Buscar

ATIVIDADE II SOLOS AGRÍCOLAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE II SOLOS AGRÍCOLAS
1 A classificação taxonômica de solos considera as relações entre fatores de formação e processo de formação dos solos. Essa classificação pode variar entre países, sendo que no Brasil são utilizadas algumas classes principais de solos. Com relação a classificação de solos, assinale a alternativa correta.
a. As classes de solos do Brasil são: Gleissolos, Chernossolos, Esporossolos, Luvissolos, Argissolos, Planossolos, Nitossolos, Vertissolos, Neossolos, Plintossolos, Cambissolos.
b. As classes de solos do Brasil são: Gleissolos, Hidrossolos, Espodossolos, Luvissolos, Argissolos, Planossolos, Nitossolos, Vertissolos, Neossolos, Plintossolos, Quartzossolos.
c. As classes de solos do Brasil são: Organossolos, Latossolos, Gleissolos, Chernossolos, Espodossolos, Ludissolos, Argissolos, Planossolos, Nitossolos, Vertissolos.
d. As classes de solos do Brasil são: Organossolos, Latossolos, Gleissolos, Chernossolos, Espodossolos, Luvissolos, Argissolos, Planossolos, Nitossolos, Vertissolos, Neossolos, Plintossolos, Cambissolos.
e. As classes de solos do Brasil são: Gleissolos, Chernossolos, Espodossolos, Ludissolos, Argissolos, Planossolos, Nitossolos, Vertissolos, Neossolos, Plintossolos, Cambissolos.
2 A classificação técnica das terras pode ser utilizada para melhorar o uso dos solos, o que, em última análise, contribui para a sua conservação. Com relação a classificação técnica dos solos assinale a alternativa correta.
a. O objetivo do sistema de capacidade de uso do solo é caracterizar a capacidade de uso da terra para a agricultura e uso urbano.
b. As classes de capacidade de uso são identificadas por números romanos de I a VIII, definidas com base em riscos de degradação pela erosão ou outras eventuais limitações para uso agrícola.
c. A capacidade de uso é definida com o auxílio das fórmulas mínima, média, superior e máxima.
d. Na classe I são encontradas as terras impróprias para o cultivo agrícola, pastagem ou reflorestamento.
e. As subclasses de capacidade de uso são representadas por letras maiúsculas e especificam os problemas gerais apontados pelas classes.
3 A erosão do solo vem sendo exaustivamente estudada, haja vista o seu potencial de causar degradação do solo, na maioria dos casos, de forma irreversível. Para estudar a erosão pode ser utilizada uma equação. Com relação a equação usada para calcular a erosão do solo, assinale a alternativa correta.
a. Para calcular a perda de solo se utiliza a Equação universal de perda de solo, que utiliza informações sobre: erosividade da chuva; erodibilidade do solo; comprimento do declive; uso do solo; clima regional.
b. A perda de solo é calculada pela Equação universal, que utiliza informações sobre: quantidade de chuva; tipo de solo; comprimento do declive; grau de declividade; uso e manejo.
c. A perda de solo é calculada pela Equação universal, que utiliza informações sobre: erosividade da chuva; poder tampão do solo; comprimento do declive; grau de declividade; ângulo de decaimento.
d. A perda de solo é calculada pela Equação universal, que utiliza informações sobre: erosividade da chuva; erodibilidade do solo; comprimento da rampa ou do declive; grau de inclinação do terreno; uso e manejo do solo; práticas conservacionistas.
e. Para calcular a perda de solo se utiliza a Equação universal de perda de solo, que utiliza informações sobre: erodibilidade do solo; grau de declividade; uso e manejo; planta cultivada.
4 A erosão é um dos principais problemas de degradação de solos no mundo, sendo que no Brasil esse é um problema bastante grave e recorrente nos solos agrícolas. Com relação a erosão do solo assinale a alternativa correta.
a. O pior tipo de erosão é a erosão laminar, pois não pode ser amenizada com práticas simples de conservação do solo.
b. O tipo de erosão mais comum no Brasil é a erosão eólica.
c. Processo de desprendimento e arraste lento das partículas do solo. Pode ser erosão supralaminar, laminar, em sulcos ou voçorocas.
d. Processo de desprendimento e deposição das partículas do solo causado pela água e pelo vento.
e. Processo de desprendimento das partículas do solo causado pela água e pelo vento. Pode ser erosão supralaminar, laminar, em sulcos ou voçorocas.
