Buscar

SISTEMA SOMATOSSENSORIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA SOMATOSSENSORIAL
- O sistema sensorial inclui todas as sensações (sentidos especiais e gerais).
- O sistema somático sensorial inclui as sensações que não são dos sentidos especiais
(exclui a visão, o olfato, a audição, o paladar e o equilíbrio).
- Os sentidos são o meio através do qual o encéfalo recebe informação sobre o meio
ambiente e sobre o próprio corpo.
- Dividem-se os sentidos em dois grandes grupos: os sentidos especiais, localizados numa região específica do corpo, e que incluem o olfato, a visão, o paladar, a audição e o equilíbrio; e os sentidos gerais, distribuídos por uma grande parte do corpo e capazes de detectar vários estímulos. 
- O sistema somatossensorial engloba todos os sentidos gerais.
- Os sentidos gerais podem ser subdivididos em duas categorias:
1) Os sentidos somáticos, que fornecem informação sensorial sobre o corpo e sobre o meio ambiente, e que incluem o tato, a pressão, a temperatura, a propriocepção e a dor. 2) Os sentidos viscerais, que fornecem informações sobre os diversos órgãos internos, e que são, maioritariamente, a dor e a pressão. A estimulação dos receptores sensoriais não resulta imediatamente numa sensação. Os receptores sensoriais respondem aos estímulos gerando potenciais de ação, que se propagam até à medula espinhal e ao encéfalo. As sensações conscientes surgem quando os potenciais de ação atingem o córtex cerebral, embora existam outras áreas do encéfalo envolvidas na sensação, como o tálamo, que está implicado na sensação de dor.
- TIPOS DE RECETORES SENSORIAIS
- Os diferentes sentidos dependem de receptores especializados, que respondem a tipos
específicos de estímulos. Assim, e dependendo do tipo de estímulo:
1) Mecanorrecetores respondem a estímulos mecânicos, como a compressão, a
deformação ou o estiramento das células. São o tipo de receptores mais
abundante. 
- Estão dispersos por todo o corpo, sendo particularmente abundantes na pele (onde funcionam como exterorrecetores), mas também em órgãos internos, como o coração, os vasos sanguíneos, os órgãos do trato digestivo e a bexiga (onde funcionam como viscerocetores).
- No interior de cada mecanorrecetor existem axónios não mielinizados, que possuem canais iónicos mecânicos, cuja abertura ou encerramento depende do estiramento, compressão ou deformação da membrana circundante (um exemplo são os canais de cátions das células ciliadas cocleares). 2) Quimiorreceptores respondem a substâncias químicas que se ligam aos receptores na sua membrana. Um exemplo são o olfato e o paladar, que dependem de quimiorreceptores. 3) Termoreceptores respondem a variações de temperatura no local em que o receptor se encontra, e são necessários para a detecção da temperatura. 4) Fotorreceptores respondem à luz que atinge as células receptoras e são essenciais para a visão. 5) Nocireceptores, ou receptores da dor, respondem a estímulos dolorosos, sejam eles mecânico, químicos ou térmicos. A maior parte dos receptores sensoriais responde a um único tipo de estímulo, mas alguns nociceptores respondem a mais do que um. (mais informação no final). Existem vários tipos de terminações nervosas sensoriais, envolvidas na sensibilidade em geral, e que diferem na estrutura e no tipo de estímulos a que são mais sensíveis. Muitas destas terminações nervosas estão associadas à pele, outras associadas a estruturas mais profundas, e algumas podem encontrar-se tanto na pele como nas estruturas mais profundas.

Outros materiais