Buscar

Atividade 1-negociacao e vendas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Negociação e Vendas
Em nossas vidas, negociamos o tempo todo. Negociamos com nossos amigos, parentes e em diversas situações profissionais, mas algumas negociações são mais relevantes e tem maiores implicações. Por isso, precisamos estar preparados para esses momentos, conhecer algumas técnicas e desenvolver habilidades para termos mais sucesso como negociadores.
Segundo Almeida (1998) e Monteiro (2006) destacam a existência de três fatores principais: o tempo, o poder e a informação.
O tempo é primordial para ter uma boa negociação, dependendo do que seja negociado é essencial ter um tempo para estudar sobre o assunto abordado e desenvolver técnicas para conseguir êxito quando negociar. O tempo poderá influenciar no resultado da negociação, se o tempo estiver com o vendedor e você precisa urgente fechar o negócio para suprir a produção (não deixar parar), você terá que usar um argumento na negociação que não demonstre que o fornecedor B que está negociando é o único que pode resolver o seu problema de falta do insumo, tente colocar o prazo para o vendedor. Um exemplo disso é a negociação entre Starbucks e Kraft Foods, uma disputa de três anos sobre a distribuição do café embalado Starbucks, em mercearias, foi resolvida com a decisão de arbitragem de que a Starbucks havia violado seu acordo com a Kraft. A companhia de café foi ordenada a pagar a gigante dos alimentos $ 2,75 bilhões.
Manter-se sempre informado também é necessário para que exista uma boa negociação. Ser atualizado é sinônimo de um negociador moderno, onde ele consegue estratégias inovadoras para obter o resultado máximo que almeja.  Informação é poder, por isso é uma estratégia comum uma das partes ou ambas ocultarem informações, seus verdadeiros interesses, necessidades e propriedades. Um exemplo disso é dois funcionários de uma empresa, um mais antigo e um recém-contratado. Surge uma vaga para um cargo de chefia da empresa onde os dois podem estar aptos a realizar, mas o funcionário antigo tem mais conhecimento e informação sobre a empresa, então eles entram num consenso e decidem que o colaborador com mais tempo de empresa, tem mais capacidade para o cargo, pois entende melhor o processo da empresa, mesmo que o funcionário novo também tenha habilidades técnicas para o cargo.

Continue navegando