Buscar

gás natural resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gás natural: substancia em estado gasoso nas condições ambiente de temp. e pressão. Todo processo exigira um tratamento termodinâmico seja os processos de compressão, expansão, evaporação, variação de temperatura, liquefação ou transporte
Composição do Gás: é encontrado em reservatórios, o gas pode ser associado onde se encontra dissolvido no petróleo ou sob a forma de uma capa de gás, maiores teores de Metano já o gas não não-associado é aquele que está livre do óleo e da água no reservatório permitindo a produção basicamente de gás natural, proporções mais significativas de Etano, Propano, Butano e hidrocarbonetos mais pesados. E tem em sua composições outros componentes como como o Dióxido de Carbono (CO2), o Nitrogênio (N2), Hidrogênio Sulfurado (H2S), Água (H2O), Ácido Clorídrico (HCl), Metanol e impurezas mecânicas põem e uma fonte energética limpa, e tbm apresenta menos carbono do q outros combustíveis fosseis 
Gás Natural Bruto: a sua formação ocorre pela degradação da matéria orgânica por bactérias anaeróbias e do carvão por temperatura e pressão elevadas ou da alteração térmica dos hidrocarbonetos líquidos. 
A matéria orgânica fóssil é também chamada de querogêneo e pode ser de dois tipos: querogêneo seco, quando proveniente de matéria vegetal, celulose e lignina sofreu um processo gradual de cozimento, transformando-se em linhito, carvão negro, antracito, xisto carbonífero e metano e dando origem às gigantescas reservas de carvão do planeta e querogêneo gorduroso, quando proveniente de algas e matéria animal, não sofreu o processo de cozimento e deu origem ao petróleo q apresenta como condensado volátil associado a hidrocarbonetos gasosos com predominância do metano. Por esta razão é muito comum encontrar-se reservas de petróleo e gás natural associados
Composição do Gás Natural Comercial: o que determinam a especificação comercial do gás natural o seu teor de enxofre total, o teor de gás sulfídrico, o teor de gás carbônico, o teor de gases inertes, o ponto de orvalho da água, o ponto de orvalho dos hidrocarbonetos e o poder calorífico isso de acordo com normais determinadas pela ANP sendo que tem q estar livre de poeira, água condensada, odores objetáveis, gomas, elementos formadores de goma, glicóis, hidrocarbonetos condensáveis, compostos aromáticos, metanol ou outros elementos sólidos ou líquidos que possam interferir com a operação dos sistemas de transporte e distribuição e à utilização pelos consumidores. O gas natural pode ser transportado sem odores exceto qdo requerido por normas de segurança aplicáveis porém, é obrigatória a presença de odorante na distribuição tendo o nome de mercaptanas.
o gás natural bruto para poder comercia passa por tratamento em uma Unidade de Processamento de Gás Natural – UPGN, que efetua a retirada de impurezas e a separação dos hidrocarbonetos pesados.
características do gás natural: sua densidade inferior à do ar, seu baixo ponto de vaporização (mudança de fase do estado liquido para o gasoso isso ocorre numa temp. de -162ºC;) e o limite de inflamabilidade em mistura com o ar superior a outros gases combustíveis podem ser definidos como as percentagens mínima e máxima de gás combustível em composição com o ar, a partir das quais a mistura não irá inflamar-se e permanecer em combustão os limites são 5% e 15% do volume.
Lei do Gás Perfeito ou Ideal equação: utiliza-se P.V=n.R.T P = Pressão [Pa = N/m2]; V = Vol. [m3]; n = N.º de Moles; R cte = 8,3144 N m / (mol K); T=Temp (K)
Lei do Gás real equação: P.V=Z.n.R.T Z e o fator de compressibilidade se o gás perfeito, z = 1 para o gas natural olhar o fator de compressibilidade do metano
Compressão do Gás: Quando um gás real é comprimido em um único estágio a compressão se aproxima de um processo adiabático, ou seja, praticamente sem troca de calor entre o gás comprimido e o ambiente.
Expansão do Gás: A expansão do gás natural tem algumas aplicações importantes como a liquefação do gás em pequenas proporções e a realização de trabalho recuperando energia do gás natural liqüefeito quando da sua vaporização.
