Buscar

Teste de Conhecimentos 3

Prévia do material em texto

1.
		Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa INCORRETA. Na ação de guarda:
	
	
	
	a guarda é revogável, diferentemente da adoção.
	
	
	a guarda transfere, necessariamente, ao guardião, os atributos do poder familiar.
	
	
	a guarda não acarreta a perda do poder familiar.
	
	
	A guarda torna o menor sob guarda dependente do guardião para todos os efeitos de direito
	
Explicação:
O poder familiar não pode ser confundido com a guarda já que nem sempre quem detém o poder familiar possui a guarda da criança. Em caso de divórcio, por exemplo, a guarda pode ser concedida de forma unilateral para um dos pais, enquanto ambos continuam a ser detentores do poder familiar. Em caso de guarda compartilhada, ambos os pais detêm a guarda e o poder familiar.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Felipe, órfão de mãe e com 12 anos, está em acolhimento institucional, há mais de 2 anos tendo em vista que seu tem pai, não tem qualquer familiar ou vizinho que pudesse cuidar do filho, solicitou ao Juiz da Infância e da Juventude tal medida protetiva, pois necessitava de uma intervenção cirúrgica de urgência. E, desde então não há qualquer notícia de seu paradeiro. Agora, visando atender os termos do ECA, o qual estabelece prazo máximo de permanência em acolhimento institucional, o Ministério Público propõe destituição do poder familiar do genitor, por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar. Juarez, já habilitado para a adoção tem interesse de adotar Felipe, pois quando ia à instituição sempre conversavam amigavelmente e até marcavam novos dias de visita. Assim, Juarez ajuizou o pedido de adoção de Felipe para lhe fazer uma surpresa de aniversário. Entretanto, em audiência do processo de adoção, Felipe recusa-se em ser adotado. Tendo em vista a recusa o Juiz poderá:
	
	
	
	julgar suspenso o pedido de adoçãoaté que Felipe atinja a idade de 16 anos e então poderá manifestar-se quanto à adoção, por ser relativamente capaz;
	
	
	julgar improcedente o pedido de adoção de Juarez haja vista a ausência de requisito para a concessão do pedido, face ao não consentimento de Felipe;
	
	
	Julgar improcedente o pedido de Juarez pois já atingira 60 anos.
	
	
	julgar procedente em parte o pedido, haja vista que Felipe não pode permanecer por mais de 2 (dois ) anos em acolhimento institucional e concede a guarda provisória;
	
	
	julgar procedente o pedido de adoção haja vista a destituição do poder familiar de seu pai por estar em local incerto e não sabido e mãe já ser falecida;
	
Explicação:
A recusa de adolescente quanto ao pedido de adoção efetivado por Juarez não pode ser acolhido em Juízo, pois a manifestação expressa de aceitação ou de recusa pertencem ao rol de  requisitos legais a que o Juiz está obrigado a seguir, sob pena de NULIDADE ABSOLUTA., conforme se depreende do art. 45,§2º doECA. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A tutela é deferida, nos termos da lei civil, à pessoa de até:
	
	
	
	18 (dezoito) anos incompletos
	
	
	18 (dezoito) anos completos
	
	
	21 (vinte e um) anos completos
	
	
	16 (dezesseis) anos completos
	
	
	21 (vinte e um) anos incompletos
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre o Acolhimento Institucional no Direito da Criança e do Adolescente, assinale a única alternativa que NÃO se enquadra como característica deste tipo de Acolhimento:
	
	
	
	Sua determinação é de competência exclusiva da autoridade judiciária, salvo em casos emergenciais.
	
	
	Sua duração não deve exceder o prazo de dois anos, salvo em caso de prorrogação autorizada pela autoridade judiciária.
	
	
	Requer reavaliação a cada seis meses.
	
	
	Realizar-se-á no local mais próximo a residência dos pais ou responsável.
	
	
	Constitui uma das formas de privação de liberdade prevista pelo ECA.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Consoante o Estatuto da Criança e do Adolescente, os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público:
	
	
	
	qualquer que seja a origem da filiação
	
	
	desde que já existam filhos em comum
	
	
	desde que a filiação decorra do casamento
	
	
	desde que legítima a filiação
	
	
	desde que ilegítima a origem da filiação
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a alternativa CORRETA: Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, um casal estrangeiro, residente ou domiciliado fora do Brasil, que deseja formular pedido de colocação em família substituta em relação à criança brasileira, somente poderá fazê-lo através de:
	
	
	
	Guarda
	
	
	Tutela;
	
	
	Abrigamento;
	
	
	Internação.
	
	
	Adoção;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Célio e Joana, ambos com 37 anos de idade e casados desde 2001, adotaram Josimar, com 17 anos de idade, após regular procedimento perante a Vara da Infância e Juventude de Campina Grande ¿ PB. A sentença judicial que constituiu o vínculo de adoção foi proferida em dezembro de 2007 e imediatamente inscrita no Cartório de Registro Civil. Considerando a situação hipotética acima apresentada e a Lei n.º 8.069/1990 ¿ Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta quanto a adoção. (FUNDAC/PB 2008).
	
	
	
	O falecimento de Célio e Joana restabelecerá o poder familiar aos pais naturais de Josimar, o que ocorrerá com o encaminhamento da certidão de óbito dos pais adotantes ao Cartório de Registro Civil.
	
	
	Em razão de sua idade, é necessário o consentimento de Josimar no processo de adoção.
	
	
	O processo de adoção é nulo em razão da diferença de idade entre adotantes e adotado.
	
	
	Na certidão de nascimento de Josimar, constarão os nomes de Célio e Joana como pais adotantes e dos pais biológicos, para resguardar futura revogação da adoção.
	
	
	Josimar, mesmo após a adoção, terá direitos sucessórios em relação ao seus pais biológicos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Carlitos ficou órfão e está sendo criado por seu avô. Neste caso, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é possível afirmar que:
	
	
	
	Se tiver irmão vivo e capaz, caberá ao irmão à adoção
	
	
	Carlitos poderá ser adotado pelo avô
	
	
	tanto o avô quanto o irmão poderão adotar Carlitos
	
	
	O avô poderá exercer a tutela do neto
	
	
	Carlitos deverá ser adotado pelo avô
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando