Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Considerando a atual sistemática e o entendimento da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e do Direito Internacional Privado no Brasil, julgue o item a seguir.
A correta ordem das assertivas, conforme sejam falsas ou verdadeiras, é:
I. A sucessão por morte ou por ausência obedece à lei do país em que estiver domiciliado o defunto ou o desaparecido, quaisquer que sejam a natureza e a situação dos bens.
II. Os governos estrangeiros, bem como as organizações de qualquer natureza que eles tenham constituído, dirijam ou hajam investido de funções públicas, poderão adquirir no Brasil bens imóveis ou suscetíveis de desapropriação.
III. Os governos estrangeiros não podem adquirir a propriedade dos prédios necessários à sede dos representantes diplomáticos ou dos agentes consulares.
IV. O estatuto pessoal do indivíduo, no Brasil, é dado pela lei do domicílio.
A. F, F, F, F
B. V, F, F, F
C. F, F, F, V
D. F, F, V, V

À luz dos institutos de direito internacional privado, julgue os itens subseqüentes.
Indique a sequência correta:
I. Se uma parte alegar direito estrangeiro como fundamento jurídico de sua pretensão, poderá o juiz exigir-lhe a prova do teor e da vigência da norma invocada. Essa prova poderá ser constituída mediante certidão, devidamente legalizada, de dois advogados em exercício no país de cuja legislação se trate. Na falta dessa prova ou se ela for insuficiente, de ofício, o juiz ou tribunal poderá solicitar, pela via diplomática, ao mais alto tribunal, à procuradoria-geral, à secretaria ou ao Ministério da Justiça do Estado de cuja legislação se trate, que forneça um relatório acerca do texto, da vigência e do sentido do direito aplicável.
II. Ao aplicar-se o direito estrangeiro, deve-se atender ao sentido que se lhe dá a interpretação doutrinária e jurisprudencial do seu país de origem.
III. Considere a seguinte situação hipotética. L e H são domiciliados no Estado N, onde é defeso o divórcio. Sendo L casado e desejando contrair novas núpcias com H, ambos decidiram transferir o domicílio para o Estado P, onde o divórcio é permitido. Nessa situação, o ato de celebração do casamento entre L e H não poderá ser reconhecido no Estado N, por caracterizar uma hipótese de ofensa à ordem pública.
A. V, V, V
B. V, V, F
C. V, F, F
D. F, F, V
E. F, V, F

A respeito das normas de direito internacional privado estabelecidas na Lei de Introdução ao Código Civil, assinale a opção correta.
A. A lei do domicílio do de cujus regula a capacidade para suceder.
B. O regime de bens obedece à lei do país em que os nubentes tiverem domicílio e, se este for diverso, à do último domicílio conjugal.
C. Para qualificar os bens, aplicar-se-á a lei do país de que o proprietário for nacional.
D. Compete à autoridade judiciária brasileira e, subsidiariamente, à do país em que for domiciliado o autor, conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil.
E. Não dependem de homologação as sentenças homologatórias de divórcio consensual.

Um testamento celebrado na Itália, segundo a lei italiana, visto de Consulado do Brasil em Roma e devidamente traduzido para o vernáculo, terá eficácia no Brasil para execução, desde que:
A. Seja ratificado pelo parlamento do país de origem.
B. Seja homologado pelo Supremo Tribunal Federal;
C. Amparado por protocolos junto ao Ministério das Relações Exteriores.
D. Seja ratificado pelo Congresso Nacional;
E. Não ofenda à soberania, à ordem Pública e aos Bons Costumes nacionais;

Tratando-se de pedido de homologação de sentença arbitral estrangeira, poderá o Poder Judiciário Brasileiro rejeitar tal pedido caso fique comprovado que:
Estão corretas as afirmativas:
I - apesar de assegurado o direito a ampla defesa, a citação no procedimento arbitral foi efetuada por meio não admitido na legislação processual brasileira;
II - a instituição do procedimento arbitral não foi realizada de acordo com o compromisso arbitral ou cláusula compromissória;
III - o mérito da decisão contida na sentença arbitral é contrário à jurisprudência predominante do Superior Tribunal de Justiça;
IV - a decisão contida na sentença arbitral ofende a ordem pública nacional.
A. I e IV, apenas.
B. II e IV, apenas.
C. I, II e IV, apenas.
D. I e II, apenas.

