Buscar

resumo gas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Transporte 
Principais aspectos: o transporte e qd o gás das UPGN até os citygates, após sair do citygate até o consume e denominado de distribuição o q diferencia a o diâmetro do duto e a pressão q o gás está. O conceito de capaci// de transporte de um gasoduto refere-se à quanti// de gas em m3 ou pes3 capaz de transportar, qto maior a pressão maior será o volume transportado por diâmetro, a queda de pressão no gasoduto e proporcional a distancia percorrida e ao volume do gás, isso acontece por causa do atrito das moléculas do gas com a parede do duto. No citygate o gas é novamente limpo e filtrado e despressurizado e add o cheiro para a sua identificação (MERAPTAN)
E instalado estacoes de compressão (ECOMP) para manter a pressão durante o processo qto menor for o diâmetro mais quanti//s tem q serem instaladas. Tem q ser colocadas estações de medições (condições do fluxo do gas transportado) e válvulas de segurança (interrompe o fluxo do gás em alguns trechos para realizar manutenção ou segurança) e controle (centraliza o controle de compressão, medição e das válvulas de segurança, controlando o fluxo do gás que entra e sai mantando a pressão do mesmo).
Os dutos são de aço e dependendo do diâmetro e usado folha de carbono dobradas e todos são colocado revestimento a fim de evitar corrosão. 
Estocagem; qd a uma diminuição na quanti// a ser entregada e mas vantajoso estocar, são dividida em 3: sazonais (período de queda armazena para vender no período de alta demanda), de pico (armazena pouco volume para injetar rapidamente na rede de transporte), estratégica (estoca para momento de contingencia, caso ocorra alguma interrupção no fornecimento). Essas estocagens podem ser tanto em reservatórios naturais (campos esgotados, aquíferos, cavernas de sal) e reservatórios artificiais (gasômetros, tanque de GNL e o gasoduto)
A cogeração é um processo de produção e exploração consecutiva (simultânea) de duas fontes de energia, eléctrica (ou mecânica) e térmica, a partir de um sistema que utiliza o mesmo combustível permitindo a optimização e o acréscimo de eficiência nos sistemas de conversão e utilização de energia, na qual aproveita o calor residual dos processos que n seriam usados, são conhecido por Trigeração ou produção combinada de electricidade, calor e frio, sem contar que o impacto ambiental e menor, pois tem q ser instalada perto do local de consumo.
Os locais q usam a cogeração precisam de energia elétrica e térmica continuas e simultâneas, disponibilidade combustíveis de qualidade, espaço que suporte o equipamento, calor residual de boa qualidade. Normalmente são usados em industrias, hospitais, hotéis, centros comerciais e outros
Vantagens: reduz emissões poluentes, economia de energia primaria, aumento da estabilidade do sistema elétrico e benefícios econômicos 
A cogeração possuem alguns tipos:
Turbina a gás: motor térmico onde é produzido trabalho a partir de um fluxo contínuo de gases quentes, provenientes da queima contínua de um combustível. o combustível é queimado em uma câmara de combustão, da qual os gases gerados vão para as turbinas e convertem-se em energia mecânica que poderá ser transformada em energia elétrica através de um gerador. Os gases de escape tem temperatura de 400oC a 650oC e são relativamente limpos, e por causa de sua alta temperatura eles são preparados para produzir outro fluido quente como vapor ou agua quente por causa das elevadas temperaturas e pressão precisa de matérias sofisticados. É usado em setor alimentício, petroquímico, papeleiro. Vantagem: eficiência de 75%, manutenção simples, elevada fiabilidade, baixa poluição, uni//s compactas e leves, n precisa de vigilância permanente Desvantagens: vida útil curta, limitado nível de variedade de combustível consumido, ineficiência em processos pouca necessidade térmica, uso de material para poeira e corrosão.
