Buscar

Tabela dos invertebrados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Características dos grupos de invertebrados
	Filo
	Características
	Exemplos
	
Poríferos
	
Possuem corpo rico em poros e alimentam-se por meio de filtração, sendo, portanto, animais aquáticos. São animais sésseis (que não se locomovem) quando adultos e não possuem tecidos verdadeiros formando seu corpo.
	Esponjas
	Cnidários
	
Vivem no ambiente aquático e possuem duas formas corporais: pólipos e medusas. Os pólipos são, em sua grande parte, sésseis, enquanto as medusas são livres e natantes. Os cnidários possuem uma cavidade gastrovascular que possui única abertura, a qual funciona como ânus e boca.
	Águas-vivas, corais e hidras
	Platelmintos
	
Possuem o corpo achatado, sendo normalmente chamados de vermes achatados. São conhecidos, principalmente, pelos representantes que causam doença aos seres humanos, porém, há também espécies de vida livre.
	Tênias, planárias e esquistossomo
	Nematódeos
	
Também são conhecidos como vermes, porém se diferenciam dos platelmintos por apresentarem o corpo alongado e afilado nas extremidades. Também apresentam espécies parasitas e de vida livre.
	Lombrigas e oxiúros
	Moluscos
	
Possuem um corpo mole. Em alguns representantes é possível verificar a presença de concha protegendo o corpo do animal. A lula é um representante que apresenta uma concha interna reduzida.
	Lesmas, caracóis, lulas, polvos e mariscos
	Anelídeos
	
Possuem corpo dividido em uma série de anéis. Podem ser encontrados no ambiente marinho, na água doce e em solo úmido.
	Minhocas e sanguessugas
	Artrópodes
	
Grupo com o maior número de espécies conhecidas. Estima-se que exista um bilhão de bilhões (1018) de artrópodes no planeta. Sua principal característica é a presença de um exoesqueleto revestindo o seu corpo e a presença de apêndices articulados. O exoesqueleto limita o crescimento do invertebrado, portanto, de tempos em tempos, é necessária a realização da muda, que é a troca desse esqueleto externo.
	Borboletas, mosquitos, aranhas, lagostas e escorpiões
	Equinodermos
	
Apresentam uma rede de canais internos, pelos quais a água circula. Esse sistema é fundamental para garantir a movimentação e ajudar na alimentação desses animais.
	Estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e pepinos-do-mar
Animais Invertebrados
Poríferos ou espongiários – Esses animais são aquáticos e podem viver isolados ou formar colônias. A maioria é encontrada no ambiente marinho, mas existem algumas espécies de água doce. A principal característica desses animais é o corpo coberto de poros. A reprodução desses animais pode ser de dois tipos: sexuada e assexuada. A circulação da água no corpo desses animais é facilitada pela presença de células especiais denominadas coanócitos. Essas células são arredondadas, possuem um “colarinho” transparente e um flagelo.
Cnidários – A maioria dos cnidários vive no mar. Quando observadas no seu ambiente alguns parecem flores por causa das suas formas e cores. Os cnidários possuem células denominadas cnidócitos – células especiais que atuam na captura de alimentos e defesa. Os cnidários alimentam-se de pequenos animais aquáticos, como crustáceos, peixes e vermes. Os animais desse grupo realizam reprodução assexuada, sexuada ou ainda, uma alternância das duas, chamada metagênese, isto é, alternância de gerações.
Platelmintos: Os platelmintos tem o corpo achatado, em forma de fita, e seu cumprimento pode variar desde poucos milímetros a até metros de cumprimento. O tubo digestório desses animais é incompleto, isto é, eles possuem boca, mas não ânus. Os platelmintos parasitas absorvem, através da pele, o alimento previamente digerido pelo hospedeiro, ou seja, pelo animal que “hospeda” o parasita. Os nematódeos designa o filo de vermes que têm corpo cilíndrico e afilado nas extremidades. Os vermes desse filo recebiam anteriormente o nome de nematelmintos. 
Nematódeos habitam a terra, a água doce e salgada e se alimentam de pequenos animais e plantas. Alguns nematódeos, como ás caris ou lombriga, o ancilóstomo e o axiúro, são parasitas. O corpo desses animais é simples, eles não possuem sistema respiratório ou circulatório. O seu tubo digestório é completo, isto é, possui boca e ânus.
Anelídeos: Além da minhoca, existem várias espécies de anelídeos. Podemos citar animais pequenos – como sanguessuga, que mede alguns milímetros e também animais de grande porte como o minhocoçu, por exemplo, que atinge dois metros. O Habitat dos anelídeos pode ser a água dos mares e oceanos, a água doce ou terra úmida. Eles são considerados os mais complexos dos vermes. Além do tudo digestório completo ( isto é, com boca e ânus), também tem circulação fechada, ou seja, apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro de vasos. Alguns anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente. Podemos classificar os anelídeos usando como critério a presença ou a ausência de cerdas (pequenos filamentos que se protejam da superfície corporal) e a quantidade delas.
Moluscos: Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Você pode encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra.
Artrópodes: Esse grupo inclui aranhas, moscas, siri, lacraia, piolho de cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros animais. A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. As patas articuladas permitem que o animal possa realizar vários movimentos diferentes, muito deles bem definidos e elaborados. Além de uma locomoção muito eficiente, as patas articuladas apresentam outras vantagens para o animal, pois auxiliam na sua defesa e na captura de alimento. Além das patas articuladas, outra característica importante é a presença de um reforço externo: o exoesqueleto, ele é resistente, impermeável, e é constituído de sais e de quitina, que é um tipo de “açúcar”. Os artrópodes são subdivididos em classes de acordo com alguns critérios, como a divisão do corpo e o número de apêndices apresentados ( por exemplo: número de patas, antenas, etc.). Entre os principais grupos de artrópodes, podemos citar: crustáceos, aracnídeos, diplópodes e insetos.
o Crustáceos: tatuzinho de jardim, caranguejo, lagosta, camarões, cracas.
o Aracnídeos: aranhas escorpião, amarelo, centopeias,
o Diplópodes: gongolo.
o Insetos: borboleta, moscas, joaninha.
o Vários artrópodes são carnívoros, mas há também os herbívoros, os que se alimentam de sangue e os que se alimentam de néctar. A circulação dos artrópodes é aberta, isto é, o “sangue” não circula apenas dentro de vasos, mas banha espaços no corpo do animal. Esse “sangue” é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes. Os artrópodes terrestres, como os insetos, os diplópodes, e quilópodes, respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traqueias. Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. Na maioria dos artrópodes, os sexos são separados e a fecundação é interna, isto é, os gametas masculinos são inseridos dentro do corpo da fêmea.
Equinodermos: Os equinodermos são exclusivamente marinhos. Possuem um endoesqueleto, ou seja, um esqueleto interno. Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo. Alimentam-se de pequenos animais ou algas, o sistema digestório em geral contém apenas boca, estômago, intestino e ânus. Mas o estômago só está presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substâncias digestivas. A respiração – isto é, a troca gasosa – é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água. Reprodução sexuada e regeneração.

Continue navegando