Buscar

agenda 8 módulo 1

Prévia do material em texto

FICHÁRIO
Leia o case da empresa: Casa de Bolos – Bolos caseiros feitos com carinho
A Marca que inspira!
 
Nossa História:
A CASA DE BOLOS surgiu da necessidade de se ter um negócio próprio, que tivesse um investimento atrativo, que envolvesse a família e que fosse prazeroso. Como já era tradição na família reunir-se à mesa para o café da tarde e sempre ter um bolo quentinho saindo do forno, os irmãos viram que poderiam transformar esses momentos tão especiais em um negócio lucrativo.
E assim, contrastando com a complexidade dos dias atuais e a vida agitada do mundo moderno, é que a simplicidade do bolo caseiro tem conquistado cada dia mais seu espaço, possibilitando aos nossos clientes momentos especiais com alguém querido, resgatando laços e estreitando relacionamentos.
 
“A Casa de Bolos é um sonho que se realiza
É preciso muito trabalho para ter sucesso,
É preciso acreditar para ter sucesso”
Vó Sônia
Adaptado de: http://www.casadebolos.com.br/nossa-historia/
Situação 1: Ao ler o case acima, você decidiu ser empreendedor e resolveu abrir uma empresa de bolos em sociedade com seu melhor amigo. Defina os passos que deve seguir para abertura da empresa e sua legalização.
RESPOSTA
Passo a Passo:
· Definir o tipo de empresa e a participação de cada um dos sócios;
· Escolher e fazer uma busca prévia do nome da empresa;
· Consulta prévia do local / ter um endereço, uma sede;
· Contratar um contador para legalização dos documentos necessários;
· Fazer o registro da sociedade: formular o contrato social;
· Ter o CNPJ;
· Fazer as inscrições necessárias: previdência social, estadual e / ou municipal;
· Contatar a vigilância sanitária para adquirir a licença sanitária;
· Solicitar a visita do corpo de bombeiros para ter um laudo de vistoria;
· Formalizar com Alvará de licença de funcionamento solicitado a Prefeitura;
· Fazer a inscrição no sindicato patronal.
Situação 2: Defina o nome fantasia e o nome empresarial para o seu negócio.
RESPOSTA
Novo nome fantasia: Bolos pedacinho de amor.
Novo nome empresarial: Produção e confeitaria de bolos ltda.
Situação 3:
Imagine que, certo dia, você encontrou um forno industrial que há muito tempo procurava. Como ele estava na promoção, você não queria perder a oportunidade de comprá-lo. No entanto, estava sem o cartão de crédito empresarial e sem o número do CNPJ. O vendedor sugeriu que você pagasse com seu próprio dinheiro, e, depois, faria o reembolso com o dinheiro da empresa. "Afinal, está tudo em casa". Você acha que poderia fazer isso? Justifique sua resposta.
RESPOSTA
 Acredito que não, o melhor seria utilizar o CNPJ da empresa ainda que a compra fosse realizada a dinheiro, mesmo sem o número é possível consultar na internet pelo site da fazenda ou entrar em contato com alguém que pudesse lhe dar tal informação. Não se deve misturar o pessoal com o profissional, portanto se a compra é para empresa deve ser realizada com o CNPJ e não com CPF. Mantendo assim o histórico patrimonial e fiscal registrados corretamente.
A pessoa física é diferente da pessoa jurídica. É evidente que a pessoa jurídica, a sociedade empresarial, tem personalidade e existência independente de seus sócios, não podendo assim, misturar as finanças da empresa, com as da pessoa física. Na empresa as notas fiscais operam pelo seu CNPJ e a pessoa física através do CPF.

Mais conteúdos dessa disciplina