Buscar

Lista de Exercícios Egito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios
Egito 
1 - (Enem-MEC) O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo.
O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois:
a) significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos;
b) representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos;
c) significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos;
d) representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito;
e) significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.
2 - (UFC-CE) O nome do rei egípcio Amenófis IV (1377 a.C. - 1358 a.C) está ligado à reforma religiosa que substituiu o culto de Amon Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
a) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes;
b) reunificar o Egito , após as disputas promovidas pelos nomarcas;
c) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos;
d) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos;
e) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.
3 - (UEL-PR) A arquitetura dos templos do antigo Egito forneceu para a posteridade a mais fértil e expressiva documentação sobre a cultura egípcia. Entre suas principais características pode-se indicar a:
a) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito rara;
b) utilização de tijolos de argila queimada na construção de paredes, escadarias e de colunas;
c) grandeza nas dimensões e construções sólidas;
d) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as figuras retratadas;
e) preocupação em atrelar arte e ciência em uma mesma construção. 
4 - (UFSE) Analise as proposições sobre os egípcios e povos mesopotâmicos.
a) A religião monoteísta foi o elemento cultural mais atuante em todos os períodos da história política do Egito Antigo.
b) A medicina, a arquitetura e a engenharia no Egito foram pouco utilizadas e insignificantemente estimuladas pelo poder central.
c) Estimulados pelos faraós e pelos sacerdotes, técnicos e artistas, atuando como verdadeiros funcionários do Estado, buscaram, em vão, através dos estudos da astronomia, elaborar um calendário.
d) Mesopotâmia - nome dado pelos gregos e que significa “terra entre dois rios” - compreendia os valores e planícies irrigados pelos rios Tigre e Eufrates, onde é território do Iraque e terras próximas. 
e) Durante o reinado de Nabucudonosor (604 a.C. - 561 a.C), o Segundo Império Babilônico viveu o seu apogeu. Foi a época das grandes construções públicas como os templos para vários deuses, especialmente o de Marduk, as grandes muralhas da cidade e os palácios, a exemplo dos “Jardins Suspensos da Babilônia”, considerados pelos gregos como uma das maiores “maravilhas do mundo”.
Gabarito: 1-a; 2-a; 3-c; 4-d.

Continue navegando