Buscar

lingua portuguesa- contextualizada, valeria souza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Mauricio de Nassau/ UNINASSAU- Garanhuns
Pedagogia
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Mirella Barbosa
Ana Maria da Cunha
Valéria de Souza Silva
Os textos literários tem um papel muito relevante no processo escolar, pois ela contribui na alfabetização e na formação de sujeito critico, assim podendo dizer que o texto literário conduz leitor a mundo imaginário, causando sentimentos e prazer aos sentidos dos homens, estimular a leitura desde cedo, não desperta apenas os sentimentos, mas, ajuda no desenvolvimento da leitura e escrita, auxiliando o processo de alfabetização,
A leitura deve ser incentivada desde bebê, com a ajuda dos pais, pois as crianças bem pequenas interessam pelas cores, formas e figuras que o livro possui e que mas tarde darão significados a elas, desta amaneira, quando a criança chegar a escola o desejo será despertado com mais facilidade o interesse pela leitura. Na educação infantil, ela tem uma importância para o desenvolvimento emocional, social, já no ensino fundamental, ela vem complementar a formação do individuo, sendo responsável pela estimulação da criatividade e auxiliar na construção de diversos conhecimentos, desta maneira deve ser rotina, mas não como conteúdo e sem uma leitura compartilhada no dia a dia, projetos, atividade de interpretação. 
Segundo uma das maiores autoras infanto-juvenis do Brasil, Ana Maria Machado, afirma que: “Ler é muito gostoso, só falta alguém que desperte esse interesse”, desta maneira, este papel pode ser assumido pelo professor, usando assim o livro com muita paixão, pois quando se trabalha com dedicação e com gosto fica fácil de envolver as turmas e despertar o gosto pela literatura brasileira, vale lembrar que muitos alunos só tem contato com esse tipo de material na escola.
Referencia:
A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos. Disponível em: https://www.sponte.com.br/a-importancia-da-literatura-para-o-desenvolvimento-dos-alunos/#:~:text=A%20literatura%20tem%20um%20papel,para%20o%20desenvolvimento%20dos%20alunos. Acesso em: 20 de março de 2021.
A literatura é o único instrumento realmente capaz de mudar o homem. Disponível em: https://www.revistabula.com/4209-a-literatura-e-o-unico-instrumento-realmente-capaz-de-mudar-o-homem/. Acesso em: 20 de março de 2021.
Como fazer uma boa mediação e formar novos leitores. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2018/04/16/como-fazer-uma-boa-mediacao-e-formar-novos-leitores/. Acesso em: 20 de março de 2021.
 Entrevista com Ana Machado- A literatura deve ser prazer. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/955/entrevista-com-ana-maria-machado. Acesso em: 20 de março de 2021.

Outros materiais