Buscar

Avaliação Final ECA e Adolescente em Conflito com a Lei - UniBF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final
1. O Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes se apresenta de forma não específica no ECA, a partir do princípio do atendimento integral por meio de ações articuladas de todos os entes federativos e na iniciativa privada, que atuam com a infância e a juventude. Somente a partir da Resolução do CONANDA é regulamentado esse sistema, que tem como eixos:
a promoção, o controle e a proteção, no qual a Vara da Infância faz parte do eixo promoção.
a promoção, o controle e a proteção, no qual o eixo controle atua na perspectiva policialesca com a juventude pobre.
a promoção, o controle e proteção, no qual cada eixo desse atua de forma isolada a fim de garantir a proteção integral.
a promoção, o controle e a proteção, no qual as políticas sociais atuam na promoção; o legislativo e os conselhos de direitos, no eixo controle e o Conselho Tutelar e Varas da Infância para proteger a violação de direitos de crianças e adolescentes. (Alternativa correta)
2. O Brasil tem uma lei que abrange especificamente crianças e adolescentes, sendo conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para a aplicação do ECA, considera-se criança e adolescente:
Crianças: pessoas de 0 a 12 anos completos; adolescentes: pessoas de 12 a 18 anos.
Crianças: pessoas de 0 a 12 anos incompletos; adolescentes: pessoas de 12 a 18 anos, não havendo excepcionalidade.
Crianças: pessoas de 0 a 12 anos incompletos; adolescentes: pessoas de 12 a 18 anos, havendo excepcionalidade entre 18 e 21 anos, desde que expressos em lei. (Alternativa correta)
Crianças: pessoas de 0 a 12 anos; adolescentes: pessoas de 12 a 21 anos.
3. A Constituição Federal de 1988 foi um marco normativo de suma importância para a democracia e a cidadania no Brasil. Sobre a aprovação da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
foi aprovada após intensa mobilização popular que lutava principalmente pelos direitos de crianças e adolescentes.
foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte, formada pelos governadores e senadores do país, os quais tinham o objetivo de aprovar a Carta Cidadã.
foi aprovada após intensa mobilização dos sindicatos e associações de trabalhadores, sem a participação do restante da população.
foi aprovada após intensa mobilização popular que lutava a favor de direitos de cidadania e democracia. (Alternativa correta)
4. No que se refere à infância e à adolescência do Brasil, é correto afirmar que:
crianças e adolescentes das mais diversas situações econômicas são tratados com igualdade pelas políticas públicas.
é necessário que as políticas públicas apliquem o princípio e o conceito de equidade para garantir que os direitos preconizados no ECA sejam de fato alcançados por todos os brasileiros com menos de 18 anos. (Alternativa correta)
um grande desafio para as políticas públicas é separar as políticas específicas de atendimento a crianças e adolescentes das demais políticas públicas.
as políticas públicas brasileiras são em sua totalidade inclusivas e, por esse motivo, não há desafio a ser enfrentado no sentido de reconhecer crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, pois isso já acontece.
5. Quanto aos desafios postos às políticas públicas no sentido de reconhecer a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, é correto afirmar que:
quando se trata de recursos financeiros não há nenhum desafio a enfrentar, pois os governos sempre priorizam as necessidades de crianças e adolescentes.
atualmente, as políticas públicas já fazem um trabalho totalmente integrado na área da infância e adolescência, sendo este um desafio já superado.
as desigualdades sociais e econômicas vivenciadas no Brasil não atingem as crianças e os adolescentes, apenas seus pais ou responsáveis.
conclamar a sociedade para a luta pelo reconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e ampliação de políticas públicas é papel, principalmente, dos Conselhos de Direitos de Crianças e Adolescentes. (Alternativa correta)
6. A história da política de atendimento à infância e à adolescência, no Brasil, inicia-se no Brasil colônia, passa pela República Velha, pelo Estado Novo e pela Ditadura Militar sem alterar a doutrina da situação irregular. Apenas na abertura política para democracia, no final dos anos de 1980, é que temos a primeira legislação que apresenta a proteção integral de crianças e adolescentes, que é:
o Código de Menores.
a lei da adoção.
a Constituição Federal. (Alternativa correta)
o Estatuto da Criança e do Adolescente.
7. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei que insere direitos de crianças e adolescentes brasileiros no ordenamento jurídico do país. Sobre o que preconiza o ECA, é correto afirmar que:
é dever exclusivo do Estado assegurar que crianças e adolescentes estejam a salvo de qualquer violação de direitos.
os direitos anunciados no ECA abrangem crianças e adolescentes em situação irregular, as demais são responsabilidade das famílias.
é dever da sociedade geral, da família e do poder público assegurar a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes. (Alternativa correta)
a vivência em família deve ser evitada sempre que houver situação de pobreza ou extrema pobreza, pois vivendo sem renda os pais não poderão proteger seus filhos.
8. O Código de Menores de 1927 foi a primeira legislação brasileira que estabeleceu a organização de atendimento à infância e à adolescência. Essa legislação só foi modificada em 1979, no processo de abertura política da ditadura militar para a democracia. Assim, o Código de Menores de 1979:
revolucionou o atendimento à infância e à adolescência, no Brasil, com a criação do Conselho Tutelar. ​​​​​​​
manteve a doutrina da situação irregular prevista no Código de Menores de 1927. (Alternativa correta)
manteve a doutrina da proteção integral proposta na Constituição Federal.
atendeu aos anseios do movimento social com a regulamentação do Sistema de Garantia de Direitos.
9. A atenção à infância pobre e desvalida no Brasil colonial sempre foi baseada na cor e etnia. Crianças negras, indígenas e mestiças eram atendidas pelo Estado por meio do viés religioso/assistencial. A perspectiva era baseada na punição e na preparação para o trabalho explorado. Na república é que se tem a primeira legislação voltada para atender esse público, que foi:
o Código de Menores de 1927, que não trouxe alterações na forma de atendimento praticado no período colonial, ao contrário, reforçou e deu status legal. (Alternativa correta)
o Código de Menores de 1927, que revolucionou o atendimento à infância e à adolescência brasileira, com a perspectiva da proteção integral.
o Código de Menores de 1927, que foi uma legislação pioneira e reconhecida internacionalmente na defesa de crianças e adolescentes, independente de classe social.
o Código de Menores de 1927, que não trouxe mudanças significativas, mas instituiu o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
10. O Estatuto da Criança e do Adolescente foi sancionado em 1990 sob o número 8069. Essa é uma legislação reconhecida internacionalmente a partir da doutrina da proteção integral, na qual privilegia a atuação de rede socioassistencial e não apenas do judiciário. Nessa perspectiva, o ECA inovou ao criar uma instituição de sociedade civil autônoma e que se relaciona entre as políticas sociais e o judiciário, que é(são):
as casas correcionais.
a Fundação Nacional de Assistência e Bem-Estar do Menor.
a roda dos expostos.
o Conselho Tutelar. (Alternativa correta)

Continue navegando