Buscar

Técnicas de conservação,( AVALIAÇÃO DISSERTATIVA)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:675917) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29044845
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A limpeza e a vigilância sobre os processos deteriorantes devem ser uma tarefa constante do profissional da Ciência da Informação frente aos acervos sob sua responsabilidade. A limpeza mecânica de um documento em suporte de papel exige uso de trinchas, pincéis, bisturis e borrachas e deve ser realizado folha a folha. Descreva a definição de higienização.
FONTE: COBRA, M. J. T. Pequeno dicionário de conservação e restauração de livros e documentos. Brasília: Edições Cobra Pages, 2003.
	Resposta Esperada:
*Higienização consiste em um processo de remoção de poeira, insetos e materiais estranhos aderentes aos objetos que os danificam ou de alguma forma contribuem para sua depreciação. *O material que deve fazer parte do equipamento para essa atividade é trincha com cerdas macia, juba ou bigode, *papel branco, tipo sulfite, ou mata-borrão, luvas descartáveis, máscara descartável e jaleco.
	2.
	A política nacional de arquivos públicos e privados, em seu artigo 8° parágrafo 3°, define os documentos permanentes como o "conjunto de documento de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados" (BRASIL, 1991, s.p.). Considerando o exposto, explique por que esses são documentos inalienáveis e imprescritíveis.
FONTE: BRASIL. Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial [da] União, 1991.
	Resposta Esperada:
*Os documentos têm caráter histórico e dependem do contexto e da finalidade que foram gerados para adquirir valores históricos. *Todo documento poderá ser reconhecido como histórico, *e isso dependerá do contexto, do tempo e do fato que o produziu.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando