Buscar

Membrana plasmática

Prévia do material em texto

Membrana Celular: definição e suas características
Alexandro Soares de Melo
Bianca Soares dos Santos
Emilly Letícia Fernandes dos Santos
Márcia da Conceição Bispo
Yáthilla Yeiser Soares de Jesus
Janaúba - MG
FACITEC – FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE JANAÚBA
Credenciada pela Portaria Nº 129, 12 fevereiro de 2017. Parecer Nº 665/16
Rua: Cirilo Barbosa, Nº 46 – Centro – Janaúba/MG
Telefone: (38) 382-1070 – (38) 3821-6566
Fevereiro - 2019
ALEXANDRO SOARES DE MELO
BIANCA SOARES DOS SANTOS
EMILLY LETÍCIA FERNANDES DOS SANTOS
MÁRCIA DA CONCEIÇÃO BISPO
YÁTHILLA YEISER SOARES DE JESUS
Membrana celular: definição e suas características
Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia de Janaúba como requisito para a disciplina de Anatomia
Professor(a): Rosania
Janaúba - MG
Fevereiro - 201
Membrana plasmática
O que é? 
Pode ser chamada de membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema. É uma estrutura presente em todas as células que atua delimitando as células, separando seu interior do ambiente externo, também controla o que entra e sai da célula. Ela se caracteriza por conter uma bicamada lipídica onde estão algumas proteínas.
Estrutura 
Apresenta o denominado “modelo mosaico-fluido”, proposto por Singer e Nicholson, 1972, que tem esse nome devido a sua semelhança a um mosaico e a presença de estruturas fluidas e flexíveis. 
A sua composição química é lipoproteica, possui lipídios e proteínas. Os lipídios são em sua grande maioria os fosfolipídios, além dos glicolipídios e do colesterol. As proteínas estão inseridas nessa camada de lipídios e são transmembranas e periféricas.
Os fosfolipídios estão dispostos na dupla camada de lipídios, a bicamada. Apresentam uma porção polar (hidrofílica e externa) e uma apolar (hidrofóbica e interna), eles se movem sem perder o contato, o que é responsável por garantir a flexibilidade e a elasticidade da membrana. Os fosfolipídios estão conectados as proteínas e gorduras que fazem parte da membrana. Um fosfolipídio é um lipídio que contém um grupo fosfato e dois ácidos graxos.
As proteínas presentes são algumas enzimas, glicoproteínas, proteínas transportadora e antígenos. Podem ser transmembranas, atravessam a bicamada lipídica lado a lado, ou periféricas, estão em apenas um dos lados, interno ou externo. As enzimas presentes têm diversas funções catalisadoras que ajudam a facilitar as reações químicas intracelulares.
Funções
As suas funções são: permeabilidade seletiva, proteção das estruturas celulares, delimitação do conteúdo intracelular e extracelular, transporte de substâncias e o reconhecimento de substâncias.
A permeabilidade seletiva permite que o controla da entrada e saída de substâncias da célula, é essa função que delimita o que vai entrar e o que vai sair para ou do interior do citoplasma.
A função de proteção das estruturas celulares é a responsável proteger o citoplasma e todos os seus componentes, como a membrana também delimita o que entra e sai, ela protege contra substâncias que poderiam ser prejudiciais.
A delimitação do conteúdo intracelular e extracelular é simplesmente a função que ela tem de dividir o interior do exterior da célula, atuando assim como uma barreira. 
O transporte de substâncias é a função que a membrana tem de transportar substâncias de fora para dentro e vice-versa, esse transporte pode ser ativo e também pode ser passivo, dependendo do gasto de energia para tal classificação. 
A função de reconhecer substâncias é realizada através dos antígenos, que conseguem fazer o reconhecimento das substâncias para delimitarem se ela pode entrar ou não, ou mesmo o que a célula precisa fazer diante aquela substância. 
Transporte de substâncias
Uma das funções da membrana é o transporte de substâncias, selecionar o que entra e sai das células. Existem diferentes tipos de transportes que são divididos em dois grandes grupos, o ativo e o passivo. 
O transporte passivo é aquele em que não há gasto de energia. Ele é subdivido em difusão simples, osmose e difusão facilitada.
Na difusão simples a movimentação é do meio mais concentrado para o mais concentrado, ou seja, a favor do gradiente de concentração. É o modo que moléculas e íons utilizam para entrarem ou saírem, como exemplo o oxigênio e o gás carbônico.
Na osmose o soluto não se move, ocorre a difusão do solvente (água) pela membrana contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o mais concentrado. Ela ocorre entre dois meios aquosos separados por uma membrana semipermeável. 
Na difusão facilitada o transporte acontece com o auxílio de uma proteína que atua como carregadora, ele é feito a favor do gradiente de concentração, assim como na simples, mas aqui há o envolvimento de substâncias impermeáveis, por isso a necessidade das proteínas. Esse tipo é mais utilizados para movimentar algumas macromoléculas impermeáveis. 
O transporte ativo é aquele que gasta energia durante a movimentação, são os principais exemplos as bombas, como exemplo, a bomba de sódio-potássio. Nesse processo, há um bombeamento de íons contra o gradiente de concentração. Ocorre o bombeamento de potássio para o interior da célula e sódio para fora da célula.
Além disso, ainda há os processos de endocitose e exocitose, que são feitos, principalmente, através de uma organela do citoplasma. São utilizados principalmente para as macromoléculas.
Especializações da membrana
A membrana possui algumas especialidades, são elas as microvilosidades, os cílios, os flagelos, uma junção oclusiva e uma comunicante, as interdigitações e os desmossomos. 
As microvilosidades são encontradas no geral em células com função de absorção, como as do intestino e as dos rins. Elas também servem para aumentar a absorção da célula, já que aumentam a superfície de contato com o meio extracelular. 
Os cílios são pequenos pelinhos em grande quantidade que tem como maior função a eliminação de impurezas, são encontrados por exemplo nas células das vias respiratórias. Os flagelos possuem função de transporte e movimento, tendo como maior representante o espermatozoide. 
A junção oclusiva tem como função impedir a entrada de microrganismos entre as células, ela bloqueia a entrada no meio das células e isola as duas células prestes a se unir. É encontrada principalmente entre vírus e bactérias.
A junção comunicante tem a função de permitir a troca de substâncias entre uma célula e outra. É encontrada principalmente entre as de aminoácidos e água.
Os desmossomos possuem a função de adesão, ele une uma célula à outra.
As interdigitações são uma pequena especialização, que assim como os desmossomos, possuem a função de melhorar a adesão celular.
Referências bibliográficas
SANTOS, V. S. Transporte ativo e passivo. In: Uol. Brasil Escola. Brasil, [201-]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/transporte-ativo-passivo.htm. Acesso em: 10 abril. 2021.
MAGALHÃES, L. Membrana Plasmática. In: Rede Omnia. Biologia Net. Brasil, [201-]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/membrana-plasmatica/amp/. Acesso em: 10 abril. 2021.
SANTOS, H. S. Membrana Plasmática. In: 7Graus. Toda Matéria. Brasil, [201-]. Disponível em: https://www.biologianet.com/biologia-celular/membrana-plasmatica.htm. Acesso em: 10 abril. 2021.