Liquefação do Gás: consiste em processos termodinâmicos que promovem a mudança de estado dos gases para o estado líquido por meio do processo de resfriamento (até aproximadamente 162ºC). Devido às características de alguns gases, o Metano entre eles, a mudança para o estado líquido não ocorrer com a elevação da pressão, sendo necessário a adoção de resfriamento. Para tais gases, chamados criogênicos, a temperatura acima da qual não existe uma mudança distinta das fases líquido e vapor, a temperatura crítica, se encontra abaixo da temperatura ambiente. 
Composição e Características Físicas do GNL: Antes da liquefação é necessário submeter o gás natural bruto a tratamentos como: desidratação total, dessulfurização, descabonatação e eliminação dos C5+, separação do mercúrio, retira de hélio e o GNL é incolor 
Gás Natural Liquefeito (GNL): Seu comportamento, na presença dos vapores destes componentes obedece às leis da termodinâmica do equilíbrio de fases das misturas. O gas qdo esta liquefeito é permitido estoca-lo e transporta-lo sob forma condensada em condições técnico-econômicas viáveis e tendo isolamento térmico. Como peso menos de 500 Kg/m3, não necessita de uma estrutura mais forte do que se fosse para água. Se o gás fosse comprimido, a estrutura necessitaria de mais aço. O seu transporte pode ser por navios metaneiros (comercio internacional) ou caminhões tanque (qd n tem gasodutos para transportar). Ao atingir o seu destino ele terá que ser submetido a um processo de regaseificação, que pode ser realizado em planta própria ou unidade móvel (navios e caminhões), para então ser utilizado.
Gas natural comprimido (GNC): o gn é comprimido a uma pressão de 250 bar e armazenado em um conjunto de cilindros metálicos e transportado qd chega no seu destino tem q ser descomprimindo e regulagem, possibilitando, então, seu consumo final. O GNC é ideal para industriais, postos de abastecimento, fábricas e plantas de processamento localizadas dos gasodutos tradicionais. 
Gas natural no brasil: começou no século 19, O processo de conversão do gás manufaturado para o gás natural ocorreu entre 1993 e 1997. 1996, a Petrobras assinou um contrato de compra e venda de gás natural boliviano crescendo em 2008 o volume. O gasoduto Bolívia-Brasil, em 1999 vem crescendo a uma média anual de 12,5. 
Normas e regulamentação técnica: Para o setor do gás são particularmente importantes os comitês: Brasileiros de Avaliação de Conformidade (CBAC); Metrologia (CBM) Normalização (CBN), Regulamentação (CBR). No brasil a ANP (transporte) âmbito federal que tem obj de Licitar e fiscalizar as atividades da Concessionária. Autorizar refino, importação e exportação, processamento e transporte do gás, derivados e petróleo. E em estaduais variam em SP (Arsesp distribuição). As empresas de rede no Brasil eram reguladas pelo regime de concessão/delegação, em 1930 os serviços públicos foram transferidos para os estados criando criou o conselho nacional do petroleo (CNP).
CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) possui funções consultivas, estabelecendo políticas nacionais e propondo subsídios ao Congresso Nacional
Tarifação do GN: tem o Commodity destinada a remunerar o produtor e Tarifa de transporte destinada ao serviço de movimentação do gás entre as áreas 
O serviço de Transporte e dividido em firme (STF) o usuário contrata uma reserva de capacidade no gasoduto e passa a ter o direito de movimentar um volume diário de gás limitado por essa capacidade e interruptível (STI) depende da ociosidade de capacidade no gasoduto.
densidade absoluta dos gases: determinada temperatura e pressão é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições consideradas de temperatura e pressão.
densidade relativa dos gases: divisão entre as densidades absolutas de dois gases que estão nas mesmas condições de temperatura e pressão
Índice Wobbe (IW): indicador internacional mais aceito para avaliar a compatibilidade entre gases combustíveis, bem comodelimitar as características desses gases nas diversas aplicações e definido como quociente entre o poder calorífico e a raiz quadrada da densidade relativa sob as mesmas condições de temperatura e pressão de referencia.
