Buscar

Proteção Social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo curso: Proteção Social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: Fortalecimento da Rede Socioassistencial
Este curso teve como objetivo compreender as bases conceituais, tipos e manifestações das violências e das ofertas do SUAS para garantia de proteção social a indivíduos e famílias. 
A questão importante é que a politica publica de Assistência Social não busca apenas identificar, construir, compreender os sentidos causado por problemas públicos e também busca definir os riscos de vulnerabilidades sociais, sendo um problema publico essencial. Buscando soluções para esses problemas juntamente com a sociedade civil, da mídia, de governos, para dar visibilidade aos problemas afim de alternativas implementadas pelo SUAS.
O curso me permitiu compreender os fatores agravantes dos riscos e vulnerabilidades de modo interseccional, compreender as situações de violação de direitos, inclusive por violências e o papel da proteção social no SUAS. Também serviu para analisar os principais tipos de violência sofridos por populações vulneráveis, os tipos de situações de violência e quais os atendimentos para encaminhar e acompanhar em possíveis pelo SUAS. O curso falou sobre o atendimento desenvolvido no CRAS e as situações de violências que podem ser atendidos através do mesmo e o protocolo a ser seguido. Apresentou sobre os demais serviços socioassistenciais específicos.
A proteção social no Brasil teve um status de política publica após a Constituição de 88, sendo reconhecida como politica social, provocando uma mudança significativa na concepção de proteção social. A partir disso foi implementado múltiplas ofertas de benefícios e serviços socioassistenciais integrados a oferta de programas e projetos complementares combatendo riscos e vulnerabilidade, prevenindo-as e reduzir agravos. Com isso o CRAS tem um papel fundamental na identificação de populações vulneráveis para a oferta de prevenção as situações de violências e outras violações de direitos.
A oferta de proteção social exige o máximo de aproximação do cotidiano das pessoas, e o Brasil se inspirou a grandes tendenciais mundiais tendo adotado em todos os seus sistemas federativos de políticas públicas (saúde, educação, assistência social, cultura etc.) e apresentou a contribuição em compreender a Rede Socioassistencial do SUAS, enquanto integrante da Rede de Atenção e Prevenção a Violência.
Concluo que precisamos então estar sempre fazendo uma reflexão sobre quais são os problemas públicos a serem enfrentados e quais os princípios e as diretrizes que fundamentam esses instrumentos legais e técnico-operativos.

Continue navegando