Buscar

estudo para dirigente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARLOS HENRIQUE DA C. SEABRA – chseabra@gmail.com	2015
 (
A BÍBLIA, TODA A BÍBLIA E NADA ALÉM DA BÍBLIA.
PARA SER SÁBIO, LEIA A BÍBLIA.
PARA SER SALVO, CREIA NA BÍBLIA.
PARA SER SANTO, VIVA A BÍBLIA.
) Encontro de Treinamento para Dirigentes
“Portanto meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (lCo 15.58)
Qual O Culto que Agrada a Deus?
Aquele que vem de um coração puro (Sl 15.1-5; I Tm 2.8). As mãos santas (Rm 7.18, 23; Sl 66.18). É melhor orar, e adorar, com um coração puro.
Pureza de coração no temor do Senhor nos levará a fazer tudo para a glória de Deus na igreja (Pv 1.7; Ec 12.13; I Co 10.31; Ef 3.21). O adorador temente a Deus não ousará adicionar qualquer atividade conforme o seu coração, mas se limitará àquela adoração que a bíblia estabeleceu como aceitável. Uma atitude de temor a Deus desprezará a criatividade oriunda do seu próprio coração naquilo referente à adoração a Deus. Um exemplo disso é o rei Davi. Ele foi criativo em sua forma de adoração, pois quis erguer um templo a Deus. O desejo foi excelente mas a ação foi proibida. A idéia de adorar a Deus foi reprovada por ele ser homem de guerra e ter derramado muito sangue (I Cr 22.8 e 28.3). Nisso entendemos que o culto que agrada Deus não é medido somente por um coração sincero, ou por uma atitude criativa, mas o culto desejado por Deus é aquele baseado no ensino da Palavra de Deus. A emoção não é espiritualidade, mas submissão à Palavra de Deus cria aquele coração puro que é adoração aceitável.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
I-Preparação:
1-Separar um momento a sós com Deus. (Consagração: orar (Mt 6.5; Lc 11.2, 18.1; Jo 4.23), jejuar (Mt 6.16-18) e ler (2Tm 3.15; Ml 2.7; Os 4.6) a Palavra (Ec 12.9)). / 2-Orar pelo mensageiro da Palavra e pelas pessoas que ouvirão. / 3-Orar pela igreja como um todo. (Pastor, Obreiros, Jovens, Mulheres, Ministério de Louvor e Crianças). / 4-Preparar e organizar a Ordem de Culto (ver liturgia). / 5-Falar com antecedência às pessoas que terão suas participações no culto.
II-Ordem de Culto
1-Prelúdio: Momento de oração direcionado pelo dirigente, pastor ou obreiro. Deve ser coerente, sem palavras repetitivas. / 2-Motivo do Culto: Após o momento de oração. Dar-se boas vindas aos irmãos e visitantes. Enfatizando o porquê de estarmos ali reunido. / 3-Louvores da Harpa: Louvor de preparação e glorificação a Deus. / 4-Leitura Devocional: Leitura breve com reflexão curta. Pode ser o texto que o pregador desenvolverá sua mensagem. Esta leitura também poderá ser responsiva. / 5-Participação: Apresenta-se de três formas que são: louvor, testemunho e citação da Bíblia. / 6-Saudação: Leitura da Palavra com o objetivo de chamar ou convidar a igreja a adorar ao Senhor. (breve). / 7- Louvor: Direcionado pelo ministério de louvor. A igreja em concordância com o grupo entrega o louvor a Deus como oferta. / 8- Oferta: Também considerada uma forma de gratidão ao Senhor. Pode ser inserida no meio do louvor ou um momento só para ela. / 9-Mensagem Oficial ou Reflexiva: A Palavra de Deus sendo ministrada pelo pregador da noite. O momento mais importante do culto. Que merece um tempo a mais na ordem de culto.
P.S. Quando há pessoas descrentes encerra-se com um convite para receber Jesus como Salvador.
III-Considerações:
Falar com antecedência com o pregador para obter a leitura devocional. / Verificar as pessoas que queiram oportunidade. / Antecipe sua Ordem de Culto. / A leitura devocional deverá também ser realizada por um obreiro. / O dirigente poderá falar com antecedência com as pessoas que cantarão os hinos da harpa. / Observe sempre o horário de início do culto e de cada atividade, para que não ultrapassem demasiadamente. / O culto deve ser alegre, dinâmico, mas principalmente com decência e ordem.
	Ap 22.21 A graça do Senhor Jesus seja com todos
	1

Continue navegando