Buscar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR LIPOPROTEÍNAS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Nome: ANA CAROLINA BONACIN Turma: 5°A
Os lipídios, por serem praticamente insolúveis em meio aquoso, precisam se associar a agregados moleculares constituídos por lipídios e proteínas para se deslocarem pela corrente sanguínea, denominados lipoproteínas plasmáticas. Com base na figura abaixo, explique sucintamente como ocorrem as vias exógena e endógena do metabolismo de lipoproteínas.
CICLO EXÓGENO: A principal via pela qual os lipídios entram na circulação sanguínea é através dos quilomícrons (QM). Os quilomícrons são as maiores lipoproteínas, surgem no plasma por volta de 60 minutos após a ingestão de gordura e são usualmente removidos da circulação nas 6 as 8 horas seguintes. Na circulação sistêmica, os quilomícrons realizam trocas com as HDL, adquirindo apo 	C-II e apo E. uma vez que adquirida a apo C-II, os QM tornam-se capazes de ativar a lipase lipoproteica (LPL), enzima localizada no endotélio, responsável pela hidrolise dos TAG nos QM e VLDL. A hidrolise de TAG dos QM resulta em partículas menores, chamadas de QM remanescentes, relativamente enriquecidas com proteína, com superfície coberta com colesterol livre e fosfolipídios, que são transferidos para a HDL para manter a estabilidade das partículas de QM. A transferência da apo C-II, aliada o aumento da inacessibilidade o núcleo dos QM ao sitio ativo da LPL, resulta na interrupção da remoção de TAG. A apo B-48 e a apo E permanecem nas partículas de QM remanescentes, que são retirados da circulação pelo fígado, através de um receptor próprio, diferente do receptor B100/E, que capta a LDL.
CICLO ENDÓGENO: O ciclo endógeno inicia-se com a formação de lipoproteínas ricas em triglicérides, como as lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), no hepatócito, tendo como proteína estrutural a apo B-100. A função principal da VLDL é o transporte de triglicérides e de colesterol do fígado para os tecidos periféricos.

Continue navegando