Buscar

Introdução ao Sistema Nervoso

Prévia do material em texto

Camila Oliveira-Psicologia
· Introdução ao sistema nervoso 
O Sistema nervoso tem capacidade de interagir com o meio externo e interno. 
Função: Mandar e receber estímulos e interpretar e liberar estímulos 
Exemplos: Caminhar, que é um movimento voluntario 
Salivar que é um movimento involuntário 
Divisões funcionais do sistema nervoso: 
Somática(eferente): relação entre o sistema nervoso e o meio ambiente, 
Exemplos: Ao sentir frio, nosso cérebro manda como resposta o calafrio 
Visceral (aferente): relação entre o órgão e o sistema nervoso, ser aferente é conduzir informações de um determinado órgão para o sistema nervoso. 
Exemplos: Estímulos das vísceras que são captadas por meio de receptores que levam as informações ao cérebro. 
· Sistema Nervoso Central, (SNC)
1. Encéfalo: É encontrado na parte interna do crânio (caixa craniana), e nele que ocorre as atividades, desde a razão e a inteligência, e também da temperatura corporal, e a pressão sanguínea 
2. Cérebro: faz parte do sistema nervoso, é onde processa todas as informações que recebemos, o cérebro é constituído de hemisfério, o hemisfério direito cuida do pensamento logico e a comunicação, hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. é no cérebro que se encontra o córtex cerebral nele se encontra substância brancas e cinzas, ele recebe impulsos de todas as vias de sensibilidade, onde se torna consciente, e vão ser interpretadas, é lá que ocorre a maior parte do planejamento, e de onde saem os impulsos nervosos, que vão, dá início e comandar os impulsos voluntários, enquanto neurulação se tem o Telencéfalo forma a maior porção do encéfalo. Juntamente com o Diencéfalo, constitui o Prosencéfalo durante o desenvolvimento embrionário. 
3. tronco encefálico: a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro.
O tronco encefálico e dividido em 3 partes 
1. Mesencéfalo: Parte do encéfalo relacionada com o estado de relaxamento dos músculos e a postura corporal. Além disso, desempenha o papel de coordenação de reflexos visuais e na integração de informações sensoriais.
2. Ponte: Formado por fibras nervosas que conectam muitas partes do encéfalo, sua função é transferência de informações.
3. Bulbo: última parte do encéfalo, controla o batimento cardíaco e a respiração. 
4. Cerebelo: Localizado na parte posterior do cérebro e a ponte, é responsável por coordenar movimentos, garantir a postura corporal e desenvolver habilidades motoras.
· O sistema nervoso central e constituídos por células, chamadas de células da glia essas células são:
1. Células astrócitas : são elas que sustentam os neurônios, e protege contra substância que podem dar prejuízos, ela também ajuda a manter propriedades químicas para geração dos impulsos nervosos, são elas que auxiliam na migração dos neurônios durante o desenvolvimento do Encéfalo, ajuda na formação da barreira (hematoencefálicas -protege o sistema nervoso, tem permeabilidade)
2. Células oligondrócitas : produz e mantém a bainha de mielina em torno de vários axônios. 
3. Células micróglias: protegem células do sistema nervoso central contra doenças, ela protege essas células as ingerindo e digerindo. 
4. Células ependimarias : revestem os ventrículos do encéfalo.
· Sistema nervoso periférico (SNP)
1. Nervos: fechos do axônio, existem 2 tipos de nervos, os nervos cranianos: que conecta o encéfalo a periferia, e os nervos espinhas que conecta a medula espinhal a periferia 
2. Gânglios: aglomerados de corpos celulares de neurônios que é localizado distante do sistema nervoso central. Se associam aos nervos, que tem como função interligar neurônios e estrutura do organismo é mostrado com umas pequenas dilatações em certos nervos. 
3. Terminação nervosas: se comunica com os órgãos periféricos, é dividido em terminações nervosas sensitivas e motoras, responsável por sentir a sensação de dor, o tato, a pressão 
· As Células que constituem o sistema nervoso são células da glias essas células são:
1. Celular schann , que produz e mantém a bainha de mielina em torno somente um axônio, tem participação da regeneração dos axônios periféricos 
2. Células satélites, são elas que sustentam os neurônios nos gânglios, elas que regulam as trocas de matérias entre neurônios e os líquidos intersticial

Continue navegando