Buscar

aps odont restauradora I

Prévia do material em texto

Exame clínico 
Espelho bucal – além de possibilitar a visualização indireta em áreas com difícil acesso, matem a postura correta do CD ao examinar o paciente. 
Pinça clínica – utilizada para preensão e deslocamento de pequenos objetos e muito usada em procedimentos operatórios. 
Sonda exploradora – empregada de forma delicada e sem pressão excessiva, possibilita a percepção de irregularidade na superfície dental e por esta razão é bastante utilizada em procedimento restauradores indiretos para verificar a adaptação marginal das restaurações.
Instrumentais gerais 
Bandeja inox - acomodação, organização, transporte e esterilização dos materiais/ instrumentais. 
Avental descartável – proteção de vestimenta do CD e do paciente, bandejas e bancadas 
Estojo de esterilização – armazenamento e esterilização de materiais/instrumentais 
Caneta alta rotação- aparelho destinado a remoção de caries, restaurações e etc.
Contra ângulo – preparação de cavidades. 
Micromotor – usado para profilaxia, acabamento em restaurações e trabalhos leves em lab. de prótese, limpeza interna de “inlay-onlay de resina e cerâmica e preparo de cavidades 
Espátula metálica n° 24 – mistura e manipulação de produtos odontológicos 
Placa de vidro – manipulação de cimento e pastas.
Tira matriz de aço – ideal para promover contorno proximal, indicado para restaurações classe II com resina fotopolimerizável. 
Pote dappen – encontrasse de vidro ou plástico, indicado para material odontológico e protético. 
Cunha anatômica – travamento cervical das matrizes em restaurações.
Porta matriz – utilizado nas faces vestibular e lingual, com diferentes larguras e curvaturas de matriz. 
Adaptador de broca de alta em contra ângulo- Indicado para adaptação de pontas de alta rotação em contra ângulo.
Epi - equipamentos de proteção individual, destinado á proteção de riscos susceptíveis de ameaça a segurança e a saúde no trabalho. 
Espátula cerâmica n3 almore verde - escultura e m resina composta, possui uma das extremidades flexível com reposição para a lâmina, utilizada também para aplicação de cerâmica.
Porta agulha - instrumento usado para sustentação de agulha cirúrgica em ambiente cirúrgico.
Isolamento absoluto 
Grampos - a função primaria dos grampos é a manutenção e estabilização do 
lençol d e borracha, embora, eventualmente, também sejam responsáveis por promover a retração dos tecidos gengivais. 200 a 205: molares 206 a 209: pré- molares 210 e 209: dentes anteriores W8A e 26: grampos sem asa dentes posteriores com pouca retenção 212: grampo para retenção gengival.
Perfurador do lençol de borracha - dispositivo utilizado para confeccionar os orifícios correspondentes a 
cada um dos dentes que serão isolados.
Pinça porta grampo (palmer) - unção de aprender e abrir o grampo, a fim de permitir seu posicionamento no dente. Ao final dos procedimentos, também é empregada para apreensão e remoção do grampo.
Arco de Young - um dispositivo metálico ou de plástico em forma de utilizado para esticar e apreender o lençol de borracha. 
Lençol de borracha - folha de borracha responsável por separa o campo operatório da cavidade bucal. 
Fio dental - o fio dental possui como principal função remover a placa bacteriana e os restos de comida que ficam presos nos dentes e nas gengivas. Para o isolamento absoluto ele também tem a função de amarilha, é usado para prender o grampo ao arco e também para invaginação do lençol de borracha. 
 Tesoura reta ponta fina (11cm) - indicada como auxiliar em procedimentos odontológicos. Para o isolamento absoluto auxilia na remoção do lençol de borracha. 
Cortantes manuais 
Escavador de dente - utilizado nos procedimentos cirúrgicos e m geral com a finalidade de cortar tecidos e na retirada de partes moles (dentina), conforme as técnicas cirúrgicas ou critérios do dentista. Utilizado na limpeza da câmara pulpar e na remoção de dentina cariada.
Cortante de black duplo - analisar paredes cavitárias principalmente de classe"V" em dentes anteriores, determina o contorno interno das cavidades e planifica m paredes de esmalte. 
Recortador de margem gengival nº 28, nº 29 - 0bserva-se que existem dois recortadores, diferenciados p ela angulação da lamina, um deles será utilizado em caixas proximais mesiais e o outro em caixas proximais distais. Os recortadores de margem gengival também são indicados para arredondamento do ângulo axio pulpar.
Cortantes rotatórios 
Pontas diamantadas nº 1011, 1012, 1013, 1014, 1015 - As pontas diamantadas esféricas são utilizadas principalmente para o acesso inicial a lesão cariosa, canaletas cervicais de preparos indiretos e acesso endodôntico. As pontas de menor diâmetro são indicadas nas preparações cavitárias minimamente invasivas em resina composta ou cimento de ionômero d e vidro, especialmente em cavidades de classe I e III. Podem ser utilizadas também p ara determinar retenções adicionais em cavidades p ara amálgama e indiretas de base metálica. Pontas de diâmetro médio são úteis na delimitação de sulcos de orientação cervical nos preparos dentários para coroa total ou facetas. Delimitam preparo cavitários proximais conservadores e m forma de gota d’água. As pontas esféricas de grande calibre podem ser empregadas para abertura coronárias e remoção do teto da câmara pulpar 
Broca carbide ½, 2, 4, 6 - as brocas esféricas são indicadas principalmente para acesso a cavidades de dentes posteriores e proximais de dentes anteriores, as brocas 
de menor diâmetro são utilizadas par a determinar retenção adicionais em forma 
de orifícios ou caneletas, além d e serem útil para acesso a lesões incipientes. 
As demais brocas são utilizadas para remoção de dentina cariada (baixa 
rotação) e eventualmente em alta rotação para abertura de cavidades. 
Broca carbide 245 - apropriada para preparo caviário de resina composta e amalgama. 
Determina a cavidade auto retentiva com paredes circundantes ligeiramente 
convergentes para a oclusal. 
Broca carbide 330 - confecção de cavidades conservada para resina composta, a broca de menor calibre serve também para confecção de orifício e caneletas de retenção. 
Broca carbide 1556 denteada - determina paredes circundantes com ângulos diedros de pimeiro e segundo grupo arredondados. 
Pontas diamantadas nº 2135, 2135 f, 2135 f f- são utilizadas principalmente paras e conseguir paredes expulsivas e ângulos arredondados em cavidades para inlay e onlay de porcelana ou resina composta indireta. Proporcionam a redução das superfícies oclusal, vestibular e língual em cavidade para onlay com proteção de cúspides terminadas em chanfrado cônico. Também indicadas para a confecção de sulcos de orientação e redução da face vestibular em preparos para facetas estéticas. O extremo arredondado possibilita, nesses casos, a confecção de términos cavitários em chanfrado e ombro arredondado. As de maior calibre podem ser utilizadas para remodelação dentária e ajuste oclusal. São indicadas principalmente para preparos de restaurações indiretas livres de metal (Cerâmica e Cerômero). Observar a função de acordo com a morfologia da ponta ativa .
Pontas diamantadas nº 1190, 1190f, 1151 – o formato em pontas de chama permite romper o ponto de contato proximal em preparos cavitários intra e extra -coronários e confeccionar o bisel da caixa proximal em cavidades p ara restaurações indiretas metálicas , de porcelana ou resina composta de laboratório. As pontas cônicas de extremo afilado e pequeno diâmetro (em especial a 2200FF) podem ser adotadas para remover prismas de esmalte fragilizados durante a etapa de acabamento de cavidades conservadoras de classe I, II e III, assim como separação de dentes nas superfícies proximais. Para acabamento de restaurações de resina composta, ponta como a 1190F e a 1190 FF favorecem o acabamento de faces oclusais, enquanto pontas semelhantes à 3203F e à 3203FFpodem ser empregadas para o acabamento da superfície e terço vestíbulo-proximal de restaurações anteriores. Indicadas para reduções superficiais de esmalte no conceito de preparos minimamente invasivos .
Pontas diamantadas nº 3118 f 3195, 319f - permitem a confecção de bisel côncavo em esmalte nas cavidades preparadas, tanto em dentes anteriores como posteriores. Opcionalmente podem ser uti lizadas girando em baixa velocidade para d ar acabamento no ângulo cavo-superficial, a fim de remover prismas fragilizados. O tamanho e/ou diâmetro da ponta a ser uti lizada deve ser determinado em função da extensão da cavidade. As pontas em forma de chama de granulação fina (F) e extra - fina (FF) são uteis ainda para o refinamento das superfícies vestibular e palatinas de restaurações nos dentes anteriores. Pode m também ser utilizadas no desgaste para ajuste oclusal. A ponta diamantada 1111, em especial, está indicada para o biselamento (“flare” ) da caixa proximal em cavidades para restaurações metálicas fundidas com e sem redução oclusal. A remodelação da face palatina de preparos para coroa total em dentes anteriores pode ser realizada com este tipo de ponta. 
Instrumentais condensadores 
Condensador duplo para amalgama tipo ward nº 1, 2, 5, 6 - indicado para condensação manual do amálgama em cavidade dentária. 
Instrumentos de inserção 
Porta amalgama metal - instrumental utilizado na inserção de liga de amálgama de prata nas cavidades. 
Porta amalgama - instrumental utilizado na inserção de liga de amálgama de prata nas cavidades.
Espátula de inserção nº 1 - aplicar e condensar restaurações de resina, amálgama e restaurador provisório 
Aplicador de hidróxido de cálcio - aplicação de hidróxido de cálcio.
Esculpidores 
Brunidor Condensador de holemback n6 - indicado para condensação manual do amálgama. 
Brunidor clav dent 21 - condensação de amálgama em cavidade dentária. 
Brunidor/Condensador ssw suplafill - utilizado para esculpir restaurações.
Brunidor n29 ss winter - utilizado no 
acabamento de restaurações de amálgama
 Esculpidor sd2 - indicado para colocação, condensação e escultura de compósitos
Acabamento e polimento 
Bisturi lamina com 12 - o bisturi é um dos instrumentos mais eficiente para remover pequenos excessos de adesivos e/ou compósito que, eventualmente, estende se além das margens da restauração. A lamina 12 é a mais utilizada para esse fim.
Brocas multilaminadas para acabamento de amalgama - assim como as pontas diamantadas finas e extras finas, são indicadas para ajuste e animalização das restaurações. Podem apresentar até 30 laminas, resultando em superfície altamente lisas. 
Escova de carbeto de silício - gerar maior brilho com maciez em compósitos, comporemos, cerâmicas e CIV , o desgaste das cerdas gera uma liberação de abrasivos de polimento, proporcionando um brilho ainda mais intenso e maciez. 
Mini disco de feltro - suportar pastas e abrasivos para polimento de materiais restauradores e do es malte dental.
Kit de polimento para resina -indicado para um trabalho efetivo de acabamento, polimento e brilho final em todos os tipos de resina.

Continue navegando