Ramiro, cubano, é casado com Antonia, portuguesa. O casal reside em Barcelona, Espanha, onde nasce sua filha Julia. Supondo que Cuba adote o critério misto e Portugal e Espanha o critério do ius saguinis, marque a alternativa correta:
(a) Julia é natural da Espanha e tem as nacionalidades originárias da Espanha e de Portugal;
(b) Julia é natural da Espanha e tem as nacionalidades originárias de Cuba e Portugal;
(c) Julia é natural da Espanha e possui apenas a nacionalidade cubana;
(d) Julia é natural da Espanha e possui apenas a nacionalidade portuguesa.

Para a homologação, no Brasil, de sentença de divórcio consensual com conexão internacional, proferida na Alemanha, há seis meses, envolvendo um brasileiro e uma alemã, produzindo efeitos patrimoniais no Brasil, é CORRETO afirmar que:
A. não será obrigatória, já que o parágrafo único do artigo 15 da LICC dispensa de homologação as sentenças meramente declaratórias de estado.
B. A sentença referida não necessita ser homologada para produzir efeitos no Brasil.
C. será necessário o transcurso do lapso temporal de três anos, conforme consta do artigo 7º, § 6º da LICC.
D. poderá ocorrer imediatamente, já que antecedida de separação judicial por um ano, observando-se o parágrafo 6º, do artigo 226 da CF.
E. somente poderá ocorrer após o prazo de seis meses, já que é necessário que se transcorra um prazo de um ano desde a decretação do divórcio.

Sobre o auxílio direto na cooperação internacional, é incorreto afirmar:
A) O auxílio direto pode ser utilizado para a obtenção e a prestação de informações sobre o ordenamento jurídico e sobre processos administrativos ou jurisdicionais findos ou em curso.
B) Por meio do pedido de auxílio direto é possível realizar a colheita de provas, salvo se a medida for adotada em processo, em curso no estrangeiro, de competência exclusiva de autoridade judiciária brasileira.
C) O auxílio direto é procedimento de jurisdição contenciosa que deve tramitar obrigatoriamente perante o Superior Tribunal de Justiça, assegurando às partes as garantias do devido processo legal.
D) O Ministério Público poderá requerer em juízo a medida solicitada pela via do auxílio direto passivo, nos casos em que for autoridade central.
E) A solicitação de auxílio direto será encaminhada pelo órgão estrangeiro interessado à autoridade central, cabendo ao Estado requerente assegurar a autenticidade e a clareza do pedido.

Carolina, brasileira nascida em São Paulo, é filha de pai português e mãe brasileira. Segundo a legislação lusa, o filho de nacional português pode requerer a nacionalidade portuguesa por meio de processo denominado atribuição de nacionalidade. Entre a lista de documentos a serem apresentados às autoridades portuguesas, estão: registro de nascimento do português (emitido por autoridade portuguesa); certidão de casamento do português e respectiva transcrição (quando celebrado fora de Portugal); certidão de nascimento e documento de identidade do requerente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A. Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser legalizados pelo Ministério da Justiça brasileiro, antes de enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir o processo de aquisição de nacionalidade.
B. A Convenção da Apostila de Haia, da qual Brasil e Portugal são signatários, simplificou o processo de validação de documentos entre os países: para valer em Portugal, os documentos emitidos no Brasil necessitam apenas de ser apostilados por um cartório brasileiro.
C. Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser consularizados/legalizados pelo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa.
D. Os documentos emitidos fora de Portugal devem passar pelo processo de notarização no consulado português no Brasil.
E. Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser consularizados/legalizados pelo Itamaraty, antes de enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir o processo de aquisição de nacionalidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considerando a atual sistemática e o entendimento da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e do Direito Internacional Privado no Brasil, julgue o item a seguir.
A correta ordem das assertivas, conforme sejam falsas ou verdadeiras, é:
I. A sucessão por morte ou por ausência obedece à lei do país em que estiver domiciliado o defunto ou o desaparecido, quaisquer que sejam a natureza e a situação dos bens.
II. Os governos estrangeiros, bem como as organizações de qualquer natureza que eles tenham constituído, dirijam ou hajam investido de funções públicas, poderão adquirir no Brasil bens imóveis ou suscetíveis de desapropriação.
III. Os governos estrangeiros não podem adquirir a propriedade dos prédios necessários à sede dos representantes diplomáticos ou dos agentes consulares.
IV. O estatuto pessoal do indivíduo, no Brasil, é dado pela lei do domicílio.
A. F, F, F, F
B. V, F, F, F
C. F, F, F, V
D. F, F, V, V

