Buscar

Teorias de Aprendizagem e Modelos Explicativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Por que se diz teorias de aprendizagem e não teoria da aprendizagem?
R: Justamente por ser mais de uma teoria. 
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. A aprendizagem não seria apenas inteligência e construção de conhecimento, mas, basicamente, identificação pessoal e relação através da interação entre as pessoas.
2- Quais são os dois principais modelos explicativos sobre a aprendizagem em Psicologia?
R: 
O modelo de desenvolvimento do processo
cognitivo compreende os seguintes estágios: (1) período sensório-motor – de 0
a 2 anos; (2) período pré-operacional ou pré-operatório – de 2 a 7 anos; (3) período
das operações concretas – de 7 a 11 anos; (4) período das operações formais – de
11,12 a 14, 15 anos.
De acordo com o modelo de Baddeley e Hitch (1974), o sistema de memória
operacional é constituído por vários componentes:
a) Um controlador de atenção, o executivo central, que supervisiona e coordena
os demais subsistemas subordinados constituintes da memória operacional;
b) Um subsistema que armazena temporariamente informações acústico-verbais
(a alça fonológica);
c) Outro que armazena temporariamente informações visuoespaciais (o esboço
visuoespacial);
d) E um terceiro, o retentor episódico, que é um subsistema multimodal de
armazenamento temporário capaz de codificar múltiplas informações e juntá-las,
formando episódios integrados, manipulando as informações antes de serem definitivamente
armazenadas na memória de longo prazo.
Mas, modelos de aprendizagem podem ser definidos como maneiras ou processos pelos quais as pessoas aprendem ou constroem conhecimentos. Ao analisar diversas teorias de aprendizagem é possível agrupá-las em três grandes grupos básicos:
• Teorias de Ambientalistas: entendem a aprendizagem como sendo, em grande medida, decorrente do ensino em ambientes formais de transmissão do conhecimento historicamente sistematizado. Nessas teorias a aprendizagem é conseqüente da ação de pessoas que sabem algo, ou sabem fazer algo, e ensinam a outros aquilo que sabem. Essas teorias se vinculam à educação escolar.
• Teorias Inatistas: compreendem a aprendizagem como sendo inata ao indivíduo, decorrente de atividades da própria pessoa que aprende, atividades essas que englobam a observação e a imitação, a pesquisa, o estudo e a reflexão. São teorias que se vinculam ao conceito de autodidatismo e a idéia de que a aprendizagem decorre de capacidades intrínsecas à pessoa.
• Teorias Sócio-interacionistas: concebem a aprendizagem como conseqüência direta da interação entre as pessoas, interação essa que se manifesta por meio da troca de idéias, de diálogo, da discussão e da crítica. A aprendizagem é vista como conseqüência das relações estabelecidas entre o sujeito e seu meio sócio-cultural. São teorias que priorizam a socialização.
3-Qual é a corrente teórica que defende que ao nascer somos como uma "tábula rasa"? Explique porque
R: O behaviorismo metodológico, em tem caráter empirista. Para Watson todo ser humano aprendia tudo a partir de seu ambiente (o homem estaria à mercê do meio). Também não possuía nenhuma herança biológica ao nascer, ou seja, nascia vazio no que se referia a qualquer informação (era uma tabula-rasa). Foi nessa época que o behaviorismo emerge como uma oposição ao mentalismo europeu1 . Watson rejeitava os processos mentais como objeto de pesquisa - ele não considerava como passível ser objeto de estudo aquilo que não fosse consensualmente observável. A introspecção não poderia, segundo ele, ser aceita como prática científica (SÉRIO, 2005).
4-Qual é a corrente teórica que defende que ao nascer já possuímos uma herança genética que nos permite conhecer o mundo? Explique porque
R: A aproximação sociocultural de Wertsch tem raízes intelectuais profundas na teoria de Vygotsky. O termo “sociocultural” é utilizado em reconhecimento a essa herança intelectual, ainda que Vygotsky, Luria, Leontiev e outros tenham utilizado o termo sócio-histórico para descrever o método utilizado em suas pesquisas. O termo sociocultural, no entanto, resulta mais adequado uma vez que se refere à forma com que o legado de Vygotsky e de seus colaboradores tem sido apropriado em debates contemporâneos em ciências humanas no ocidente (WERTSCH, DEL RIO PEREDA e ALVAREZ, 1998). Wertsch (1993; 1995) delineou a teoria de Vygotsky a partir de três temas gerais que estão presentes em todas as suas obras: (a) a confiança no método genético ou evolutivo; (b) a afirmação de que as funções mentais superiores no indivíduo derivam da vida social; (c) a afirmação de que a ação humana, tanto no plano individual como no social, é mediada por instrumentos e signos. De acordo com Wertsch (1996), os estudos de tradição vygotskyana conduzidos no ocidente têm-se centrado em grande medida no segundo desses três temas, especialmente no modo como ele se relaciona com a noção de zona de desenvolvimento proximal.

Outros materiais