Buscar

UNESA - AV1 - Direito Const Avançado - Sabado - respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do aluno (a)
Fabricio Lucas Alves
	
	
PROVA – AV1
	Data
24/04/2021
	Matrícula 201502473283
	
	Assinatura
	
	Disciplina
 Direito Const. Avançado
	Curso
 Direito
	
	Campus
Madureira
	Período
8º
	Turno
Manhã - Sábado
	Folha de Prova
	Professor
 Felice V. G. Filardi
	AV1 ( X ) 
	
OBSERVAÇÕES
	Todas as questões deverão ser respondidas na folha de resposta; As respostas deverão ser justificadas quando solicitado; A consulta nesta avaliação é autorizada somente ao Código Civil; Não serão consideradas respostas à lápis, a prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Estas questões serão avaliadas, levando em consideração os seguintes critérios: capacidade de: leitura e compreensão de textos; interpretação e aplicação do Direito; pesquisa e utilização da legislação e da doutrina quando autorizado o uso; correta utilização da linguagem – com clareza, precisão e propriedade e riqueza de vocabulário; utilização do raciocínio lógico, argumentação, persuasão e reflexão crítica; julgamento e tomada de decisões. A Revisão de prova será realizada na próxima aula, quando a presença do aluno é obrigatória. Não utilize branquinho ou corretor.
1ª(Questão) Um dos pilares do Estado Federal é a isonomia entre os entes federados. Por outro lado, da análise do texto da Constituição da República, percebe-se com facilidade que os Municípios foram sensivelmente desigualados em relação aos Estados, notadamente no que se refere aos seguintes pontos: 
a)	Não têm Poder Judiciário
b)	Não têm representantes no Congresso Nacional ou nas respectivas Assembleias Legislativas;
c)	Não podem criar Tribunais de Contas. 
Profundamente incomodado com o fato de que o seu Município estaria sofrendo fiscalização do Tribunal de Contas respectivo Estado, um determinado prefeito resolveu solicitar ao Diretório nacional de seu partido político que ajuizasse uma ADI, a fim de provocar a declaração de inconstitucionalidade do art. 31 parágrafo 4 da CRFB/88, alegando, para tanto, violação ao princípio federativo – art. 18 da CRFB/88, que, inclusive, é cláusula pétrea – art. 60, parágrafo 4, I da CRFB/88.
 Você como consultor jurídico do Diretório Nacional do referido partido, como se pronunciaria sobre a viabilidade da solicitação do Prefeito. ( 1,0 ponto)
Resposta: A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramentos do município. O chefe do Poder Executivo tem legitimidade para propor ação direta de inconstitucionalidade e somente se optar pela representação deve seu procurador juntar mandato com poderes especiais, o qual é dispensável em caso de se tratar de advogado público, procurador do município, o nosso sistema constitucional não admite o controle concentrado de constitucionalidade de lei ou ato normativo municipal em face da Constituição Federal; nem mesmo perante o Supremo Tribunal Federal que tem, como competência precípua, a sua guarda, art. 102
 
2ª(Questão) Qual o nome técnico ao fenômeno de remessa, pela Câmara ao Plenário, do recurso para análise da questão tida como inconstitucional?
Resposta: remessa de arguição
Explicação:
pelo que sei é esse o nome remessa de arguição que é enviada da câmara para o plenário para arguir sobre o controle de inconstitucionalidade.  
 
