Buscar

Computação de Borda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O crescimento explosivo e o aumento do poder de computação dos dispositivos de IoT resultaram em volumes de dados sem precedentes. E os volumes de dados continuarão a crescer à medida que as redes 5G aumentarem o número de dispositivos móveis conectados.
	No passado, a promessa da cloud e da IA era automatizar e acelerar a inovação, gerando insights acionáveis dos dados. Mas a escala e a complexidade sem precedentes dos dados criados por dispositivos conectados ultrapassaram os recursos de rede e infraestrutura.
	Enviar todos esses dados gerados por dispositivo para um data center centralizado ou para a cloud causa problemas de largura de banda e latência. A computação de borda oferece uma alternativa mais eficiente: os dados são processados e analisados mais perto de onde foram criados. Como os dados não atravessam uma rede para serem enviados a uma cloud ou a um data center para o processamento, a latência é significativamente reduzida. A computação de borda, e a computação de borda móvel em redes 5G, possibilita uma análise de dados mais rápida e abrangente, criando a oportunidade para insights mais profundos, tempos de resposta mais rápidos e experiências do cliente aprimoradas.
	De veículos conectados a robôs inteligentes no chão de fábrica, a quantia de dados de dispositivos sendo gerada em nosso mundo é maior do que nunca, no entanto, a maior parte desses dados de IoT não é explorada ou usada de forma alguma. Por exemplo, um estudo da McKinsey & Company descobriu que uma plataforma offshore de petróleo gera dados de 30.000 sensores, mas menos de 1% deles é usado atualmente para a tomada de decisões.
	A computação de borda aproveita a crescente capacidade de computação nos dispositivos para fornecer insights profundos e análises preditivas praticamente em tempo real. Esse aumento de capacidade de análise em dispositivos de borda pode impulsionar a inovação para melhorar a qualidade e aumentar o valor. Isso também gera questões estratégicas importantes: Como gerenciar a implementação de cargas de trabalho que executam esses tipos de ações com uma maior capacidade de computação? Como usar a inteligência integrada em dispositivos para influenciar os processos operacionais para seus funcionários, clientes e empresa de forma mais responsável? Para extrair o maior valor de todos esses dispositivos, volumes significativos de computação devem ser deslocados para a borda.
	A computação de borda ajuda a liberar todo o potencial dos vastos dados não explorados que são criados por dispositivos conectados. É possível descobrir novas oportunidades de negócios, aumentar a eficiência operacional e proporcionar experiências mais rápidas, confiáveis e consistentes para seus clientes. Os melhores modelos de computação de borda podem ajudá-lo a acelerar o desempenho analisando dados localmente. Uma abordagem adequada para a computação de borda pode manter as cargas de trabalho atualizadas de acordo com políticas predefinidas e ajudar a manter a privacidade, além de aderir às leis e aos regulamentos de residência de dados.
	Mas esse processo tem seus desafios. Um modelo de computação de borda eficaz deve abordar os riscos da segurança de rede, as complexidades do gerenciamento e as limitações da latência e da largura de banda. Um modelo viável deve ajudar você a:
· Gerencie suas cargas de trabalho em todas as clouds e em qualquer número de dispositivos.
· Implementar aplicativos em todos os locais de borda de forma confiável e contínua.
· Mantenha a abertura e a flexibilidade para adaptar-se às necessidades em desenvolvimento.
· Opere de forma mais segura e confiante
	Não importa a variedade de computação de borda que te interessa (a borda de cloud, a borda de IoT ou a borda móvel), você encontrara uma solução que o ajudará a atingir os objetivos a seguir:
· Gerenciar a distribuição de software em escala massiva - Reduzir administradores desnecessários, economizar com custos associados e implementar o software onde e quando for necessário.
· Utilizar a tecnologia de software livre - Utilizar uma solução de computação de borda que forneça a capacidade de inovar e possa lidar com a diversidade de equipamentos e dispositivos disponível hoje no mercado.
· Abordar as preocupações de segurança - Saber se as cargas de trabalho certas estão na máquina certa na hora certa. Ter certeza de que há uma maneira fácil de governar e aplicar as políticas da sua empresa.
· Envolver um parceiro confiável com conhecimento profundo de mercado - Encontre um fornecedor com uma plataforma multicloud comprovada e um portfólio abrangente de serviços projetado para aumentar a escalabilidade, acelerar o desempenho e fortalecer a segurança em suas implementações de borda. Pergunte ao seu fornecedor sobre serviços estendidos que maximizam a inteligência e o desempenho na borda.
	A computação de borda com 5G cria oportunidades incríveis em todos os mercados. Ela aproxima a computação e o armazenamento de dados do local de geração dos dados, possibilitando melhor controle de dados e redução de custos, além de insights e ações mais rápidos e operações contínuas. De fato, até 2025, 50% dos dados corporativos serão processados na borda, em comparação com apenas 10% hoje.

Outros materiais