Turbina de vapor: constituídos por cinco grandes módulos: pré-aquecedor (onde a agua é pré-aquecida), caldeira, turbina, condensador e gerador (ver figuras). Uma das particularidades deste método é o facto de ser possível usar como fonte de energia para produzir vapor, o calor residual de algum outro processo ou equipamento, através de absorção de calor, a água passa pela caldeira onde a energia e extraída do combustível sendo absorvida pela água atingindo alta temp. e pressão, o vapor entra na turbina transformando o vapor em energia mecânica pela rotação, o vapor sobre uma redução de pressão sendo condensado fazendo com q seja água novamente retornando ao inicio novamente. O vapor e entre 20 – 100bar produzido em caldeiras, o vapor de escapa e de 2 – 20ar é usado como calor no processo. É usado em indústria de pasta de papel, refino do petróleo, química etc. Vantagens: vida útil elevada, equipamento segura, elado tempo de trabalho entre manutenção, fornece vapor alta pressão/pressão atm, n precisa de vigilância permanente Desvantagens: baixo rendimento elétrico, arranque lento, emissão de poluentes, não pode colocar qq combustível, investimento alto.
Ciclo combinado: é utilizada uma turbina de gás que é acoplada a um gerador para gerar energia eletromecânica. Os escapes são reaproveitados em uma caldeira de recuperação. Esse ciclo é o mais completo e eficiente. Do sistema de refrigeração do motor retira-se energia térmica e reaproveita em equipamentos do processo, além disso, utiliza-se uma turbina a vapor para retirar energia mecânica do vapor gerado pela caldeira de recuperação. Usado na indústria electrointensivas. Vantagem: elevada eficiência, redução de custos de operação, flexibilidade na quanti// de energia térmica produzida Desvantagens: maior complexi// do sistema global, sistema global tendo algumas desvantagens da turbina a gás e vapor.
Motor alternativo de combustão interna: é utilizada em instalações com potências da ordem dos 10 MW, embora possam ser encontrados alguns exemplos com consumos da ordem dos 20 MW ou mais. O aproveitamento de calor ocorre com a utilização da energia contida nos gases de exaustão e/ou nos fluidos de refrigeração e lubrificação. Apresentam 2 motores de explosão e os diesel, o combustível e misturado no ar atm na câmara de combustão a força de expansão dos gases geram movimento cíclico produzindo energia mecânica, esse trabalho feito no motor é acionado pelo gerador elétrico produzindo energia elétrica. Usados em pequenas industrias e setor terciário. Vantagens arranque rápido, alta eficiência mecânica, adaptação variação térmica, n precisa de vigilância constante Desvantagens vida útil curta, baixo rendimento térmico, custo elevado de manutenção.
Pilhas de combustível: é um dispositivo electromecânico, que converte a energia química do combustível directamente em energia eléctrica, sem estágios intermédios de combustão e prod ução de energia mecânica. Usados em eletrici// estacionais e de distribuição, veículos elétricos, equipamento elétrico portátil. Vantagem rendimento elevado, pouca emissão de poluente Desvantagens custo elevado e mercado limitado.
Micro turbinas: sistema de dimensões reduzido composto por compressor, câmara de combustão, turbina e gerador eléctrico, com uma potência total disponível não superior a 250 kW. Para sistemas semelhantes mas com potências entre 250kW e 1MW, produzir eletricidade. Rendimento ate 30% recuperando o calor, atingi temp. elevadas e rendimentos elevados, usa vários tipos de combustíveis.
Frio por absorção: o frio é produzido no evaporador onde o refrigerante ou meio de trabalhos é vaporizado e o calor é rejeitado no condensador onde o refrigerante é condensado. A energia de elevação de calor de uma baixa temperatura para uma temperatura maior é fornecida como energia mecânica ao compressor. Vantagens consumo elétrico baixo, baixo ruídos e vibrações, não polui o ambiente, baixo custo de manutenção

Outros materiais