À luz dos institutos de direito internacional privado, julgue os itens subseqüentes.
Indique a sequência correta:
I. Se uma parte alegar direito estrangeiro como fundamento jurídico de sua pretensão, poderá o juiz exigir-lhe a prova do teor e da vigência da norma invocada. Essa prova poderá ser constituída mediante certidão, devidamente legalizada, de dois advogados em exercício no país de cuja legislação se trate. Na falta dessa prova ou se ela for insuficiente, de ofício, o juiz ou tribunal poderá solicitar, pela via diplomática, ao mais alto tribunal, à procuradoria-geral, à secretaria ou ao Ministério da Justiça do Estado de cuja legislação se trate, que forneça um relatório acerca do texto, da vigência e do sentido do direito aplicável.
II. Ao aplicar-se o direito estrangeiro, deve-se atender ao sentido que se lhe dá a interpretação doutrinária e jurisprudencial do seu país de origem.
III. Considere a seguinte situação hipotética. L e H são domiciliados no Estado N, onde é defeso o divórcio. Sendo L casado e desejando contrair novas núpcias com H, ambos decidiram transferir o domicílio para o Estado P, onde o divórcio é permitido. Nessa situação, o ato de celebração do casamento entre L e H não poderá ser reconhecido no Estado N, por caracterizar uma hipótese de ofensa à ordem pública.
A. V, V, V
B. V, V, F
C. V, F, F
D. F, F, V
E. F, V, F

A respeito das normas de direito internacional privado estabelecidas na Lei de Introdução ao Código Civil, assinale a opção correta.
A. A lei do domicílio do de cujus regula a capacidade para suceder.
B. O regime de bens obedece à lei do país em que os nubentes tiverem domicílio e, se este for diverso, à do último domicílio conjugal.
C. Para qualificar os bens, aplicar-se-á a lei do país de que o proprietário for nacional.
D. Compete à autoridade judiciária brasileira e, subsidiariamente, à do país em que for domiciliado o autor, conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil.
E. Não dependem de homologação as sentenças homologatórias de divórcio consensual.

Um testamento celebrado na Itália, segundo a lei italiana, visto de Consulado do Brasil em Roma e devidamente traduzido para o vernáculo, terá eficácia no Brasil para execução, desde que:
A. Seja ratificado pelo parlamento do país de origem.
B. Seja homologado pelo Supremo Tribunal Federal;
C. Amparado por protocolos junto ao Ministério das Relações Exteriores.
D. Seja ratificado pelo Congresso Nacional;
E. Não ofenda à soberania, à ordem Pública e aos Bons Costumes nacionais;

Tratando-se de pedido de homologação de sentença arbitral estrangeira, poderá o Poder Judiciário Brasileiro rejeitar tal pedido caso fique comprovado que:
Estão corretas as afirmativas:
I - apesar de assegurado o direito a ampla defesa, a citação no procedimento arbitral foi efetuada por meio não admitido na legislação processual brasileira;
II - a instituição do procedimento arbitral não foi realizada de acordo com o compromisso arbitral ou cláusula compromissória;
III - o mérito da decisão contida na sentença arbitral é contrário à jurisprudência predominante do Superior Tribunal de Justiça;
IV - a decisão contida na sentença arbitral ofende a ordem pública nacional.
A. I e IV, apenas.
B. II e IV, apenas.
C. I, II e IV, apenas.
D. I e II, apenas.

