A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Citologia Inflamatoria

Pré-visualização | Página 1 de 2

VERIFICANDO O APRENDIZADO
Parte superior do formulário
1. Analisamos o perfil citológico dos processos inflamatórios gerais e vimos que, durante um processo inflamatório, ocorrem alterações nos tipos celulares, na atividade das células e nos componentes encontrados nos esfregaços cervicovaginais. Em um laboratório, ao realizar a leitura dos esfregaços cervicovaginais, foram encontradas algumas alterações. Analise as alternativas a seguir e marque a opção que faz a correlação correta.
A presença de exsudato rico em linfócitos, plasmócitos e histiócitos pode ser indicativo de uma inflamação aguda.
A presença de exsudato rico em neutrófilos e piócitos pode ser indicativo de inflamação crônica.
Em respostas a corpos estranhos, como fios de suturas, podem aparecer histiócitos epitelioeides e células gigantes.
A presença de neutrófilos no fundo do esfregaço cervicovaginal é sempre indicativo de processo inflamatório.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
A presença de exsudato leucocitário pode ser observada em processos inflamatórios, mas essas células podem aparecer em condições normais, como acontece durante a fase secretória (aumento de progesterona) em mulheres na fase reprodutiva, sem ser indicativo de processo inflamatório. Na inflamação aguda, o exsudato leucocitário predominante é composto de neutrófilos e piócitos; e na inflamação crônica, de linfócitos, plasmócitos e histiócitos.
Parte superior do formulário
2. Analisamos as alterações celulares degenerativas e reativas, e vimos o padrão morfológico em cada uma dessas respostas celulares. Sobre as alterações reativas, assinale a alternativa que apresenta um achado morfológico que indica a presença dessa alteração.
A presença de células com halo perinuclear.
A presença de células com pseudoeosinofilia.
A presença de células com pregueamento da membrana nuclear.
A presença de células com hipercromasia.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "D" está correta.
Nas alterações reativas, há um aumento da atividade celular em resposta a um dano. Ao examinarmos as células dos esfregaços cervicovaginais nesses casos, verificamos células com hipercromasia, espessamento uniforme da borda nuclear, cromatina com granulação mais grossa, com mais de um núcleo (bi ou multinucleação) e nucléolos proeminentes. Normalmente, a presença de vários núcleos e do nucléolo é observado em células endocervicais. A presença de halo perinuclear, pseudoeosinofilia e vacúolos citoplasmáticos são característicos das alterações degenerativas.
Parte superior do formulário
1. Investigamos nesse módulo algumas alterações citológicas nos esfregaços cervicovaginais durante as infecções bacterianas. A presença das bactérias nem sempre é sinal de infecção, pois existem microrganismos que fazem parte da microbiota normal. Sobre os lactobacillus sp., assinale a alternativa correta:
Os lactobacillus sp. apresentam enzimas capazes de causar a destruição proteolítica das células escamosas intermediárias ricas em glicogênio. A citólise por essa bactéria é comum nas crianças.
Os lactobacillus sp. quebram o glicogênio das células naviculares que são capazes de manter o pH vaginal alcalino.
O padrão de citólise provocado pelos lactobacilos é observado pela presença de restos citoplasmáticos e núcleos desnudos, presença dos lactobacilos e poucos leucócitos.
Os lactobacillus sp. são constituintes da flora normal apenas de crianças.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
Os lactobacillus sp. são normalmente encontrados nas fases do ciclo, onde há maior acúmulo de glicogênio, sendo assim presente na fase secretória do ciclo e em mulheres grávidas. A quebra desse glicogênio possibilita a sua conversão em ácido láctico, que é capaz de diminuir o pH vaginal, que fica ácido, ou seja, em torno de 3,8-4,5. Essas bactérias são os constituintes da flora normal, conhecidos como bacilos de Döderlein.
Parte superior do formulário
2. Verificamos também o padrão citológico encontrado nos esfregaços cervicovaginais das infecções por Herpes-vírus. Sobre o padrão citológico encontrado nos esfregaços cervicovaginais, assinale a alternativa correta:
Nos esfregaços cervicovaginais de mulheres com infecção por Herpes-vírus, as células escamosas apresentam a membrana nuclear espessa, multinucleação com os núcleos sobrepostos.
As células que predominam nos esfregaços cervicovaginais de mulheres contaminadas pelo Herpes-vírus são as células basais.
Nos esfregaços cervicovaginais de mulheres com infecção por Herpes-vírus, é característica a presença de células-bala.
Nos esfregaços cervicovaginais de mulheres com infecção por Herpes-vírus, as células apresentam uma diminuição de tamanho.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "A" está correta.
As células balas de canhão, que são amontoados de neutrófilos e piócitos recobrindo os restos celulares, pela enorme destruição que acontece no epitélio escamoso, não são características das infeções virais. Nas Herpes-vírus, ocorre citomegalia, multinucleação com núcleos sobrepostos, são acometidas as células escamosas parabasais e superficiais, metaplásica imaturas e endocervicais e ocorrem diferentes alterações morfológicas.
VERIFICANDO O APRENDIZADO
Parte superior do formulário
1. Aprendemos que a reparação tecidual consiste na substituição do tecido lesado por células viáveis e inicia quando há a destruição dos epitélios causados por processos inflamatórios severos, biopsias cauterização ou radioterapia, desenvolvendo um processo de reparação. Além disso, conhecemos que a radiação, a utilização do DIU e a deficiência de B12/ácido fólico possibilitam alterações nucleares e citoplasmáticas características. Sobre o processo de reparação tecidual e as alterações citológicas pela radiação, utilização do DIU e deficiência de B12/ácido fólico assinale a alternativa correta.
A reparação tecidual da endocérvice acontece pelas células basais e da ectocérvice pelas células de reserva.
Células de reparação tecidual epitelial apresentam boa coesão com arranjo celular monoestrerificado. As células apresentam citoplasma com coloração que varia de pálida à basofílica, com núcleo volumoso, nucléolos proeminentes e cromatina finalmente granular.
Células com tamanho maior que o normal (citomegalia), vacuolização e núcleo picnótico e com cariorrexe são características encontradas nas mulheres que usam DIU.
Células com núcleo que apresentam pregas nucleares, anofilia citoplasmática e projeções citoplasmáticas são encontrados nas mulheres em tratamento radioterápico.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "B" está correta.
A reparação tecidual da endocérvice acontece pelas células de reserva e da ectocérvice pelas células basais. Esse tópico foi abordado no início do módulo, no subitem “Mecanismos de reparação tecidual, para rever o padrão citológico das células de reserva rever o quadro 01. Células com tamanho maior que o normal (citomegalia), vacuolização e núcleo picnótico e com cariorrexe são características encontradas nas mulheres na fase aguda da radioterapia. Células com núcleo que apresentam pregas nucleares, anofilia citoplasmática e projeções citoplasmáticas são encontradas nas mulheres com deficiência de vitamina B12/ ácido fólico.
Parte superior do formulário
2. Conhecemos ao longo desse módulo que o câncer escamoso e o adenocarcinoma são os dois maiores tipos de tumores malignos que acometem o colo uterino. Sobre as alterações morfológicas encontradas nesses dois tipos de cânceres, assinale a alternativa correta:
Na infeção pelo HPV podem ser observadas algumas alterações citológicas como coilocitose, disqueratose e macrócitos. As infecções pelo HPV podem evoluir para lesões epiteliais escamosas de alto grau e para o carcinoma.
O adenocarcinoma acomete as células epiteliais da ectocérvice. As alterações dessas células podem ser dividias em 4 categorias de acordo com o padrão citológico.
No carcinoma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.