Buscar

Av1- Educacao Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Educação Ambiental
1 ) A ação antrópica para favorecer as necessidades da sociedade e do sistema capitalista de produção intensificou-se ao longo dos anos para suprir as demandas do mercado cada vez mais exigente e consumista. Dessa forma, os recursos naturais foram cada vez mais explorados sem que houvesse uma conscientização do uso sem grandes agressões à natureza. Todo esse processo resultou em problemas como alterações climáticas, efeito estufa, poluição dos lençóis freáticos, dos rios e oceanos, além de poluição atmosférica, extinção de espécies da fauna e flora, desmatamento das florestas, uso indiscriminado da água.
Fonte: .
Existem vários fatores que contribuem para as dificuldades enfrentadas no que se refere à preservação ambiental. A charge acima retrata que tipo de problema?
Alternativas:
c) Falta de conscientização das ações prejudiciais ao meio ambiente e comportamento inadequado que vai se propagando ao longo dos anos. Alternativa assinalada
2) A poluição e a degradação ambiental são alguns dos graves problemas que a população global enfrenta como resultado da exploração ambiental intensa. Um dos exemplos de causas da contaminação das águas do rios, córregos, lagos e oceanos é a falta de saneamento básico, esgoto, manuseio e aplicação incorreta de agrotóxicos, destinação inadequada de resíduos de industrias e de produtos químicos. Como consequência dessa contaminação ocorre a inviabilidade do uso da água em razão da presença de agentes patógenos que podem ocasionar sérias doenças aos seres humanos, além de a poluição afetar a sobrevivência de diversas espécies aquáticas diretamente e indiretamente.
 
De acordo com o texto e seus conhecimentos, quais é a possível consequência da contaminação da água para as pessoas?
Alternativas:
b) Haver alto risco de doenças, escassez quantitativa da água e seu maior valor econômico.Alternativa assinalada
3) No Brasil o tráfico de animais é bastante intensificado em decorrência da elevada biodiversidade do país. Muitos animais são maltratados e sofrem com danos e até mutilações para serem transportados sem serem identificados quando atravessam áreas com fiscalização. Umas das consequências do tráfico é a extinção de muitos animais que são retirados do seu habitat natural quando filhotes e não se reproduzem em outros locais que diferem da sua origem.
 
Sobre o tráfico de animais, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) A diminuição de uma espécie animal pode afetar negativamente a diversidade de um local. Alternativa assinalada
4) A história da educação ambiental se iniciou na metade do século XX como uma estratégia para minimizar os impactos e as crises ambientais que surgiram e estavam se agravando. A continuidade das consequências negativas começou a ameaçar a qualidade de vida da população, razão pela qual uma pressão popular por meio de manifestações e uma linha contrária ao consumismo acelerado e sem planejamento ganhou destaque na classe média, que tinha um maior senso crítico e uma preocupação em como os problemas ambientais afetariam suas vidas. Os eventos organizados que contaram com a participação de diversas nações para discutir as questões ambientais foram de extrema importância para o fomento da preservação ambiental.
 
Qual foi o primeiro evento de grande destaque que discutiu as questões ambientais?
Alternativas:
b) Conferência de Estocolmo. Alternativa assinalada
5) A educação ambiental não pode simplesmente ser praticada obrigatoriamente. Deve-se priorizar a conscientização de famílias, crianças e adultos, para que, assim, seja construído um pensamento reflexivo e crítico quanto à real necessidade de evitar que os recursos naturais sejam explorados e que haja desarmonia na relação entre o homem e a natureza. Sem essa visão consolidada, dificilmente grandes mudanças serão realizadas. Outro fator importante é o de se ter claro que os recursos naturais são fundamentais para a sobrevivência de todas as espécies e que, no caso dos seres humanos, o uso daqueles por estes também é necessário para alcançar objetivos econômicos.
Conforme exposto, a educação ambiental tem relevância para:
Alternativas:
d) Contribuir para que a população tenha maior conhecimento e percepção de como as agressões à natureza podem gerar grandes desastre ambientais. Alternativa assinalada

Outros materiais