a. Florestan Fernandes colabora de forma significativa para a construção do pensamento sociológico brasileiro, na medida em que, por influência do pensamento de Max Weber, desenvolve o conceito do homem cordial.
b. Com base em seus conhecimentos de ciência e física naturais, Florestan Fernandes faz relatos sobre a terra e a paisagem de Canudos, mas, principalmente, descreve a população sertaneja do nordeste brasileiro.
c. Florestan Fernandes torna-se importante para a Sociologia, porque, ao realizar vários estudos denunciando a integração dos índios na sociedade brasileira, busca delinear uma identidade latino-americana.
d. Florestan Fernandes resgata o ponto de vista crítico da Sociologia clássica e moderna, com base no marxismo, recuperando o ponto de vista crítico oferecido pelas condições de vida na sociedade de classes. 
e. Florestan Fernandes torna-se imprescindível para a Sociologia, porque, em sua produção acadêmica, ele apresenta um importante conceito que é a democracia racial. Segundo Fernandes, a miscigenação ocorre de uma forma pacífica.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda foi um dos importantes pensadores do período pós-1930 no Brasil, pois colaborou, de forma significativa, para a construção do pensamento sociológico brasileiro. Esse intelectual, que tem influência do pensamento de Max Weber, publicou, em 1936, o livro “Raízes do Brasil”. Em sua obra, Holanda faz uma “denúncia” com relação à formação do homem brasileiro.
 
Assinale a alternativa que melhor explica o conceito que expressa isso.
Escolha uma opção:
a. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na razão. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.
b. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma amabilidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o poder patrilinear.
c. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o poder patrilinear.
d. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma harmonia entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.
e. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo. 
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Octavio Ianni (2000), os intérpretes da realidade brasileira podem ser agrupados conforme os temas abordados ou classificados de acordo com critérios de pioneirismo e inovação. Diante disso, podemos destacar três diferentes fases durante a implantação da Sociologia no Brasil.
 
IANNI, O. Tendências do pensamento brasileiro. Tempo Social: revista de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, v. 12, n. 2, p. 55-74, nov. 2000. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12334/14111. Acesso em: 2 fev. 2019.
 
Assinale a alternativa que diferencia tais fases:
Escolha uma opção:
a. A primeira fase é representada por intelectuais e literatos dispostos a fazer uma leitura histórica sobre a realidade brasileira. A segunda fase agrega estudos sob uma das perspectivas metodológicas da pesquisa sociológica, que é a pesquisa de campo. E a terceira fase se caracteriza por uma Sociologia científica, consolidada como disciplina acadêmica. 
b. A primeira fase é representada por intelectuais dispostos a fazer uma leitura histórica sobre a realidade brasileira. Na segunda fase, existe uma preocupação de buscar novos métodos de pesquisa para a Sociologia. A terceira fase se caracteriza por uma Sociologia menos sistematizada.
c. A primeira fase se caracteriza por uma Sociologia acrítica. A segunda fase agrega uma das perspectivas metodológicas da pesquisa sociológica, que é a pesquisa de campo. E a terceira fase se caracteriza por uma Sociologia científica, consolidada como disciplina acadêmica.
d. A primeira fase é representada por intelectuais sem interesse na identidade da população brasileira. A segunda fase agrega uma das perspectivas metodológicas da pesquisa sociológica, que é a pesquisa de campo. E a terceira fase se caracteriza por uma Sociologia científica, consolidada como disciplina acadêmica.
e. A primeira fase é representada por intelectuais com pouco interesse na identidade da população brasileira. Na segunda fase, existe uma preocupação de buscar novos métodos de pesquisa para a Sociologia. A terceira fase se caracteriza por uma Sociologia menos crítica.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Os estudos em Sociologia envolvem a construção através de concepções do mundo, bem como a investigação da vida em coletividade. Por sua vez, a Sociologia também possui uma grande repercussão no território nacional. Sendo assim, devido à condição de colônia, o Brasil em suas fundações possui uma triste e vergonhosa participação na escravização e inferiorizarão étnica de povos africanos e indígenas.
Fonte: elaborado pelo professor.
De acordo com o texto base, assinale a alternativa que representa o processo pelo qual a sociedade brasileira passou devido à absorção de várias etnias, cujo tema é de grande relevância para os precursores da Sociologia brasileira.
Escolha uma opção:
a. Assimilação cultural
b. Luso-tropicalismo
c. Multirracialismo
d. Crisol de raças
e. Miscigenação 
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O intelectual mineiro Darcy Ribeiro se tornou conhecido por seus estudos sobre a comunidade indígena. O autor buscou compreender o que unia os brasileiros em uma identidade nacional e quais eram as principais características da formação cultural do nosso país.
 