3ª(Questão) Assinale a alternativa correta: (1,0 ponto)
a) Ao Presidente da República compete suspender a execução da lei declarada inconstitucional pelo STF.
b) Ao Presidente da Câmara dos Deputados compete suspender a execução da lei declarada inconstitucional pelo STF.
c) Ao Conselho da República compete suspender a execução da lei declarada inconstitucional pelo STF.
d) Ao Senado Federal compete suspender a execução da lei declarada inconstitucional pelo STF.
 Resposta Letra – D - Ao Senado Federal compete suspender a execução da lei declarada inconstitucional pelo STF
4ª(Questão) O Presidente da República expede Decreto com o fim de regulamentar determinada lei federal. No entanto, o Decreto acaba por criar determinada obrigação não prevista na lei regulamentada. Em tal hipótese, o Congresso Nacional: ( 1,0 ponto)
a) Poderia revogar todo o decreto, por meio de Resolução.
b) Poderia revogar a parte do Decreto que criou a obrigação não prevista na lei, por meio de Resolução.
c) Poderia sustar parte do Decreto que criou a obrigação não prevista na lei, por meio de Decreto Legislativo.
d) Nada poderia fazer em relação ao Decreto, em respeito ao principio da separação dos Poderes.
Resposta letra – C - Poderia sustar parte do Decreto que criou a obrigação não prevista na lei, por meio de Decreto Legislativo.
5ª(Questão) No que concerne ao controle de constitucionalidade, assinale a opção correta: (1,0 ponto)
a) Controle de constitucionalidade consiste na verificação da compatibilidade de qualquer norma infraconstitucional com a Constituição.
b) O controle concentrado de constitucionalidade permite que qualquer Juiz ou tribunal declare a inconstitucionalidade de norma incompatível com a Constituição.
c) O controle difuso de constitucionalidade permite apenas o STF declare a inconstitucionalidade de norma incompatível com a Constituição.
d) O controle incidental de constitucionalidade origina-se do direito americano, tendo sido empregado pela primeira vez no famoso caso Marbury versus Madison, em 1803.
e) Entre os pressupostos do controle de constitucionalidade, destacam-se a supremacia da constituição e a flexibilidade constitucional.
Resposta letra – C - O controle difuso de constitucionalidade permite apenas o STF declare a inconstitucionalidade de norma incompatível com a Constituição.
6ª(Questão) No que concerne ao controle de constitucionalidade, assinale a opção correta: ( 1,0 ponto)
a) O controle incidental de constitucionalidade permite que apenas o STJ declare a inconstitucionalidade de norma incompatível com a constituição.
b) Controle de constitucionalidade consiste na verificação da compatibilidade de qualquer norma infraconstitucional com a constituição.
c) Entre os pressupostos do controle de constitucionalidade, destacam-se a supremacia da constituição e a rigidez constitucional.
d) O controle concentrado de constitucionalidade origina-se do direito norte-americano, tendo sido empregado pela primeira vez no famoso caso Marbury versus Madison, em 1803.
Resposta letra – C - Entre os pressupostos do controle de constitucionalidade, destacam-se a supremacia da constituição e a rigidez constitucional.
7ª(Questão) Com o objetivo de incrementar a arrecadação tributária, projeto de lei estadual, de iniciativa parlamentar, cria uma gratificação de produtividade em favor dos Fiscais de Rendas que, no exercício de suas atribuições, alcancem metas previamente estabelecidas. O projeto é aprovado pela Assembleia Legislativa e, em seguida, encaminhado ao Governador do Estado, que o sanciona. Com base no cenário acima, assinale a única resposta correta: ( 1,0 ponto)
a) a lei estadual é compatível com a Constituição da República, desde que a Constituição do Estado não reserve à Chefia do Poder Executivo a iniciativa de leis que disponham sobre aumento de remuneração de servidores públicos estaduais. 
b) a lei estadual é constitucional, em que pese o vício de iniciativa, pois a sanção do Governador do Estado ao projeto de lei teve o condão de sanar o defeito de iniciativa. 
c) a lei estadual é formalmente inconstitucional, uma vez que são de iniciativa privativa do Governador do Estado as leis que disponham sobre aumento de remuneração de servidores públicos da administração direta e autárquica estadual. 
d) a lei estadual é materialmente inconstitucional, uma vez que os projetos de lei de iniciativa dos Deputados Estaduais não se submetem à sanção do Governador do Estado, sob pena de ofensa à separação de poderes
Resposta letra – C - a lei estadual é formalmente inconstitucional, uma vez que são de iniciativa privativa do Governador do Estado as leis que disponham sobre aumento de remuneração de servidores públicos da administração direta e autárquica estadual.8ª(Questão) A luz da jurisprudência do STF, assinale a opção correta em relação ao exercício do controle concentrado em abstrato de constitucionalidade: (1,0 ponto)
a) Não é admitida a participação do amicus curiae na ADI;
b) É cabível a intervenção de terceiros na ADI;
c) De acordo com o STF, não é admissível o ajuizamento de ADI contra ato estatal de conteúdo derrogatório, ou seja, contra resolução administrativa normativa que incida sobre atos normativos;
d) Para ajuizar ADI, o partido político com representação no Congresso Nacional deve estar representado por advogado.
e) Resposta letra – D - Para ajuizar ADI, o partido político com representação no Congresso Nacional deve estar representado por advogado.
9ª(Questão) Considere que norma constante de Constituição estadual determine ser de iniciativa do governador do estado ou de qualquer membro da assembleia legislativa estadual lei complementar que discipline a política salarial do servidor público, fixando o limite máximo e a relação de valores entre a maior e a menor remuneração, bem como estabelecendo os pisos salariais das diversas categorias funcionais, a data-base do reajuste de vencimentos e os critérios para a sua atualização permanente. Nessa situação hipotética, a norma é: ( 1,0 ponto)
a) constitucional, pois cabe ao constituinte derivado decorrente limitar os poderes constituídos estaduais, em decorrência do princípio da supremacia da Constituição.
b) constitucional, pois não há, no sistema brasileiro, a possibilidade de se declarar inconstitucional norma constante de Constituição estadual, como se depreende do art. 60 da Constituição Federal.
c) inconstitucional, por ser competência privativa da União legislar sobre direito do trabalho, estabelecida no artigo 22, I, da Constituição Federal.
d) inconstitucional, por violar o art. 61, § 1.º, II, a e c, da Constituição Federal, que atribui privativamente ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de lei que disponha sobre servidores públicos e sua remuneração.
Resposta Letra – D - inconstitucional, por violar o art. 61, § 1.º, II, a e c, da Constituição Federal, que atribui privativamente ao chefe do Poder Executivo a iniciativa de lei que disponha sobre servidores públicos e sua remuneração.
10ª(Questão) Assinale a opção correta: ( 1,0 ponto)
a) Qualquer juiz de primeiro grau, turma ou câmara de Tribunal pode declarar a inconstitucionalidade de lei no sistema incidental ou concreto vigente no Brasil.
b) Os Estados-membros estão impedidos expressa ou implicitamente de instituir a ação direta de inconstitucionalidade por omissão e a ação declaratória de constitucionalidade.
c) A interpretação conforme a Constituição não pode ser utilizada no âmbito dos juízos e Tribunais ordinários, porquanto tal prática corresponde, efetivamente, a uma declaração parcial de inconstitucionalidade sem redução de texto.
d) A legitimidade da suspensão pelo Legislativo de ato do Executivo que exorbite dos limites do poder regulamentar é suscetível de verificação em sede de controle de constitucionalidade.
Resposta Letra – D - A legitimidade da suspensão pelo Legislativo de ato do Executivo que exorbite dos limites do poder regulamentar é suscetível de verificação em sede de controle de constitucionalidade.
Boa Prova
“O caminho para a vida é de quem guarda o ensino”
1

Continue navegando