Automobilística: substitui os derivados do petr. O GN e usado como fonte de energia gerando calor nos processos de aquecimentos de banhos e fluidos térmicos e secagem
Alimentos e bebidas: precisa de uma alta demanda de energia term, o GN supre isso. Usado em secagem refino, cocção. Em bebidas o GN e usado como agente de pasteurização da cerveja, destilação, lavagem e garrafas e combustível.
Química e petroquímica: precisa de mto vapor para fazer os produtos e usado tbm na fabrica de hidrogênio e aquecimento de fluido térmico e na cogeração de energia já q e mt usada a energia térmica e elétrica
Têxtil: alta temp. e funcionamento continuo para chamuscar tecidos, gera vapor alimentando a sanfonização e lavagem a seco e nos equip. de calandras ramas etc
Siderúrgica: obtenção de aço, coqueiro, alto-forno, laminação reaquecimento, secadores, o gn e economicamente viável e aumenta a vida útil e produtiva dos fornos de fusão e tratamento térmico.
Calandra: fç de passar e sacar o tecido ao mesmo tempo. 
Aquecedores ambientais: gera calor por irradiação pela queima do gas
Gerador de vapor: aquecem a água sem mudar o seu estado.
Cogeração: é a produção simultânea de diferentes formas de energia, utilizando a energia eletromecânica e térmica, a partir de uma mesma fonte energética primaria, parte da energia contida no combustível como o diesel é usado em seu acionamento é transformada em calor e a outra perdida para o meio ambiente. a cogeração e usada em prédios comerciais pela economia q e gerada.
Os ciclos superiores de cogeração ocorrem quando uma fonte de energia é usada diretamente na geração de energia elétrica. E ciclos inferiores, a energia primaria é usada para suprir as exigências térmicas do processo, onde a energia térmica residual é usada para a geração de energia elétrica.
Cogeração Com Turbina A Vapor: media e alta pressão de vapor a energia mecânica é obtida por meio da expansão de vapor em alta pressão, gerando caldeiras convencionais., no pais usado em fabricas de cana de açúcar e biomassa são divididas em contrapressão, extração-contrapressao, extração-condensação
Cogeração Com Turbina A Gás: combustível é queimado em uma câmara de combustão, da qual os gases gerados vão para as turbinas e convertem-se em energia mecânica que poderá ser transformada em energia elétrica através de um gerador
Cogeração Com Ciclo Combinado: utiliza uma turbina de gás acoplada a um gerador para gerar energia eletromecânica. É + completo e eficiente. 
Cogeração Com Motor Alternativo: pode utilizar combustíveis líquidos e gasosos, produz a maior geração de energia elétrica por unidade de combustível consumido, 34% a 40%. Usada nas institucionais, comerciais, residenciais e industriais baixa e media voltagem.
Climatização controla temp, pressão, umi//, pureza
Os Ciclos Da Refrigeração: transfere calor de um ambiente frio para outro + quente
Resfriadores De Líquidos Por Absorção: existe 2 subs. o refrigerante (água ou amônia), que realiza o ciclo de refrigeração completo e o absorvente, que altera a pressão de vapor do refrigerante. A maquina e dividida em Evaporador: é a seção com trocador de calor tubular onde se produzirá a evaporação da água, Absorvedor: é onde ocorre a absorção de vapor de água por parte da solução concentrada de brometo de lítio (LiBr). Gerador (Concentrador): se produz a evaporação, gerando a separação da água na solução concentrada de (LiBr). Condensador: produz a condensação da água que se evaporou 
Bombas de Calor do Tipo GHP: acionamento do compressor p/ realizar o trabalho mecânico. Esse equipamento trabalha por Expansão direta: o refrigerante absorve o calor diretamente do ar do ambiente a ser condicionado. Expansão indireta: o refrigerante resfria um meio intermediário que circula em ima serpentina que irá resfriar o ar a ser insuflado no ambiente
Adiabático n a troca de calor ||| Isobárica pressão cts ||| Isovolumétrica volume cts ||| Isotérmica temp. cts

Outros materiais