A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA Q II

Pré-visualização | Página 2 de 2

antigênico, o linfócito B apresenta fragmentos desse antígeno, associado às moléculas de MHC de classe II, aos linfócitos TCD4+.
	
	b. 
Linfócitos B ativados podem produzir 5 classes de anticorpos, devido a rearranjos de DNA, que permitem o switch ou a troca de classes.
	
	c. 
Os antígenos proteicos, que não possuem unidades repetitivas múltiplas, não conseguem ativar diretamente os linfócitos B, o que torna necessários sinais adicionais de ativação providenciados pelos linfócitos TCD8+.
	
	d. 
Os linfócitos B, como células apresentadoras de antígenos, podem ser ativados diretamente pela ligação do BCR (receptor de célula B) a antígenos com múltiplos epítopos repetitivos.
	
	e. 
Os linfócitos TCD4+ produzem citocinas, que induzem proliferação e maturação dos linfócitos B, tornando-os plasmócitos secretores de anticorpos.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: C
Comentário: para que antígenos proteicos, que não possuem unidades repetitivas múltiplas, ativem linfócitos B, é necessário que haja sua interação com linfócitos Th que são ativados e passam a secretar citocinas, induzindo proliferação e maturação de linfócitos B, tornando-os plasmócitos secretores de anticorpos.
	
	
	
· Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Durante a seleção tímica, linfócitos T, que reconhecerem antígenos próprios com alta afinidade, são induzidos à apoptose ou entram em estado permanente de falta de resposta, chamado anergia. Considerando essas informações, podemos afirmar que uma falha na seleção tímica, durante a produção dos linfócitos T, leva a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Autoimunidade.
	Respostas:
	a. 
Respostas alérgicas.
	
	b. 
Reações de hipersensibilidade.
	
	c. 
Imunodeficiências.
	
	d. 
Autoimunidade.
	
	e. 
Tolerância imunológica.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: D
Comentário: caso haja falha na seleção tímica, os linfócitos T, que reconhecem antígenos próprios com alta afinidade, continuam ativos e começam a gerar respostas imunes contra estruturas próprias levando à autoimunidade.
	
	
	
· Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Um homem com 21 anos é hospitalizado com vômito, desconforto abdominal, náusea, fadiga, febre baixa, urina escura e abdome distendido e mole. Ao suspeitar de que o rapaz apresentava uma infecção causada pelo vírus da hepatite A (VHA), o médico questionou o paciente, que admitiu ter se alimentado frequentemente de lanches comprados de ambulantes. Os exames laboratoriais demonstraram que o rapaz apresentava hepatite A aguda. Sendo assim é possível afirmar que eles demonstraram a presença de anticorpos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
IgM anti-VHA.
	Respostas:
	a. 
IgG anti-VHA.
	
	b. 
IgA anti-VHA.
	
	c. 
IgM anti-VHA.
	
	d. 
IgE anti-VHA.
	
	e. 
IgD anti-VHA.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: C
Comentário: a IgM pentamérica é considerada um marcador de fase aguda, por ser a primeira imunoglobulina secretada na resposta humoral, ou seja, quando o indivíduo se encontra na fase ativa da doença.
	
	
	
· Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Os anticorpos são um componente importante do sistema imunológico, cuja síntese é iniciada quando imunógenos invadem o organismo, ou seja, quando bactérias, vírus e outros microrganismos rompem as barreiras naturais. Os anticorpos produzidos, após se ligarem à superfície dos patógenos, geram sua eliminação por diversos mecanismos. Considerando essas informações, indique a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A ligação de um anticorpo a antígeno ocorre pelo sítio combinatório, que reconhece o epítopo.
	Respostas:
	a. 
Os anticorpos são produzidos após estímulo e diferenciação do linfócito T.
	
	b. 
A presença de IgG indica a fase aguda da doença.
	
	c. 
A presença de IgA demostra que o indivíduo apresenta uma resposta alérgica ou alguma helmintíase.
	
	d. 
A presença de IgM indica a memória imunológica.
	
	e. 
A ligação de um anticorpo a antígeno ocorre pelo sítio combinatório, que reconhece o epítopo.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: E
Comentário: a ligação do anticorpo ao antígeno acontece quando os sítios combinatórios existentes nos fragmentos Fab se ligam a um determinado epítopo.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.