Buscar

atividades verificadoras do forms dia 24 e 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Vitoria Jessika Rodrigues Messias Ribeiro 
 R.A : 202051676388
Atividades Verificadoras do Forms
Dia 24 de março Você está presente na sala de aula há alguns anos - desde o início da sua escolarização e, atualmente, como estudante de Pedagogia.... você consegue identificar quais são as concepções de linguagem dominantes nas seguintes etapas: Educação Infantil? Ensino Fundamental 1? e explique os motivos que levam você a pensar dessa forma....
R: A criança participa e é inserida na vida social à medida que aprende a comunicar-se, fazendo uso de diferentes linguagens para se expressar, nas mais diversas situações cotidianas. 
Desta forma, acredito que as concepções de linguagem mais presente na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, são a linguagem como meio objetivo para a comunicação, e como processo de interação.
Na Educação Infantil, além de ser importante para a formação do sujeito, o trabalho com a linguagem é essencial para a interação das crianças, tanto na orientação das suas ações cotidianas como na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
O trabalho com a linguagem oral na educação infantil é de extrema importância, pois é nessa fase que se consegue perceber o desenvolvimento das capacidades da criança de expressar-se e comunicar-se, utilizando a própria linguagem, pode-se trabalhar a musica, histórias, parlendas, repetir canções, etc. Tudo isso possibilita o despertar das crianças, garantindo o contato com a oralidade. Em vista disso, a Educação deve propiciar um ensino de linguagem escrita que a criança consiga compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa.
Dia 07 de abril 1. Hoje discutimos a concepção de linguagem como interação social, ou seja, além de trocarmos informações, também há uma série de outras ideologias que compartilhamos e que impactam na nossa formação como seres humanos e sociais. Um professor, uma professora, que tenha essa concepção de linguagem, como será que entende as diversas variações linguísticas presentes em sua sala de aula?
R: A língua que falamos é a mesma, o português brasileiro, porém existem as variações linguísticas, que são definidas por espaço geográfico, social, e cultural, mesmo que se tenha uma concepção de linguagem formada, é e extrema importância a significação dessas variações presentes dentro de uma sala de aula, e entender que existem diversas maneiras de se falar a mesma coisa, levando em consideração os momentos ideais de usar a norma culta da linguagem, mas, também reconhecendo a existência e importância dessas variações, pois nelas estão presentes partes da sua vida, o seu local pertencente. 
Na aula de hoje, 07 de abril, nos debruçamos sobre a BNCC, especialmente sobre o componente curricular Língua Portuguesa e a sua relevância no processo educacional em que as crianças estão inseridas. A partir desse contexto, correlacione o papel do professor e o conceito de equidade presente nesse documento.
R: A língua que falamos é a mesma, o português brasileiro, porém existem as variações linguísticas, que são definidas por espaço geográfico, social, e cultural, mesmo que se tenha uma concepção de linguagem formada, é e extrema importância a significação dessas variações presentes dentro de uma sala de aula.
O professor tem um papel essencial na nova BNCC. Ele vai utilizar os recursos tecnológicos para se conectar às formas de comunicação e expressão particulares das novas gerações, desenvolvendo competências e habilidades atuais, que contribuem na criação de uma nova realidade educacional. Podemos ver que o ensino da Língua Portuguesa está centrado na sua relação com os contextos de produção, e no uso da linguagem através da leitura, escuta e produção em diversas mídias, dessa forma, o componente é dividido em quatro eixos temáticos, definidos pelas práticas de linguagem.
 A crianças têm oportunidades de viver experiências planejadas, usar a linguagem e refletir sobre as práticas de linguagem, como por exemplo ao ler a capa de um livro de literatura infantil, refletir sobre palavras novas de uma canção ou tentar grafar uma palavra na produção de legendas, elas se engajam em situações de aprendizagem em que a escuta e a leitura de textos de diferentes gêneros, assim como a produção de textos orais e escritos ganham grande relevância para o seu desenvolvimento humano.
Os anos Iniciais de um aluno em sua aprendizagem precisa ser valorizado nas situações lúdicas, para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo." (BNCC, 2018, p. 58)

Outros materiais

Outros materiais