Buscar

Avaliação ECA e Adolescente em Conflito com a Lei

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. As principais mudanças no atendimento a crianças e adolescentes ficaram evidentes a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Qual foi a principal mudança trazida por essas leis?
Os pais deixaram de ser culpabilizados por condutas inadequadas por parte dos menores, cuja responsabilidade passa a ser da sociedade e do Estado.
Crianças e adolescentes passaram a ser vistos a partir da perspectiva de proteção integral e enquanto sujeitos de direitos. (Alternativa correta)
A palavra “menor” passou a ser usada apenas para adolescentes infratores.
Tais legislações incorporam as instituições de atendimento do menor (FUNABEM E FEBEM), as quais passam a ser consideradas como serviços essenciais para atendimento aos menores.
2. Com o passar do tempo, alguns avanços foram ocorrendo no que se refere à atenção a crianças e adolescentes. Entre as décadas de 1940 e 1960, quais avanços podem ser apontados?
Aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto da Juventude.
Reformulação do Código de Menores.
Criação de órgãos federais para atuar junto à criança e ao adolescente, sendo inicialmente o Serviço de Atendimento ao Menor, seguido da instituição anos depois da Fundação Nacional do Menor e da Fundação do Bem-Estar do Menor. (Alternativa correta)
Criação de conselhos tutelares para amparo a menores infratores.
3. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos — SCFV é uma oferta socioassistencial que está situada na proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social — SUAS. Ele é um grande aliado no combate a situações de risco e vulnerabilidade, pois:
atende somente a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, cujos pais estejam em situação de extrema pobreza.
seu objetivo é atender famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
está diretamente vinculado à área da educação e se propõe a atender o público que apresenta mau comportamento na escola.
promove acesso às políticas setoriais e à participação cidadã, além de incentivar a convivência familiar e comunitária. (Alternativa correta)
4. O Estatuto da Criança e do Adolescente propõe a Doutrina da Proteção Integral. Em que consiste esse tipo de proteção?
Consiste no amparo a adolescentes infratores, desde o momento da abordagem, quando da constatação do ato infracional até a aplicação da medida socioeducativa.
Consiste no direito de crianças e adolescentes de serem acompanhados desde o nascimento até a vida adulta, quando já inseridos no mercado formal de trabalho.
Refere-se ao direito de ser atendido com prioridade nos estabelecimentos públicos, assim como na formulação de políticas públicas.
Refere-se ao direito de prioridade absoluta nas políticas públicas em todos os níveis e áreas. (Alternativa correta)
5. O Código de Menores dispõe sobre a assistência, proteção e vigilância a menores até 18 anos que se encontrem em situação irregular e aqueles entre 18 e 21 anos, nos casos expressos em lei. Qual é a finalidade principal desse Código?
Oferecer uma legislação especial para crianças e adolescentes de forma a tutelar menores infratores, abandonados e carentes. (Alternativa correta)
Proporcionar proteção à criança e ao adolescente, reconhecidos como indivíduos sujeitos de direitos.
Garantir direitos relativos à saúde, educação, habitação e segurança a todas as crianças e adolescentes.
Assegurar por meio de uma legislação específica amparo financeiro a crianças carentes.
6. O Serviço Social tem como objeto de atuação as expressões da questão social. Essa afirmação demonstra a importância desse conceito para a profissão. Diante disso, aponte a alternativa correta sobre a que se refere a expressão questão social.​​​​​​​
A questão social está relacionada somente ao empobrecimento da população com a qual o Serviço Social trabalha.
O surgimento da questão social relaciona-se com a industrialização e a exploração dos trabalhadores pelos donos do capital. (Alternativa correta)
A questão social é resultado do processo de aquisição de direitos pela classe trabalhadora.
As instituições de caridade são responsáveis pelo surgimento da questão social, pois realizavam o papel que deveria ser do Estado.
7. Atualmente, o acolhimento de crianças e adolescentes é balizado pelos princípios afirmados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A responsabilidade de ofertar os serviços de acolhimento estabelecidos pelo estatuto é da política de assistência social. Sobre os serviços de acolhimento, é correto afirmar que:
o serviço de acolhimento institucional pode ser executado de duas maneiras, em unidade de casa lar e em família acolhedora.
o acolhimento institucional difere do acolhimento em família acolhedora, pois o primeiro é ofertado somente em unidade de abrigo e o segundo em famílias previamente cadastradas.
o serviço de acolhimento pode ser realizado de duas maneiras, acolhimento institucional e acolhimento em famílias acolhedoras. (Alternativa correta)
o serviço de acolhimento em famílias acolhedoras é executado em unidade casa lar.
8. A roda dos expostos surgiu no Brasil no Século XVIII e perdurou até meados do século XX. Esse sistema era implantado nos muros das instituições, sendo formado basicamente por uma caixa de madeira, com um dispositivo dentro, de formato cilíndrico, com duas janelas, uma para o lado interno e outra para o lado externo. A pessoa que ia até o local para deixar a criança colocava o bebê dentro desse espaço e rodava o cilindro, o qual fazia um barulho característico anunciando que alguém havia abandonado ali um bebê. O que é correto afirmar sobre a roda dos expostos?
Sua existência era uma opção para salvar a vida de crianças rejeitadas. (Alternativa correta)
No período de existência das rodas dos expostos, a infância era reconhecida como prioridade, todas as necessidades eram supridas para que se tornassem adultos saudáveis.
Para deixarem crianças na roda dos expostos, as mulheres deveriam justificar o abandono.
Na roda dos expostos as irmãs de caridade eram as únicas responsáveis por cuidar das crianças abandonadas.
9. ) A juventude é uma importante fase da vida situada entre a adolescência e a idade adulta. Nesta perspectiva, foi aprovado o Estatuto da Juventude. Quais os principais direitos e garantias asseguradas por esse Estatuto?
Todos os direitos já assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente modificados e adequados para o público-alvo do Estatuto da Juventude.
Direitos fundamentais, igualdade, cidadania, participação social e política, assim como liberdade de expressão. (Alternativa correta)
O Estatuto da Juventude tem como foco o direito ao trabalho de forma a assegurar que essa parcela da população não seja excluída do mercado de trabalho.
Os direitos foram enunciados de forma ampla no Estatuto da Juventude, não sendo, portanto, delimitados de forma a assegurar todas as necessidades dos jovens.
10. O Serviço Social é uma profissão com um vasto campo de atuação. Em todos os espaços, cabe aos profissionais assistentes sociais desvendar as expressões da questão social para tratá-las à luz das três dimensões do Serviço Social, quais sejam: ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa, pois esses profissionais são preparados para um agir crítico e cuidadoso, tendo sempre no horizonte de suas práticas os arcabouços legais. Na área da infância e da adolescência, o profissional assistente social deve:
no espaço sociojurídico, atender às famílias e convencê-las a entregarem seus filhos para a adoção.
na área da educação, realizar atendimento individualizado, em consonância aos princípios regidos pela direção das escolas.
no espaço sociojurídico, lutar pelo cumprimento dos princípios legais, especialmente o ECA. (Alternativa correta)
na saúde, deve atuar como executor dos programas determinados pelo governo, sem precisar se preocupar com o planejamento e a gestão.

Outros materiais