Buscar

Prova de SBV ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
 NOME: Rita de Cássia Rodrigues Pacifico
 DISCIPLINA: PRIMEIROS SOCORROS
 PERÍODO/BLOCO: IX CURSO: FARMÁCIA
 PROFESSOR (A): EVALDO SALES LEAL
 PIRIPIRI (PI), 03 de MAIO de 2021.
2ª AVALIAÇÃO
	VALOR: 4,0 (quatro pontos)
NOTA: __________
	LEIA ATENTAMENTE AS REGRAS ANTES DE RESPONDER À PROVA:
· Verifique se este material está completo e preencha corretamente o cabeçalho. Caso contrário, notifique ao aplicador.
· Esta prova é individual. São vedadas quaisquer comunicações e troca de material entre os mesmos.
· Escreva de forma legível a identificação das atividades e dos itens, bem como as respectivas respostas.
· Para questões objetivas, apresente apenas uma resposta para cada item. 
· Durante a aplicação da avaliação, a câmera do aluno deverá se manter ativada.
· Atribui-se nota zero ao aluno que se utilizar de meio fraudulento para responder às questões dessa avaliação ou for surpreendido utilizando aparelho celular.
· Quando terminar, envie pelo sistema do aluno. 
· Pode utilizar consultas a materiais didáticos sem restrições apenas com autorização do professor.
· A interpretação das questões desse instrumento avaliativo faz parte da avaliação do aluno.
· As questões que envolvem cálculo, só serão corrigidas com atribuição de nota, caso venham acompanhadas dos respectivos cálculos que levaram à resolução da referida questão. 
· Alunos que apresentem respostas subjetivas com redação IDÊNTICA, pontuarão nota zero nessas questões.
· As respostas subjetivas devem ser elaboradas pelo aluno, sem “copia e cola”, de forma assertiva e pontual.
BOAS ATIVIDADES!
	