Ramiro, cubano, é casado com Antonia, portuguesa. O casal reside em Barcelona, Espanha, onde nasce sua filha Julia. Supondo que Cuba adote o critério misto e Portugal e Espanha o critério do ius saguinis, marque a alternativa correta:
(a) Julia é natural da Espanha e tem as nacionalidades originárias da Espanha e de Portugal;
(b) Julia é natural da Espanha e tem as nacionalidades originárias de Cuba e Portugal;
(c) Julia é natural da Espanha e possui apenas a nacionalidade cubana;
(d) Julia é natural da Espanha e possui apenas a nacionalidade portuguesa.

Para a homologação, no Brasil, de sentença de divórcio consensual com conexão internacional, proferida na Alemanha, há seis meses, envolvendo um brasileiro e uma alemã, produzindo efeitos patrimoniais no Brasil, é CORRETO afirmar que:
A. não será obrigatória, já que o parágrafo único do artigo 15 da LICC dispensa de homologação as sentenças meramente declaratórias de estado.
B. A sentença referida não necessita ser homologada para produzir efeitos no Brasil.
C. será necessário o transcurso do lapso temporal de três anos, conforme consta do artigo 7º, § 6º da LICC.
D. poderá ocorrer imediatamente, já que antecedida de separação judicial por um ano, observando-se o parágrafo 6º, do artigo 226 da CF.
E. somente poderá ocorrer após o prazo de seis meses, já que é necessário que se transcorra um prazo de um ano desde a decretação do divórcio.

Sobre o auxílio direto na cooperação internacional, é incorreto afirmar:
A) O auxílio direto pode ser utilizado para a obtenção e a prestação de informações sobre o ordenamento jurídico e sobre processos administrativos ou jurisdicionais findos ou em curso.
B) Por meio do pedido de auxílio direto é possível realizar a colheita de provas, salvo se a medida for adotada em processo, em curso no estrangeiro, de competência exclusiva de autoridade judiciária brasileira.
C) O auxílio direto é procedimento de jurisdição contenciosa que deve tramitar obrigatoriamente perante o Superior Tribunal de Justiça, assegurando às partes as garantias do devido processo legal.
D) O Ministério Público poderá requerer em juízo a medida solicitada pela via do auxílio direto passivo, nos casos em que for autoridade central.
E) A solicitação de auxílio direto será encaminhada pelo órgão estrangeiro interessado à autoridade central, cabendo ao Estado requerente assegurar a autenticidade e a clareza do pedido.

Carolina, brasileira nascida em São Paulo, é filha de pai português e mãe brasileira. Segundo a legislação lusa, o filho de nacional português pode requerer a nacionalidade portuguesa por meio de processo denominado atribuição de nacionalidade. Entre a lista de documentos a serem apresentados às autoridades portuguesas, estão: registro de nascimento do português (emitido por autoridade portuguesa); certidão de casamento do português e respectiva transcrição (quando celebrado fora de Portugal); certidão de nascimento e documento de identidade do requerente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A. Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser legalizados pelo Ministério da Justiça brasileiro, antes de enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir o processo de aquisição de nacionalidade.
B. A Convenção da Apostila de Haia, da qual Brasil e Portugal são signatários, simplificou o processo de validação de documentos entre os países: para valer em Portugal, os documentos emitidos no Brasil necessitam apenas de ser apostilados por um cartório brasileiro.
C. Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser consularizados/legalizados pelo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa.
D. Os documentos emitidos fora de Portugal devem passar pelo processo de notarização no consulado português no Brasil.
E. Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser consularizados/legalizados pelo Itamaraty, antes de enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir o processo de aquisição de nacionalidade.