Assinale a alternativa que melhor define a contribuição intelectual de Darcy Ribeiro para o desenvolvimento do pensamento social brasileiro.
Escolha uma opção:
a. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação
levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório são acolhedores para essa comunidade.
b. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo singular, isto é, à formação de um povo com pluralidade cultural menorizada, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade.
c. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade. 
d. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo sem identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade.
e. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro é contrário ao posicionamento de que o progresso civilizatório põe em risco essa comunidade.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O autor Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um intelectual mineiro que ficou conhecido pelos estudos realizados nas comunidades indígenas brasileiras. Além disso, ele demonstrou que o processo de miscigenação da população brasileira não foi pacifico e marca uma série de desigualdades na constituição cultural do país (RIBEIRO, 1995).
 
Fonte: RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
 
Em seus estudos o autor identificou ao menos dois elementos que contribuíram para a formação do povo brasileiro. Dito isso, assinale a alternativa que representa esses dois elementos.
Escolha uma opção:
a. organização socioeconômica e caldeamento
b. confluência e sociedade multiétnica
c. estratificação e entrechoque
d. entrechoque e caldeamento 
e. confluência e estruturação societária
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma e no corpo – há muita gente de jenipapo ou mancha mongólica pelo Brasil – a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro. No litoral, do Maranhão ao Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, principalmente do negro. A influência direta, ou vaga e remota, do africano. Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a marca da influência negra. Da escrava ou ama que nos embalou. Que nos deu de mamar [...]” (FREYRE, 1975, p. 283).
FREYRE, G. Casa-grande & senzala. 17. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.
 
Na citação apresentada, Gilberto Freyre demonstra o seu posicionamento sobre a miscigenação no Brasil, que constituiu uma democracia racial. Assinale a alternativa que melhor define esse conceito.
Escolha uma opção:
a. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “Casa-grande & senzala”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência harmônica entre colonizadores, negros e indígenas, motivada pelo branqueamento social, que, sob sua perspectiva, ocorreu por meio de conflitos, mas se colocava de forma igualitária na sociedade brasileira.
b. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “Casa-grande & senzala”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência harmônica entre colonizadores, negros e indígenas, motivada pela miscigenação, que, sob sua perspectiva, ocorreu pacificamente e se colocava de forma igualitária na sociedade brasileira. 
c. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “Casa-grande & senzala”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência exploratória entre colonizadores, negros e indígenas, motivada pela miscigenação, que, sob sua perspectiva, ocorreu por meio de conflitos, mas se colocava de forma desigual na sociedade brasileira.
d. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “Casa-grande & senzala”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência harmônica entre os colonizadores, mas a miscigenação entre povos negros e indígenas causou conflitos e desigualdades sociais. A igualdade ocorreu quando essas populações começaram a conviver cotidianamente.
e. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “A integração do negro na sociedade de classes”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência harmônica entre colonizadores, negros e indígenas, motivada pela miscigenação, que, sob sua perspectiva, ocorreu por meio de conflitos, mas se colocava de forma igualitária no Brasil.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A sociologia se consolidou como um conhecimento cientifico emergindo da modernização que aconteceu na Europa e posteriormente no Brasil. Essa implantação da sociologia brasileira aconteceu entre os séculos XIX e XX.
Fonte: Elaborado pelo professor.
De acordo como o texto, assinale a alternativa que representa um dos principais pilares que intensificaram no Brasil esta ciência dedicada ao estudo social.
Escolha uma opção:
a. Revolução social
b. Revolução cientifica
c. transformações social 
d. Revolução industrial
e. transformações intelectuais
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Florestan Fernandes (1920-1995) figurou entre os principais expoentes da Sociologia Brasileira. Suas contribuições se desenvolveram nas áreas da educação e raças, participando de movimentos de defesa da educação pública. Além disso, foi militante político e investigou o processo de modernização do Brasil e da América Latina.
 
Fonte: Elaboração do Professor.
 
Sobre as contribuições do autor para a ciência sociológica, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Fernandes fez uma síntese crítica das diferentes ideias dos teóricos expoentes da ciência sociológica realizando contribuições originais e abrindo possibilidades de reflexão.
II.  O autor fez com que a ciência sociológica ingressasse em um processo no qual todas as implicações teóricas e históricas de pensar a realidade social fossem assumidas no cotidiano de ensino e pesquisa.
III. Foi um intelectual importante da Sociologia crítica no Brasil, por colaborar para a institucionalização da disciplina.
IV. Defendia que era preciso definir com rigor e com clareza os métodos de pesquisa. A sistematização e a objetividade científica eram os elementos principais dessa fase.
 
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas.
Escolha uma opção:
a. I, II, III e IV. 
b. I, II, III.
c. I e III.
d. II, III e IV.
e. I, III, IV.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais