Buscar

luan trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Cruzeiro do Sul
Aluno (a): Luan Mendonça Pinto 
Disciplina: Diversidade Étnico Cultural
RE: Unidade II - Teorias da Cultura
As teorias antropológicas da cultura nos ajuda a entender das mais diferentes formas de manifestação cultural do ser humano, no meio em que vivem. Dentre as teorias culturais, temos o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo.
Marcada pelo sentimento imperialista europeu, tivemos o que chamam de monogeísta, que considerava que existia uma evolução pela qual o homem deveria passar, no caso, o homem primitivo deveria chegar a posição de evoluído.
Em compensação, a poligenia defendia que existiam várias formas de evolução, mas não de forma autoritária que supunha que uma deveria se render à outra, mas que cada lugar tinha suas diferentes formas de agir, em diferentes locais, com diferentes visões, sem submissão.
No Funcionalismo, os antropólogos pregavam a queda do evolucionismo e o quebra do eurocentrismo.
Observo no Estruturalismo uma excelente resposta às demais teorias, que apesar de suas diferentes abordagens e pontos de vista, conseguiu fazer uma grande mudança na antropologia e observo também que sua teoria coloca o homem primitivo no mesmo patamar do evoluído, o que diz respeito às questões mentais, pois os dois possui o mesmo pensamento induzido.
Minha conclusão quanto à evolução das teorias da cultura do ponto de vista da antropologia, que de uma visão monárquica, que colocava uma cultura como submissa de outra (nos estudos do Evolucionismo monogeísta), passou por uma grande reforma chegando ao Estruturalismo, que fala que as tribos primitivas e a sociedade moderna são diferentes, mas nenhuma é superior e ambas tem mesma capacidade intelectual, acabando com o preconceito.
Referência bibliográficas
http://pt.scribd.com/doc/39631063/Teorias-Antropologicas#scribd http://agreste.blogspot.com.br/2006/11/histria-teoria-da-antropologia.html http://brito.es.tl/2-.--Teorias-da-Antropologia.htm http://ahistoriapresente.blogspot.com.br/2011/12/blog-post.html

Continue navegando

Outros materiais