1 - Sobre o atendimento ao paciente politraumatizado, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( V) Assegurar uma via aérea pérvia é a primeira prioridade no tratamento e na reanimação de um politraumatizado.
( V) No atendimento a um paciente inconsciente, a base da língua pode ser a causa da obstrução da hipofaringe.
(V ) A avaliação e a manutenção da via aérea devem ser realizadas com o máximo cuidado para que não ocorram movimentos de hiperextensão, flexão ou rotação do pescoço da vítima.
( V) O tamanho ideal da cânula de Guedel a ser utilizada corresponde à distância entre o lóbulo da orelha e a boca.
( F) A aspiração nasotraqueal está indicada quando há suspeita de fraturas da base do crânio e fraturas complexas da face.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. (0,5pt).
a) F V V F V
b) V V V V F
c) V F F V F
d) V V V F F
e) F F F V V
R: Alternativa B
2 - Descreva como deve ser o protocolo de atendimento a um paciente vítima de PCR de acordo com as recomendações da AHA 2015 nos contextos de cadeia de resposta Intra-hospitsalar e na extra-hospitalar (0,75 pontos).
R: 1 Primeiramente, checar a responsividade (tocar os ombros e chamar o paciente em voz alta), se sem resposta verificar a respiração e o pulso de forma simultanea; 2 checar pulso central (carotídeo) em até 10 segundos; 3. Colocar o paciente em decúbito dorsal em superfície plana • Em casos de pulso AUSENTE: iniciar ciclos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). 6. Iniciar RCP pelas compressões torácicas, mantendo ciclos de 30 compressões eficientes (na frequência de 100 a 120/min, deprimindo o tórax em 5 a 6 cm com completo retorno); duas insuflações (de 1 segundo cada e obs a elevação do tórax)7. Quando disponivel o desfibrilador, posicionar as pás de adulto do desfibrilador no tórax seco do paciente. 8. Interromper as compressões torácicas para a análise do ritmo. 9. Se ritmo CHOCÁVEL, se alguem estiver perto solicitar que se afaste do paciente; Desfibrilar: choque único na potência máxima do aparelho; Reiniciar imediatamente a RCP após o choque, com ciclos de 30 compressões para duas insuflações por 2 minutos; Após 2 minutos de compressões e insuflações, checar novamente o ritmo; manter os ciclos de RCP sem interrupção até chegar ao hospital ou a vítima apresentar sinais de circulação (respiração ou movimento).
3) Em vítimas adultas de parada cardiorrespiratória (PCR), o correto é que os socorristas apliquem compressões torácicas a uma frequência de: (0,5pt).
a) 120 a 150 compressões por minuto.
b) 80 a 100 compressões por minuto.
c) 100 a 120 compressões por minuto.
d) 110 a 140 compressões por minuto.
e) 60 a 80 compressões por minuto.
R: Alternativa C
 4) Ao utilizar o DEA, o enfermeiro deve: (0,25pt).
a) posicionar as pás do desfibrilador na base lateral do tórax, uma à direita e a outra à esquerda.
b) aplicar três choques, com intervalo mínimo de 1 minuto entre eles, caso o paciente/cliente não apresente sinais de recuperação.
c) certificar-se de que ninguém esteja tocando o paciente/cliente ou o leito.
d) suspender seu uso se o paciente estiver em fibrilação ventricular.
e) aplicar um choque apenas, imediatamente.
R: Alternativa A
5) A Parada Cardiorrespiratória (PCR) caracteriza-se pela ausência dos movimentos respiratórios e dos batimentos cardíacos; e quando ocorre a vítima deve ser socorrida no menor espaço de tempo possível para evitar danos irreversíveis e, até mesmo, a morte: 
Assinale a alternativa que apresenta sinais da Parada Cardiorrespiratória. (0,25pt).
a) Tremores de frio.
b) Dor aos movimentos respiratórios.
c) Hematoma palpebral e anisocoria.
d) Cefaléia, tontura e zumbidos.
e) Inconsciência e cianose.
R: Alternativa E
6) Durante o atendimento de um paciente adulto com suspeita de parada cardiorrespiratória, qual sequência deve ser seguida? (0,5pt).
a) Avaliar a responsividade; chamar por ajuda; checar a presença de respiração efetiva e pulso; iniciar ciclos de 30compressões torácicas externas para duas ventilações e aplicar o desfibrilador externo automático, assim que disponível.
b) Chamar por ajuda; avaliar a responsividade; checar a presença de respiração efetiva e pulso; iniciar ciclos de 30compressões torácicas externas para duas ventilações e aplicar o desfibrilador externo automático, assim que disponível.
c) Aplicar o desfibrilador externo automático, assim que disponível; avaliar a responsividade; chamar por ajuda; checar a presença de respiração efetiva e pulso e iniciar ciclos de 30 compressões torácicas externas para duas ventilações.
d) Avaliar a responsividade; chamar por ajuda; checar a presença de respiração efetiva e pulso; iniciar ciclos de 15compressões torácicas externas para duas ventilações e aplicar o desfibrilador externo automático, assim que disponível.
e) Checar a presença de respiração efetiva e pulso; chamar por ajuda; avaliar a responsividade; iniciar ciclos de 30compressões torácicas externas para duas ventilações e aplicar o desfibrilador externo automático, assim que disponível.
R: Alternativa A
7) Uma criança de oito meses de idade, saudável, foi deixada pela mãe em seu berço com um balão de festa de aniversário. Algum tempo depois, a criança foi encontrada com extremidades arroxeadas, tosse e grande dificuldade respiratória.
 Considerando essa situação hipotética, assinale qual a provável causa do quadro clínico e a conduta correta para a situação. (0,75pts).
R: A causa é ingestão do balão ou a criança inseriu pedaços do balão nas vias aéreas causando asfixia. Conduta a ser realizada consiste na realização de uma manobra que induz tosse artificial pela qual é expelido o corpo estranho, objeto ou alimento que esteja bloqueando a respiração da vítima e a passagem de ar para os pulmões, denominada manobra de Heimlich. Realizada da seguinte forma, apoiar o bebê no braço, com a cabeça mais abaixo que o corpo, tendo o cuidado de manter a boca do bebê aberta. Aplicar 5 batidas com o “calcanhar” da mão nas costas do bebê, na região entre as escápulas. Virar o bebê com a barriga para cima, mantendo a inclinação original e a boca aberta, e iniciar 5 compressões no osso do peito da criança, logo abaixoda linha imaginária traçada entre os mamilos. Repetir esse ciclo até o bebê expelir o objeto.
8) As convulsões podem ter como causas epilepsia, febre alta, intoxicações ou lesões cerebrais. A vítima cai inconsciente, seu corpo fica tenso e ela se debate violentamente com espasmos musculares durante dois a quatro minutos. Ao presenciar um caso de convulsão, descreva como se deve proceder. (0,5pt).
R: Se possível evitar que a pessoa caia bruscamente ao chão, acomodar o indivíduo em local sem objetos dos quais ela pode se debater e se machucar; procurar um material macio para acomodar a cabeça do individuo, como um casaco dobrado ou outro material disponível que seja macio, posicionar o indivíduo de lado de forma que o excesso de saliva ou vômito (pode ocorrer em alguns casos) escorrer para fora da boca, ou que o mesmo morda a língua ou se machuque; permanecer ao lado da vítima até que ela recupere a consciência; ao término da convulsão, explicar o que houve e chamar um familiar. Caso a duração da crise convulsiva seja superior a 5 minutos sem sinais de melhora, chamar a emergência.
VALORES
1. Compromisso com o desenvolvimento cultural, científico, social e econômico;
2. Compromisso com o desenvolvimento da consciência crítica da realidade;
3. Compromisso com a paz, com a defesa dos direitos humanos e com a preservação do meio ambiente
4. Senso de Justiça e de solidariedade, inclusive nas relações de trabalho;
5. Responsabilidade social;
6. Ética em todos os níveis de ação;
Eficiência,eficácia, rigorosidade e transparência na prestação do serviço.
	
CHRISFAPI – CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ	Página 2

Outros materiais