Prévia do material em texto

Página inicial Meus cursos 1955S19D1 AVALIAÇÕES V1
Questão 1
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Considerando a atual sistemática e o entendimento da Lei de
Introdução às Normas do Direito Brasileiro e do Direito
Internacional Privado no Brasil, julgue o item a seguir.
I.  A sucessão por morte ou por ausência obedece à lei do país
em que estiver domiciliado o  defunto ou o desaparecido,
quaisquer que sejam a natureza e a situação dos bens.
II. Os governos estrangeiros, bem como as organizações de
qualquer natureza que eles tenham constituído, dirijam ou
hajam investido de funções públicas, poderão adquirir no Brasil
bens imóveis ou suscetíveis de desapropriação.
III. Os governos estrangeiros não podem adquirir a propriedade
dos prédios necessários à sede dos representantes
diplomáticos ou dos agentes consulares.
IV. O estatuto pessoal do indivíduo, no Brasil, é dado pela lei do
domicílio.
A correta ordem das assertivas, conforme sejam falsas ou
verdadeiras, é:
Escolha uma:
A. F, F, F, F
B. V, F, F, F
C. F, F, F, V
D. F, F, V, V
Clear my choice










https://ead.universo.edu.br/
https://ead.universo.edu.br/course/view.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/course/view.php?id=5889#section-3
https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/view.php?id=152332
https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/badges/view.php?type=2&id=5889
https://ead.universo.edu.br/admin/tool/lp/coursecompetencies.php?courseid=5889
https://ead.universo.edu.br/grade/report/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/
https://ead.universo.edu.br/my/
https://ead.universo.edu.br/calendar/view.php?view=month&course=5889
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/files.php
Questão 2
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 3
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
À luz dos institutos de direito internacional privado, julgue os
itens subseqüentes.
I. Se uma parte alegar direito estrangeiro como fundamento 
jurídico de sua pretensão, poderá o juiz exigir-lhe a prova do
teor e da vigência da norma invocada. Essa prova poderá ser
constituída mediante certidão, devidamente legalizada, de
dois advogados em exercício no país de cuja legislação se
trate. Na falta dessa prova ou se ela for insuficiente, de ofício, o
juiz ou tribunal poderá solicitar, pela via diplomática, ao mais
alto tribunal, à procuradoria-geral, à secretaria ou ao Ministério
da Justiça do Estado de cuja legislação se trate, que forneça
um relatório acerca do texto, da vigência e do sentido do
direito aplicável.
II. Ao aplicar-se o direito estrangeiro, deve-se atender ao
sentido que se lhe dá a interpretação doutrinária e
jurisprudencial do seu país de origem.
III. Considere a seguinte situação hipotética. L e H são
domiciliados no Estado N, onde é defeso o divórcio. Sendo L
casado e desejando contrair novas núpcias com H, ambos
decidiram transferir o domicílio para o Estado P, onde o
divórcio é permitido. Nessa situação, o ato de celebração do
casamento entre L e H não poderá ser reconhecido no Estado
N, por caracterizar uma hipótese de ofensa à ordem pública.
Indique a sequência correta:
Escolha uma:
A. V, V, V
B. V, V, F
C. V, F, F
D. F, F, V
E. F, V, F
Clear my choice
A respeito das normas de direito internacional privado
estabelecidas na Lei de Introdução ao Código Civil, assinale a
opção correta.
Escolha uma:
A. A lei do domicílio do de cujus regula a capacidade para
suceder.
B. O regime de bens obedece à lei do país em que os
nubentes tiverem domicílio e, se este for diverso, à do último
domicílio conjugal.
C. Para qualificar os bens, aplicar-se-á a lei do país de que
o proprietário for nacional.
D. Compete à autoridade judiciária brasileira e,
subsidiariamente, à do país em que for domiciliado o autor,
conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil.
E. Não dependem de homologação as sentenças
homologatórias de divórcio consensual.
Clear my choice










