A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Ativ 4 Obrigações e Responsabilidade

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE 4 - 
	 OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL 
· Pergunta 1 
	
	
	
	A responsabilidade criminal depende de processo criminal no qual haverá a análise das provas que condenem o acusado. No entanto, além da responsabilidade criminal, também discutimos acerca da responsabilidade civil. Sobre a responsabilidade civil, marque a opção correta: 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal. 
	
	
	
· Pergunta 2 
	
	
	
	Uma empresa que atua no ramo de radioatividade descartou lixo de modo indevido no lixão de uma pequena cidade. No entanto, alguns moradores da cidade que viviam da coleta de lixo reciclável encontraram restos de materiais radioativos e foram contaminados. Dias após muitos deles chegaram a óbito e outros ficaram com sérias sequelas. Nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	Haverá responsabilidade objetiva da empresa, de acordo com o previsto no Código Civil, em razão da atividade exercida. 
	
	
	
· Pergunta 3 
	
	
	
	Mévio é proprietário de um antigo prédio no centro da cidade. Recentemente, Mévio foi notificado por uma associação para que realizasse reparos na cobertura do prédio, que apresentavam grandes rachaduras. No entanto, por falta de recursos financeiros, Mévio não realiza os reparos necessários no imóvel. Ocorre que recentemente uma parte da cobertura do prédio se desprendeu e caiu em cima de um toldo, no qual havia inúmeras pessoas embaixo. Nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	Mévio responde de forma objetiva pela falta de reparos necessários no prédio. 
	
	
	
· Pergunta 4 
	
	
	
	A necessidade de indenização decorrente de ato ilícito ou abuso de direito é questão prevista no Código Civil, em seu art. 186, 187 e 188. Dessa forma, todo aquele que causar lesão a outrem possui o dever de reparar, tanto em relação ao dano moral, quanto em relação ao dano material. No que tange a obrigação de indenizar, marque a alternativa correta: 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	O dono de edifício ou construção responde pelos danos que resultarem de sua ruína, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse manifesta. 
	
	
	
· Pergunta 5 
	
	
	
	O código Civil prevê acerca da responsabilidade por uso indevido do nome do autor, ou ainda pelo uso indevido dos direitos de voz, imagem, dentre outros. Note-se que esses danos tratam de violações a direitos da personalidade. Sobre esse tema, marque a alternativa correta: 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	São civilmente responsáveis pelo ressarcimento de dano, decorrente de publicação pela imprensa, tanto o autor do escrito quanto o proprietário do veículo de comunicação. 
	
	
	
· Pergunta 6 
	
	
	
	Acerca das presunções de responsabilidade civil decorrente da leitura do Código Civil, temos algumas hipóteses em que a pessoa que causa o dano é uma, e o responsável pela indenização será pessoa diversa. Dentro desse tema, e da leitura do Código Civil, assinale  a alternativa correta: 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	Os donos de hotéis, independentemente de culpa, são responsáveis civilmente pelos atos ilícitos praticados pelos seus hóspedes. 
	
	
	
· Pergunta 7 
	
	
	
	Jorge mora no 10° andar de um prédio e tem costume de deixar vasos de flores na sacada de seu apartamento. Ocorre que, certo dia, um desses vasos caiu de sua sacada e atingiu um automóvel que estava estacionado corretamente na via pública. Sobre o caso, marque a assertiva correta: 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	Jorge responderá pelo dano proveniente da queda do vaso de sua sacada. 
	
	
	
· Pergunta 8 
	
	
	
	Mariana possui um cachorro de estimação de grande porte. Certo dia, saiu para trabalhar e por descuido deixou o portão de sua residência aberto, ocasião que seu cachorro fugiu do quintal e veio a destruir a horta comunitária do Bairro. Neste sentido, marque a alternativa correta: 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	Mariana será responsabilizada pelos danos causados por seu animal. 
	
	
	
· Pergunta 9 
	
	
	
	No tema de responsabilidade civil temos uma grande discussão acerca da responsabilidade solidária e subsidiária, que possuem grande relevância para fins de execução ou cumprimento de sentença. Sobre a responsabilidade civil e suas implicações em relação a solidariedade e a subsidiariedade e a sua aplicação na doutrina e jurisprudência brasileira, assinale a opção correta. 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	É solidária a responsabilidade do proprietário de veículo automotor à do indivíduo que pegou o veículo emprestado e durante a condução, causou danos a terceiros. 
	
	
	
· Pergunta 10 
	
	
	
	Imagine o seguinte caso hipotético: Caio, dentista de longa data, realizar uma cirurgia de retirada do terceiro molar de um paciente. No entanto, Caio, no dia de realização de consulta prévia com o paciente, se esquece de pedir que o paciente tome os antibióticos para evitar alguma contaminação. No dia da cirurgia tudo  ocorreu bem, porém Caio não solicita que o paciente tome os remédios necessários para que não haja contaminação. Dois dias após o paciente vem a falecer por infecção. Baseado nas informações apresentadas, Assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	
		Resposta Correta: 
	
A responsabilidade do dentista é subjetiva, devendo ser comprovada a sua culpa, por meio da imperícia, imprudência ou negligência.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.