5 A salinização do solo é um processo que pode degradar solos agrícolas, principalmente em regiões com pouca chuva, solos com irrigação usando água salina e solos cultivados em ambientes protegidos (estufas). Para amenizar os problemas de salinização são utilizadas algumas técnicas. Assinale a alternativa que contém tais técnicas de manejo de solos salinos.
a. Lixiviação, calagem, gessagem, pousio, uso de plantas resistentes a sais.
b. Irrigação, lixiviação, gessagem, pousio, uso de plantas suscetíveis a sais.
c. Irrigação, lixiviação, gessagem, pousio, uso de plantas resistentes a sais.
d. Irrigação, lixiviação, gessagem, uso de plantas resistentes a sais.
e. Irrigação, lixiviação, calagem, pousio, uso de plantas resistentes a sais.
6 Embora os Luvissolos não apresentem uma expressiva abrangência nacional, sendo localizados principalmente na região Nordeste do Brasil, são solos importantes para a agricultura devido sua elevada fertilidade. Assim, assinale a alternativa correta com relação a classificação dos Luvissolos.
a. São solos que apresentam horizonte diagnóstico B textural abaixo do horizonte A ou E, com argila de atividade baixa e são distróficos.
b. São solos que apresentam horizonte diagnóstico B formado por luviação de materiais orgânicos abaixo do horizonte A ou E.
c. São solos que apresentam horizonte diagnóstico B textural abaixo do horizonte E, com caráter eutrófico e argila de baixa atividade.
d. São solos que apresentam horizonte diagnóstico B textural abaixo do horizonte A ou E, com argila de atividade alta e alta saturação por bases.
e. São solos que apresentam horizonte diagnóstico B lúvico abaixo do horizonte E, com argila de atividade alta e alta saturação por bases.
7 No território brasileiro os solos são classificados em até 13 classes, sendo 12 de solos minerais e uma de solos orgânicos. Entre essas classes, três são as classes mais abundantes, representando cerca de 60 % do território. Assinale a alternativa que contém as três classes de solos mais abundantes no Brasil.
a. Latossolos, Neossolos e Cambissolos.
b. Latossolos, Argissolos e Cambissolos.
c. Latossolos, Plintossolos e Cambissolos.
d. Latossolos, Neossolos e Plintossolos.
e. Latossolos, Argissolos e Neossolos.
8 O sistema de plantio direto (SPD) é o sistema de manejo do solo mais utilizado no Brasil, pois traz uma série de benefícios para a conservação do solo e da água. Esse sistema é caracterizado por alguns aspectos. Assinale a alternativa que contém todas as características desse sistema.
a. Revolvimento do solo, rotação de culturas e palhada na superfície do solo.
b. Revolvimento do solo apenas na linha de semeadura ou cova de plantio, sucessão de culturas, intervalo mínimo entre a semeadura e colheita.
c. Revolvimento do solo apenas na linha de semeadura ou cova de plantio, rotação de culturas, manutenção da palhada na superfície do solo, intervalo mínimo entre a colheita e o plantio da próxima cultura.
d. Revolvimento do solo, sucessão de culturas, manutenção da palhada na superfície do solo, intervalo mínimo entre a colheita e o plantio da próxima cultura.
e. Não revolvimento do solo, palhada na superfície do solo, intervalo mínimo entre a colheita e o plantio da próxima cultura.
9 Os solos agrícolas são essenciais para assegurar a continuidade da sociedade humana, notadamente por que existe tendência de crescimento da população mundial. Assim, a degradação desses solos ameaça nossa sociedade. Com relação a degradação do solo assinale a alternativa correta.
a. A degradação do solo é independe da sua funcionalidade, uma vez que decorre de seus atributos químicos, físicos e biológicos.
b. A degradação química ocorre devido a interação da degradação física e biológica do solo que ocorrem anteriormente.
c. Os solos do Brasil apresentam forte tendênciaà degradação química, muito superior à degradação física, tendo em vista o clima predominantemente tropical.
d. A degradação do solo representa a perda de sua funcionalidade ecossistêmica, com uma ou mais funções envolvidas, o que está associada aos atributos químicos, físicos e biológicos do solo.
e. A degradação química ocorre devido a interação da degradação física e biológica do solo que ocorrem anteriormente, o que independe das funções do solo no ecossistema.
10 Para a classificação de solos utilizam-se alguns critérios diagnósticos, tanto com relação aos atributos do horizonte A ou B, ou mesmo a ausência de algum desses horizontes. Com relação aos critérios para classificação de solos:
I - Existem Argissolos Vermelhos, Argissolos Amarelos e Argissolos Pretos.
II - Os Nitossolos são bastante similares aos Neossolos, sobretudo no horizonte B.
III - Os Argissolos, Luvissolos e os Planossolos apresentam horizonte diagnóstico com teores de argila 1,5 superiores ao horizonte A, sendo que ambos apresentam baixa fertilidade.
IV - Os Neossolos não apresentam horizonte B diagnóstico.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II é correta.
b. Apenas a IV é correta.
c. III e IV são corretas.
d. Apenas a III é correta.
e. I e II são corretas.

Outros materiais