https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/badges/view.php?type=2&id=5889
https://ead.universo.edu.br/admin/tool/lp/coursecompetencies.php?courseid=5889
https://ead.universo.edu.br/grade/report/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/
https://ead.universo.edu.br/my/
https://ead.universo.edu.br/calendar/view.php?view=month&course=5889
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/files.php
Questão 4
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 5
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 6
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Um testamento celebrado na Itália, segundo a lei italiana, visto
de Consulado do Brasil em Roma e devidamente traduzido
para o vernáculo, terá eficácia no Brasil para execução, desde
que:
Escolha uma:
A. Seja ratificado pelo parlamento do país de origem.
B. Seja homologado pelo Supremo Tribunal Federal;
C. Amparado por protocolos junto ao Ministério das
Relações Exteriores.
D. Seja ratificado pelo Congresso Nacional;
E. Não ofenda à soberania, à ordem Pública e aos Bons
Costumes nacionais;
Clear my choice
Empresa brasileira formula proposta escrita dirigida a empresa
na Itália para o fornecimento de equipamentos a serem
entregues no Brasil. Visto que as partes não elegeram
expressamente a lei de regência de sua relação, é correto
afirmar que:
Escolha uma:
A. A lei brasileira será a aplicável para regência do
contrato.
B. A lei italiana regerá as obrigações decorrentes do
contrato.
C. Eventuais conflitos deverão ser submetidos a uma corte
arbitral internacional.
D. A lei de ambos os países será aplicável, no que couber.
Clear my choice
Tratando-se de pedido de homologação de sentença arbitral
estrangeira, poderá o Poder Judiciário Brasileiro rejeitar tal
pedido caso fique comprovado que:
I - apesar de assegurado o direito a ampla defesa, a citação
no procedimento arbitral foi efetuada por meio não admitido
na legislação processual brasileira;
II - a instituição do procedimento arbitral não foi realizada de
acordo com o compromisso arbitral ou cláusula
compromissória;
III - o mérito da decisão contida na sentença arbitral é
contrário à jurisprudência predominante do Superior Tribunal
de Justiça;
IV - a decisão contida na sentença arbitral ofende a ordem
pública nacional.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
A. I e IV, apenas.
B. II e IV, apenas.
C. I, II e IV, apenas.
D. I e II, apenas.
Clear my choice










https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/badges/view.php?type=2&id=5889
https://ead.universo.edu.br/admin/tool/lp/coursecompetencies.php?courseid=5889
https://ead.universo.edu.br/grade/report/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/
https://ead.universo.edu.br/my/
https://ead.universo.edu.br/calendar/view.php?view=month&course=5889
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/files.php
Questão 7
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Questão 8
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Ramiro, cubano, é casado com Antonia, portuguesa. O casal
reside em Barcelona, Espanha, onde nasce sua filha Julia.
Supondo que Cuba adote o critério misto e Portugal e Espanha
o critério do ius saguinis, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
A. Julia é natural da Espanha e tem as nacionalidades
originárias da Espanha e de Portugal;
B. Julia é natural da Espanha e possui apenas a
nacionalidade portuguesa.
C. Julia é natural da Espanha e tem as nacionalidades
origináriasde Cuba e Portugal;
D. Julia é natural da Espanha e possui apenas a
nacionalidade cubana;
Clear my choice
Para a homologação, no Brasil, de sentença de divórcio
consensual com conexão internacional, proferida na
Alemanha, há seis meses, envolvendo um brasileiro e uma
alemã, produzindo efeitos patrimoniais no Brasil, é CORRETO
afirmar que:
Escolha uma:
A. não será obrigatória, já que o parágrafo único do artigo
15 da LICC dispensa de homologação as sentenças
meramente declaratórias de estado.
B. A sentença referida não necessita ser homologada para
produzir efeitos no Brasil.
C. será necessário o transcurso do lapso temporal de três
anos, conforme consta do artigo 7º, § 6º da LICC.
D. poderá ocorrer imediatamente, já que antecedida de
separação judicial por um ano, observando-se o parágrafo
6º, do artigo 226 da CF.
E. somente poderá ocorrer após o prazo de seis meses, já
que é necessário que se transcorra um prazo de um ano
desde a decretação do divórcio.
Clear my choice










https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/badges/view.php?type=2&id=5889
https://ead.universo.edu.br/admin/tool/lp/coursecompetencies.php?courseid=5889
https://ead.universo.edu.br/grade/report/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/
https://ead.universo.edu.br/my/
https://ead.universo.edu.br/calendar/view.php?view=month&course=5889
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/files.php
Questão 9
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Sobre o auxílio direto na cooperação internacional,
é incorreto afirmar:
Escolha uma:
A. O auxílio direto é procedimento de jurisdição
contenciosa que deve tramitar obrigatoriamente perante o
Superior Tribunal de Justiça, assegurando às partes as
garantias do devido processo legal.
B. Por meio do pedido de auxílio direto é possível realizar a
colheita de provas, salvo se a medida for adotada em
processo, em curso no estrangeiro, de competência
exclusiva de autoridade judiciária brasileira.
C. O Ministério Público poderá requerer em juízo a medida
solicitada pela via do auxílio direto passivo, nos casos em
que for autoridade central.
D. O auxílio direto pode ser utilizado para a obtenção e a
prestação de informações sobre o ordenamento jurídico e
sobre processos administrativos ou jurisdicionais findos ou
em curso.
E. A solicitação de auxílio direto será encaminhada pelo
órgão estrangeiro interessado à autoridade central,
cabendo ao Estado requerente assegurar a autenticidade e
a clareza do pedido.
Clear my choice










https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/badges/view.php?type=2&id=5889
https://ead.universo.edu.br/admin/tool/lp/coursecompetencies.php?courseid=5889
https://ead.universo.edu.br/grade/report/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/
https://ead.universo.edu.br/my/
https://ead.universo.edu.br/calendar/view.php?view=month&course=5889
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/files.php
Questão 10
Ainda não
respondida
Vale 1,00
ponto(s).
Carolina, brasileira nascida em São Paulo, é filha de pai
português e mãe brasileira. Segundo a legislação lusa, o filho
de nacional português pode requerer a nacionalidade
portuguesa por meio de processo denominado atribuição de
nacionalidade. Entre a lista de documentos a serem
apresentados às autoridades portuguesas, estão: registro de
nascimento do português (emitido por autoridade
portuguesa); certidão de casamento do português e
respectiva transcrição (quando celebrado fora de Portugal);
certidão de nascimento e documento de identidade do
requerente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
A. Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser
legalizados pelo Ministério da Justiça brasileiro, antes de
enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir
o processo de aquisição de nacionalidade.
B. A Convenção da Apostila de Haia, da qual Brasil e
Portugal são signatários, simplificou o processo de
validação de documentos entre os países: para valer em
Portugal, os documentos emitidos no Brasil necessitam
apenas de ser apostilados por um cartório brasileiro.
C. 
Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser
consularizados/legalizados pelo Consulado-Geral do Brasil
em Lisboa.
D. Os documentos emitidos fora de Portugal devem passar
pelo processo de notarização no consulado português no
Brasil.
E. Os documentos emitidos fora de Portugal devem ser
consularizados/legalizados pelo Itamaraty, antes de
enviados à autoridade portuguesa responsável por instruir
o processo de aquisição de nacionalidade.
Clear my choice










https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php?attempt=417890&cmid=152332
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/badges/view.php?type=2&id=5889
https://ead.universo.edu.br/admin/tool/lp/coursecompetencies.php?courseid=5889
https://ead.universo.edu.br/grade/report/index.php?id=5889
https://ead.universo.edu.br/
https://ead.universo.edu.br/my/
https://ead.universo.edu.br/calendar/view.php?view=month&course=5889
javascript:void(0);
https://ead.universo.edu.br/user/files.php

Mais conteúdos dessa disciplina